Agricultura e capitalismo na Amazônia: contradições, crises e limites da expansão da fronteira agroindustrial no horizonte do século XXI

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23156

Mots-clés :

Agricultura Capitalista, Complexo Agroindustrial, Fronteira Amazônica

Résumé

O presente artigo trata das agriculturas na Amazônia - da fronteira agroindustrial à economia familiar camponesa - na disputa econômico-social-ecológica da Natureza. Discute-se as características do modelo hegemônico de agricultura, seus desdobramentos econômicos e ecológicos, as alterações geradas pelas intervenções nos ecossistemas desde um todo social-natural. Utiliza-se o método dialético-crítico, material-sistêmico, explorando quantitativamente importante literatura. Os resultados da pesquisa permitem apontar para a absorção, subsunção e dominância, quase completa, da agricultura pela indústria, sob uma sociedade aniquiladora, que amplia seu aniquilamento do centro à fronteira. O substitucinismo fagocitou e dissolveu o setor primário da economia e o assimilou profundamente, formando um mega setor chamado complexo agroindustrial sob o mando do capital. As agriculturas industrializadas, porém, envenenam e degradam solos, florestas, águas, biodiversidades, além de destruir povos e culturas. Não obstante, segue cada vez mais dominante e ascendente, definindo o sentido e a direção de desenvolvimento da fronteira agrícola na Amazônia, contribuindo para a carbonização da economia, destruição ecológica dos ecossistemas, acirramento dos conflitos sociais e ascensão das violências no campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Gilson da Silva Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre e Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor-Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas – FACECON/UFPA.

Silvio Kanner Pereira Farias, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA/UFPA. Engenheiro Agrônomo no Banco da Amazônia S.A. (BASA) e Professor Substituto no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares – INEAF/UFPA.

Elineuza Alves da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Bacharela em Direito pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Especialista em Direito Público pela Faculdade Única de Ipatinga. Assistente em Administração da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-28

Comment citer

COSTA, Gilson da Silva; FARIAS, Silvio Kanner Pereira; SILVA, Elineuza Alves da.
Agricultura e capitalismo na Amazônia: contradições, crises e limites da expansão da fronteira agroindustrial no horizonte do século XXI
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23156, 28 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23156. Acesso em: 4 févr. 2025.