DESIGUALDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA NA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA PERDIDA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Claudia Letícia Gonçalves Moraes Universidade Federal do Maranhão
  • Fernanda Ferreira Souza Universidade Federal do Maranhão

Resumo

O presente artigo empreende uma análise da literatura da autora Conceição Evaristo, compreendendo-a como uma voz que denuncia, por meio da representação literária, questões como a violência doméstica, as dificuldades de quem habita as grandes favelas brasileiras. A autora, utilizando-se de uma voz poética muito perspicaz, representa em sua literatura vidas aguerridas que lutam não só por sua sobrevivência diária, mas também por sua dignidade, seus afetos e sua subjetividade. Serão aqui analisados os contos “Duzu-Querença” e “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, ambos focados em narrar a história de crianças que, além de darem título aos contos com seus nomes, foram também despojadas de sua infância por questões que envolvem seu meio e sua classe social. Serão utilizados como referencial teórico autores como a própria Evaristo (1996, 2007), Maria de Nazareth Soares Fonseca (2011) e Mário Augusto Medeiros da Silva (2011).

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Biografia do Autor

Claudia Letícia Gonçalves Moraes, Universidade Federal do Maranhão

Professora de Língua Portuguesa da UFMA (Campus São Bernardo), atuo com ênfase em ensino de literaturas. Sou egressa do mestrado em Cultura e Sociedade da UFMA, com pesquisas em literatura africana/pós colonial.

Fernanda Ferreira Souza, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Linguagens e Códigos- Português pela Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo

Referências

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Publicado

2019-03-13

Como Citar

Moraes, C. L. G., & Ferreira Souza, F. (2019). DESIGUALDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA NA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA PERDIDA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 2(3). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10073

Edição

Seção

Artigos