Sobre a Revista

A Kwanissa – Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é um periódico científico, publicado semestralmente pela Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Liesafro) e pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Africanos e Afro-brasileiros (PPGAFRO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

O periódico tem como foco a publicação de artigos, resenhas, relatos de experiências, ensaios que debatam tanto o continente africano como a sua diáspora. Sendo assim, a revista tem foco em questões atuais e da história do continente como das populações afro da diápora pelo mundo.

Os focos de publicação são: História e Cultura Africana e Afro-Diaspórica; Relações étnico-raciais; Educação das relações étnico-raciais e as leis 10.639/03 e 11.645/08; Legislações referentes às diretrizes de educação das relações étnico raciais e da educação quilombola; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial; lém de estudos que envolvam a diáspora africana em sua amplitude, com temas acerca do território, cultura, religião, conflitos, ciências de forma geral abrangendo a diáspora. A revista também tem como foco temas acerca do gênero e suas interseccionalidades; Direito e políticas na diáspora africana.

O continente africano é também referência de publicação na revista, com o interese em textos que abranjam esse território, passando pela multidisciplinaridade. Assim, geografia, ciências naturais e da saúde, ciências sociais, história, arqueologia, dentre outras são de interesse do periódico para a publicação. Sendo assim, também são foco da revista: Cidades e o urbano no continente africano; Exploração de recursos, mobilizações e conflitos em África; A sociedades, línguas e culturas; Religiosidades, dentre outros que tenham o território e as sociedades africanas como referência.

ISSN 2595-1033

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Edição Atual

v. 7 n. 16 (2024): Kwanissa - Revista de Estudos Africanos e Afro-brasileiros
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Publicado: 2025-05-03

Artigos

  • Reminiscências africanas no tocantins: um estudo a partir da geografia cultural

    Valdir Aquino Zitzke, Vanderson Pereira de Carvalho
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.1
  • A seletividade do sistema penal entre pessoas de cores e classes sociais diferentes

    Alexandre Jacob, Ana Caroline Pimentel Prates
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.2
  • O uso das biografias de intelectuais negras e negros no ensino de História de acordo com a lei nº 10.639/2003

    Kelly Chaves Tavares
    39-59
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.3
  • A beleza negra: ações de valorização da cultura afro-brasileira em uma escola pública municipal

    Lucas Silva Pires
    60-69
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.4
  • “Luuanda” e as vozes dos musseques: política, oralidade e resistência nos contos de Luandino Vieira

    Luiz Guilherme Melo de Souza, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira
    70-84
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.5
  • A negação do outro e a clínica psicanalítica eurocentrada

    Camila de Freitas Moraes, Roseane Torres de Madeiro
    85-99
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.6
  • Pensando as imagens de controle pelas perspectivas de docentes negras

    Danielle Cristina dos Santos Pereira, Raimunda Nonata da Silva Machado
    100-125
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.7
  • Aquilombamento na educação física escolar: limites e possibilidades por meio de gingas e mandingas na Capoeira

    Karoline Hachler Ricardo, Luana Paré Costa, Elisandro Schultz Wittizorecki, Janice Zarpellon Mazo
    126-150
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.8

Resenhas

  • Autobiografia e dizeres da vida de uma mulher negra

    Bernardo Almeida Rocha
    151-154
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-1033v7n16.2024.9
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