A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE OBRAS COM PROTAGONISMO NEGRO COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n20e23261Palavras-chave:
Literatura Afro- brasileira, ensinoResumo
Ao longo dos séculos o negro foi retratado pela visão do branco de forma equivocada e até preconceituosa, distorcendo a sua imagem e criando uma representação negativa que o coloca sempre numa posição inferior. O Presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de autores e obras afro-brasileira dentro da sala de aula de 9º ano do ensino fundamental II de forma não estereotipada e positiva. A pesquisa é aplicada de natureza qualitativa, compreendida como um estudo de caso, no qual utilizou-se como técnica a aplicação de um questionário, entrevistando 15 alunos da rede pública de ensino com o intuito de observar sobre o estudo de obras de protagonismo negro dentro da literatura afro-brasileira, após o questionário foi aplicado com os alunos, justamente da professora titular, um projeto sobre autores negros que trazem consigo uma visão aproximada sobre a vivência do povo preto, proporcionando aos alunos, a construção de um pensamento antirracista e preconceituoso. Para auxiliar no desenvolvimento teórico foram utilizados principalmente Proença Filho (2004); Evaristo (2005); Duarte (2008) e Lobo (2007).
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