“DJARAMA BUI LITERATURA!”:
Divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira pelas ondas do WhatsApp em Bolama – Bijagós, Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n20e26071Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Projeto literÁfricas, Educação e inovação tecnológica, Ensino superior – Guiné-BissauResumo
Objetiva apresentar reflexão sobre práticas que se valem de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em processos educacionais como mecanismo estratégico para driblar as dificuldades de acesso a obras de e sobre as literaturas africanas de língua portuguesa e brasileira, notadamente, na Guiné-Bissau. Tece considerações sobre o impacto do uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem e sublinha aspectos do projeto literÁfricas, que se configura como uma fonte de informação especializada em africanidades, dedicada a visibilizar, em acesso aberto na internet, acervo de textos críticos, entrevistas e vídeos sobre o sistema literário de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Compartilha a atividade realizada em ciclo de formação na Escola Superior de Educação – Unidade de Ensino Amílcar Cabral, situado na cidade de Bolama, região do arquipélago dos Bijagós – Guiné-Bissau, com graduandos de Pedagogia que produziram episódios de programa de rádio, adaptado para veiculação por Whatsapp e Youtube, a partir de pesquisa coletiva, principalmente, no material on-line do literÁfricas. Conclui-se, com a experiência relatada, pela relevância da continuidade do trabalho de povoamento do acervo do Projeto literÁfricas dada a contribuição que o mesmo oferta para enriquecer e diversificar o percurso formativo dos interessados nos sistemas literários dos cinco países de língua oficial portuguesa do continente africano.
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