“DJARAMA BUI LITERATURA!”:

Divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira pelas ondas do WhatsApp em Bolama – Bijagós, Guiné-Bissau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n20e26071

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Projeto literÁfricas, Educação e inovação tecnológica, Ensino superior – Guiné-Bissau

Resumo

Objetiva apresentar reflexão sobre práticas que se valem de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em processos educacionais como mecanismo estratégico para driblar as dificuldades de acesso a obras de e sobre as literaturas africanas de língua portuguesa e brasileira, notadamente, na Guiné-Bissau. Tece considerações sobre o impacto do uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem e sublinha aspectos do projeto literÁfricas, que se configura como uma fonte de informação especializada em africanidades, dedicada a visibilizar, em acesso aberto na internet, acervo de textos críticos, entrevistas e vídeos sobre o sistema literário de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Compartilha a atividade realizada em ciclo de formação na Escola Superior de Educação – Unidade de Ensino Amílcar Cabral, situado na cidade de Bolama, região do arquipélago dos Bijagós – Guiné-Bissau, com graduandos de Pedagogia que produziram episódios de programa de rádio, adaptado para veiculação por Whatsapp e Youtube, a partir de pesquisa coletiva, principalmente, no material on-line do literÁfricas. Conclui-se, com a experiência relatada, pela relevância da continuidade do trabalho de povoamento do acervo do Projeto literÁfricas dada a contribuição que o mesmo oferta para enriquecer e diversificar o percurso formativo dos interessados nos sistemas literários dos cinco países de língua oficial portuguesa do continente africano.

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Biografia do Autor

Wellington Marçal de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Letras - Literaturas de língua portuguesa (PUC Minas). Bibliotecário-Documentalista e coordenador da Biblioteca da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Edson Modesto de Araújo Júnior, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós-doutor em Políticas Públicas pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Marília (Unimar). Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atualmente é professor titular na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGGOC/UFMG). Mestre em Ciência da Informação UFMG (PPGCI/UFMG). Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Bibliotecária na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lotada na Biblioteca Universitária (BU/UFMG).

Lourenço Augusto Essinhé, Escola Superior de Formação Amilcar Cabral

Diretor na Escola Superior de Formação Amilcar Cabral. Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Uninter. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Carvalho, W. M. de, Araújo Júnior, E. M. de ., Almeida, F. G., & Essinhé, L. A. (2025). “DJARAMA BUI LITERATURA!”:: Divulgação das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileira pelas ondas do WhatsApp em Bolama – Bijagós, Guiné-Bissau. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 8(20). https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n20e26071