POR DIÁLOGOS DE SABERES: A educação nos territórios pesqueiros em debate
Resumo
POR DIÁLOGOS DEL CONOCIMIENTO:
La educación em territórios Pesqueiros em debate
BY DIALOGUES OF KNOWLEDGE:
Education in territories fishing boats in debate
Resumo
O presente artigo, tem entre seus objetivos, trazer discussões sobre os processos educativos que emergem pela dinâmica cotidiana praticada nos territórios pesqueiros, desenvolvida pelas pescadoras e pescadores artesanais. Ao reconhecer essas nuances, que emerge das subjetividades que há no interior destes territórios, estes sujeitos promovem um conhecimento limiar sobre este ambiente que pode ser explorada como potencial pedagógico de grande riqueza, pois promove diálogos de saberes sobre meio ambiente, condições socioeconômicas, culturais, condições marinhas, dentre outras abordagens conceituais que podem ser exploradas no ensino de geografia em particular. No entanto, é importante destacar que, ao pontuar esta discussão também produz-se contribuições para outras narrativas e metodologias de aprendizagens que colocam os sujeitos como centro da discussão curricular, o que cumpre uma emergencialjustiça educacional combatendo práticas epistemicidas (CARNEIRO, 2005). As discussões e construções teóricas dos diálogos que compõem nestas linhas são ancoradas nos escritos de Carneiro (2015); Almeida, Martins e Silva (2019), Cirqueira, Guimarães e Souza (2020), Fernandes (2007), Rios (2012), Kunh (2008), Diegues (1983) dentre outros e outras autores que ajudam a compreender a importância destes diálogos para um ensino que apreenda as diferentes realidades vivenciadas nos territórios pesqueiros.
Palavras – chave: educação; território pesqueiro; diálogo de saberes.
Resumen
El propósito de este artículo es discutir los procesos educativos que surgen de la dinámica cotidiana practicada en los territorios pesqueros, desarrollada por pescadores y pescadores artesanales. Al reconocer estos matices, que surgen de las subjetividades que existen dentro de estos territorios, estos sujetos promueven un conocimiento umbral sobre este entorno que puede ser explorado como un potencial pedagógico de gran riqueza, ya que promueve diálogos de conocimiento sobre el entorno, las condiciones socioeconómicas, culturales, condiciones marinas, entre otros enfoques conceptuales que se pueden explorar en la enseñanza de la geografía en particular. Sin embargo, es importante resaltar que, al puntuar esta discusión, también se producen aportes a otras narrativas y metodologías de aprendizaje que colocan a los sujetos como el centro de la discusión curricular, lo que cumple una emergencia y justicia educativa combatiendo prácticas epistémicas (CARNEIRO, 2005). Las discusiones y construcciones teóricas de los diálogos que componen en estas líneas están ancladas en los escritos de Carneiro (2015); Almeida, Martins e Silva (2019), Cirqueira, Guimarães e Souza (2020), Fernandes (2007), Rios (2012), Kunh (2008), Diegues (1983) entre otros y otros autores que ayudan a comprender la importancia de estos diálogos por una enseñanza que comprenda las diferentes realidades vividas en los territorios pesqueros.
Palabras clave – educación, territorio de pesca, diálogo de conocimiento
Abstract
This article has among its objectives to bring discussions about the educational processes that emerge from the daily dynamics practiced in fishing territories, developed by fishermen and artisanal fishermen. By recognizing these nuances, which emerge from the subjectivities that exist within these territories, these subjects promote a threshold knowledge about this environment that can be explored as a pedagogical potential of great wealth, as it promotes dialogues of knowledge about the environment, socioeconomic and cultural conditions, marine conditions, among other conceptual approaches that can be explored in the teaching of geography in particular. However, it is important to highlight that, by punctuating this discussion, contributions are also produced for other narratives and learning methodologies that place subjects at the center of the curricular discussion, which fulfills an emergency educational justice fighting epistemic practices (CARNEIRO, 2005). The discussions and theoretical constructions of the dialogues that make up these lines are anchored in the writings of Carneiro (2015); Almeida, Martins and Silva (2019), Cirqueira, Guimarães and Souza (2020), Fernandes (2007), Rios (2012), Kunh (2008), Diegues (1983) among others and other authors who help to understand the importance of these dialogues for teaching that apprehends the different realities experienced in fishing territories.
Key words: education; fishing territory; knowledge dialogue
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