UBUNTU

Experiências em um curso híbrido de formação docente para a educação étnico-racial

Autores

  • Josenilda Rodrigues de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Zezito de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Regina Maria Ferreira da Silva Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Denise Aparecida Rocha Silva Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.16

Palavras-chave:

África, história afro-brasileira, educação étnico-racial, formação docente, interfaces digitais

Resumo

A lei 10.639/2003 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares no Brasil. Entretanto, algumas universidades não oferecem este conteúdo em seus cursos de licenciatura, necessitando assim de capacitações como o “Curso Conhecendo a África e fortalecendo nossa identidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Maceió, para os/as professores/as da rede municipal, no período de 20 de outubro a 07 de dezembro de 2021. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de oferta de três turmas deste curso, na modalidade de ensino híbrido e remoto, com tecnologias digitais. Metodologicamente, descreve-se a experiência, com a reação de cursistas e equipe pedagógica; segue uma abordagem qualitativa, com observação participante; baseia-se em relatos, observações in loco e relatórios finais. O curso possibilitou revisão da história, apresentando o continente africano e sua diversidade histórica e cultural e evidenciando a africanidade no estado de Alagoas e também na capital, Maceió. Conclui-se que, além de possibilitar um conhecimento ampliado da diversidade histórica, cultural e linguística da herança africana que compõe a formação social brasileira, desafiou todos a aprenderem também a utilizar tecnologias nas práticas pedagógicas, mostrando que podemos ser Ubuntu mesmo distanciados e nos mais diversos espaços.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zezito de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (1979), mestrado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Alagoas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afrodescendentes e em História da África, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Quilombo, Comunidade Remanescente de Quilombolas e Relações Étnico Raciais. 

Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora na educação superior, na área jurídica, lecionando atualmente na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/CEDU/UFAL, na linha de pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Grupo de Pesquisa TICFORPRO (Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores). Coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford/Prograd/UFAL). Atua na pesquisa na área de direitos fundamentais e de direito civil. Advogada licenciada com inscrição na OAB/AL. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2007), especialista em Direito Constitucional, Pedagoga (licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau); Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER/Py com diploma revalidado pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL, em 2015. Com experiência em tutoria a distância pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFAL. Professora aprovada na seleção para professor temporário (bolsista) - Administração Pública/UAB/UFAL em 2017 e para professor bolsista da UAB/UFAL na área de Educação, curso de Química, em 2018. Tutora pela UAB/UFAL desde 2019, no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Denise Aparecida Rocha Silva, Secretaria Municipal de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Pós-Graduada em Gestão em Educação Ambiental, pelo Instituto Lagoa Viva e Universidade Federal de Alagoas- UFAL(2009).

Referências

ALAGOAS. Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas. Dados Estatísticos sobre a População Negra em Alagoas. Semudh, Maceió, 26 nov. 2018. Disponível em: http://www.mulheredireitoshumanos.al.gov.br/noticia/item/1992-relatorio-tecnico-dados-estatisticos-sobre-a-populacao-negra-em-alagoas. Acesso em: 2 abr. 2022.

ALAGOAS. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Escolas por tipo de ensino. Alagoas em Dados e Informações. Maceió: SEPLAG, [2021]b. Disponível em: https://dados.al.gov.br/catalogo/dataset/dados-da-educacao-dos-municipios-alagoanos/resource/94be057a-0a52-4edc-b406-2d5c9bc378aa. Acesso em: 6 abr. 2022.

ALAGOAS. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Perfil dos Municípios Alagoanos. Alagoas em Dados e Informações. Maceió: SEPLAG, [2021]a. Disponível em: https://is.gd/PerfilMunicipal. Acesso em: 6 abr. 2022.

ALBUQUERQUE, J. Alagoas lidera ranking de letalidade da população negra no Brasil. Negrê, Alagoas, Maceió, 19 out. 2020. Disponível em: https://negre.com.br/alagoas-lidera-ranking-de-letalidade-da-populacao-negra-no-brasil/. Acesso em: 2 abr. 2022.

ARAÚJO, Z. Quilombo dos Palmares: negociações e conflitos. Arapiraca: CESMAC, UNEAL, 2020.

BATISTA, L. E.; PROENÇA, A.; SILVA, A. Covid-19 e a população negra. Interface, Botucatu, v. 25, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210470. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/RRgJnJCtpsXFZYRhCGykzJb/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, altera a lei nº 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" [...]. Brasília, DF: Presidência da República, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 31 mar. 2022.

CAVALCANTE, K. L. Fundamentos da filosofia Ubuntu: afroperspectivas e o humanismo africano. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 8, n. 2, p. 184-192, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1094. Acesso em: 28 dez. 2022.

GOMES, M. G. C. A verdadeira África - padlet criado no Curso Conhecendo a África e fortalecendo a nossa identidade. Disponível em: https://padlet.com/gracacgomes/z6doaa8pm28q6piv. Acesso em: 7 abr. 2022.

GOMES, N. L. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama Maceió. [S. l.]: IBGE, [2021]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/al/maceio/panorama. Acesso em: 6 abr. 2022.

LIMA, J. R. O ensino de história afro-brasileira frente ao “Novo” Ensino Médio: formação de professores e efeitos de silenciamento. In: Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), 9, 20-29 nov. 2019, Maceió. Anais [...]. Maceió: [s. n.], 2020. ISSN 1981-3031. Disponível em: https://doity.com.br/anais/ixepeal/trabalho/125519. Acesso em: 27 dez. 2022.

MACEIÓ. Secretaria Municipal de Educação. Assessoria de Comunicação. Educação encerra curso sobre a história da África com apresentações e discursos. Maceió: Ascom/Semed, 07 dez. 2021c. Disponível em: https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/educacao-municipal-lanca-curso-sobre-a-historia-da-africa-para-servidores. Acesso em: 27 dez. 2022.

MACEIÓ. Secretaria Municipal de Educação. Assessoria de Comunicação. Educação Municipal lança curso sobre a história da África para servidores. Maceió: Ascom/Semed, 20 out. 2021a. Disponível em: https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/educacao-municipal-lanca-curso-sobre-a-historia-da-africa-para-servidores. Acesso em: 27 dez. 2022.

MACEIÓ. Secretaria Municipal de Educação. Assessoria de Comunicação. Educação promove momento de aprendizagem na Serra da Barriga. Maceió: Ascom/Semed, 28 nov. 2021b. Disponível em: https://maceio.al.gov.br/noticias/semed/educacao-promove-momento-de-aprendizagem-na-serra-da-barriga. Acesso em: 27 dez. 2022.

MUNANGA, K. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, [S. l.], n. 62, p. 20-31, dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107184. Acesso em: 2 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-27

Como Citar

Lima, J. R. de ., Araújo, Z. de, Lima, R. M. F. da S. ., & Silva, D. A. R. (2023). UBUNTU: Experiências em um curso híbrido de formação docente para a educação étnico-racial. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 288–303. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.16