O conhecimento da alma como causa necessária para a formação de educadores: um estudo das Questões Disputadas Sobre a Alma, de Tomás de Aquino
DOI:
https://doi.org/10.18764/1984-6169v25n1.2024.8Palavras-chave:
História da educação medieval, Tomás de Aquino, Questões Disputadas Sobre a Alma, Formação docenteResumo
Neste artigo, analisamos a função dos sentidos internos e externos na aprendizagem segundo Tomás de Aquino (século XIII). A fonte que estudamos é o conjunto de Questões ministradas pelo teólogo dominicano no Studium Generale de Santa Sabina, em Roma, no ano letivo de 1266-1267, que tiveram a alma como tema central. Nessa época, Tomás foi incumbido de organizar os estudos da Ordem dos Frades Pregadores em Roma. As Questões Disputadas Sobre a Alma fazem parte do trabalho do autor para a formação de educadores. Cabe destacar que empregados o termo ‘educadores’ para nomear todo intelectual que se dedica, especialmente, à difusão do conhecimento pertinente para sua época, contribuindo para o desenvolvimento social, político e cultural da sociedade da qual faz parte. Com esse estudo, procuramos apresentar lições de Tomás de Aquino que possam fundamentar uma reflexão mais profunda a respeito da formação docente em nosso próprio tempo.
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