Formação de professores/as para as competências socioemocionais: a psicologia educacional no contexto da BNCC e o novo ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.4Parole chiave:
Competência socioemocional, Formação de professores, EducaçãoAbstract
O artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades.
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