APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:
A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32Palabras clave:
BNCC, Ensino Fundamental II, leitura, Formação do leitorResumen
As propostas e políticas curriculares exercem grande impacto nos espaços escolares, pois orientam não só as práticas pedagógicas como também a elaboração de materiais didáticos e as ações de formação inicial e continuada. Assim, o objetivo geral desse artigo é identificar e analisar a concepção de leitura proposta pela BNCC do Ensino Fundamental II (2017). Para atingir o objetivo, realizamos uma análise documental com foco no Eixo Leitura presente na área de linguagem do componente curricular Língua Portuguesa. Teoricamente, partimos da concepção dialógica de língua (gem) advinda do Círculo de Bakhtin, bem como dos diferentes enfoques de estudo sobre leitura no campo da Linguística Aplicada. Concluímos que a BNCC apresenta uma mescla de concepções teóricas – dialógica e cognitivista -, exigindo dos professores, produtores de materiais didáticos e dos formadores de professores, uma fundamentação teórica consistente para que possam promover práticas e materiais didáticos que contribuam, efetivamente, para a formação de alunos-leitores responsivos e construtores de sentido.
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