APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:

A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.32

Palavras-chave:

BNCC, Ensino Fundamental II, leitura, Formação do leitor

Resumo

As propostas e políticas curriculares exercem grande impacto nos espaços escolares, pois orientam não só as práticas pedagógicas como também a elaboração de materiais didáticos e as ações de formação inicial e continuada. Assim, o objetivo geral desse artigo é identificar e analisar a concepção de leitura proposta pela BNCC do Ensino Fundamental II (2017). Para atingir o objetivo, realizamos uma análise documental com foco no Eixo Leitura presente na área de linguagem do componente curricular Língua Portuguesa. Teoricamente, partimos da concepção dialógica de língua (gem) advinda do Círculo de Bakhtin, bem como dos diferentes enfoques de estudo sobre leitura no campo da Linguística Aplicada. Concluímos que a BNCC apresenta uma mescla de concepções teóricas – dialógica e cognitivista -, exigindo dos professores, produtores de materiais didáticos e dos formadores de professores, uma fundamentação teórica consistente para que possam promover práticas e materiais didáticos que contribuam, efetivamente, para a formação de alunos-leitores responsivos e construtores de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Ferreira Guimarães, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Possui pós-graduação em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e em Educação Especial Inclusiva, ambas pela Uniasselvi. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Cidade Verde. Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Presidente Prudente, e em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa nos Ensinos Fundamental II e Médio. No Ensino Fundamental I tem experiência no ensino de Língua Inglesa. Atuou (2014-2016) como Professor Tutor Presencial no curso de graduação em Letras da faculdade Anhanguera, no polo de apoio presencial de Mirante do Paranapanema. Atualmente, é Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de Brasilândia- MS. Temas de interesse: Leitura, Formação do Leitor; Letramento; Formação Docente.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo, Editora WWMF Martins Fontes, 2011.

BORTONI-RICARDO, Stella. M. O professor-pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília, DF, MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc-etapa-ensino-medio. Acesso em 20/02/2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998.

CORACINI, Maria. J. R. F. (Org). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 3ª ed. Campinas, SP, Pontes Editores, 2010.

CUTY, Carlos R. J; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

DE GRANDE, Paula. B. O pesquisador interpretativo e a postura ética em pesquisas em Linguística Aplicada. Eletras, v. 23, n. 23, 2011.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo, Paz e Terra, 2019.

KLEIMAN, Angela. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, 2004.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11ª Edição, Campinas, SP, Pontes, 2007.

KATO, Mary. O aprendizado da leitura. 1ª edição brasileira, Martins Fontes Editora, São Paulo, 1985.

KOCH, Ingedore V; ELIAS, Vanda. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. 1ª reimpressão, São Paulo, Contexto, 2010.

LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Coleções Ensaios. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1996.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. [Reimpr]. Rio de Janeiro, E.P.U, 2020.

MARVOKÁ, Ivana. Language Epistemology of Dialogism. In: STAMENOV, Maxim (Ed). Language Structure, Discourse and the Access to Consciousness. Amsterdam, John Benjamins, 1997.

MOITA LOPES, Luiz P. da. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz. P. da. (Org). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo, Parábola Editorial, 2006.

MOITA LOPES, Luiz P. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A, v.10, n. 2, 1994.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo, Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. 5. reimp. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019.

STREET, Braian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno, 1. ed, São Paulo, Parábola Editorial, 2014.

TÍLIO, Rogério. A Base Nacional Comum Curricular e o contexto brasileiro. In: GERHARDT, Ana Flávia L. M; AMORIM, Marcel A. de. (Orgs). A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas, SP, Pontes Editora, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo, 2ª edição, Editora 34, 2018.

ZANOTTO, Mara S. As múltiplas leituras da ‘metáfora’: desenhando uma metodologia de investigação. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 39, n. 67, 2014.

ZANOTTO, Mara. S; SUGAYAMA, Ariane. M. Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo. Signum: Estudos da Linguagem, v. 19, n. 1, 2016.

Downloads

Publicado

2023-11-12

Como Citar

GUIMARÃES, Cleber Ferreira.
APONTAMENTOS SOBRE A LEITURA NA BNCC:: A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 307–331, 12 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21624. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções