A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: Uma análise da concepção de sujeito na BNCC à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n31.2023.5

Palabras clave:

Ética de la Autenticidad, Charles Taylor, BNCC, Sujeto, Educación Integral

Resumen

O artigo busca discutir a concepção de sujeito presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vinculado à ideia de educação integral à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor. Com fulcro na análise crítica e documental dos fundamentos da BNCC relativos à educação integral, e dos textos de Taylor, pretende-se, neste trabalho, (i) entender qual sujeito o sistema educacional brasileiro está formando, considerando que a BNCC norteia os currículos da educação nacional; (ii) examinar se as ideias filosóficas de Taylor, particularmente aquelas presentes em “A Ética da Autenticidade”, estão refletidas nos sujeitos moldados pela BNCC; e (iii) discutir de que forma os mal-estares da modernidade estão presentes na BNCC e de que modo impedem, numa visão, uma educação autêntica. Assim sendo, o texto contribui para que se pensar a educação integral proposta pela BNCC e a singularidade do sujeito moral em Taylor.

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Biografía del autor/a

Marcos Rohling, Instituto Federal Catarinense

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (IFC, Campus Camboriú) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Campus Rio do Sul). Doutor em Educação (UFSC), Doutorando em Direito (UFSC), Mestre em Filosofia (UFSC) e Graduado em Filosofia (UFSC) e em Direito (UNOESC).

Grazielle de Freitas de Menezes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Graduanda em licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC, Campus Videira. Graduada em Matemática pela Universidade do Contestado (UnC, Campus Curitibanos). Professora de Matemática da Rede Pública de Santa Catarina.

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Publicado

2023-04-01

Cómo citar

Rohling, M., & Silva, G. de F. de M. (2023). A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: Uma análise da concepção de sujeito na BNCC à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(31). https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n31.2023.5