A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: uma análise da concepção de sujeito na BNCC à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor

Auteurs-es

  • Marcos Rohling Instituto Federal Catarinense (IFC) http://orcid.org/0000-0002-8379-3581
  • Grazielle Menezes Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Videira

Mots-clés :

Ética da Autenticidade, Charles Taylor, BNCC, Sujeito, Educação Integral

Résumé

O artigo busca discutir a concepção de sujeito presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vinculado à ideia de educação integral à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor. Com fulcro na análise crítica e documental dos fundamentos da BNCC relativos à educação integral, e dos textos de Taylor, pretende-se, neste trabalho, (i) entender qual sujeito o sistema educacional brasileiro está formando, considerando que a BNCC norteia os currículos da educação nacional; (ii) examinar se as ideias filosóficas de Taylor, particularmente aquelas presentes em “A Ética da Autenticidade”, estão refletidas nos sujeitos moldados pela BNCC; e (iii) discutir de que forma os mal-estares da modernidade estão presentes na BNCC e de que modo impedem, numa visão, uma educação autêntica. Assim sendo, o texto contribui para que se pensar a educação integral proposta pela BNCC e a singularidade do sujeito moral em Taylor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Rohling, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (IFC, Campus Camboriú) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educacão, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC, Campus Campus Rio do Sul). Doutor em Educação (UFSC), Doutorando em Direito (UFSC), Mestre em Filosofia (UFSC) e Graduado em Filosofia (UFSC) e em Direito (UNOESC).

Grazielle Menezes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, Videira

Graduanda em licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC, Campus Videira. Graduada em Matemática pela Universidade do Contestado (UnC, Campus Curitibanos). Professora de Matemática da Rede Pública de Santa Catarina.

Références

Apple, Michael W. Para Além da Lógica de Mercado: Compreendendo e Opondo-se ao Neoliberalismo. Rio de Janeiro, DP & A Editora, 2005.

Bahia (Bahia). Secretaria de Estado de Educação. Transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, 2019. Disponível em: https://ibiassuce.ba.gov.br/arquivos/10%20-%20Transi%C3%A7%C3%A3o%20E.Fundamnetal%20e%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 29 out. 2024.

Bardin, Laurence. Análise de Conteúdo. 6ª. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

Binja, Elias. Multiculturalismo: a Identidade do Sujeito nas Tensões Sociais Contemporâneas em Charles Taylor. São Paulo: LiberArts, 2015.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 out. 2024.

Brasil. Lei Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 29 out. 2024.

Brasil. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htmconst. Acesso em: 29 out. 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16 mar. 2023.

Brasil. Portaria nº 1.570, de 20 de dezembro de 2017. Diário Oficial da União, seção 1, 21 Dec. 2017, p. 146.

Bourdieu, Pierre. A Miséria do Mundo. 17ª Ed. Petrópolis (Rio de Janeiro): Vozes, 2008.

Branco, E. P.; Branco, A. B. G.; Iwasse, L. F. A.; Zanatta, S. C. BNCC: a Quem Interessa o Ensino de Competências e Habilidades? Debates em Educação, Vol. 11, p. 155-171, 2019.

Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Características da Investigação Qualitativa. In: Bogdan, R. C.; Biklen, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.

Boletim ANPEd. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2/3, abr/set 1988, p. 67.

Caetano, M. R. A Base Nacional Comum Curricular e os Sujeitos que Direcionam a Política Educacional Brasileira. Contrapontos (Online), Vol. 19, nº. 2, p. 132-41, 2019.

Caetano, M. A. As Reformas Educativas Globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Textura (Ulbra), Vol. 22, p. 36-53, 2020.

Carneiro, M. A. BNCC Fácil: Decifra-me ou Te Devoro. Petrópolis (Rio de Janeiro): Vozes, 2020.

Costa, M. O.; Caetano, M. R. Um Novo Ethos Educacional no Ensino Médio: Da Formação Integral ao Empreendedorismo. Revista Exitus. Vol. 11, p. 1-24, 2021.

Costa, Paolo. Verso un’Ontologia dell’Umano. Antropologia Filosófica e Filosofia Política in Charles Taylor. Milano: Edizioni Unicopli, 2001.

Foucault, Michel. Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Foscheira, R. Educar na Autenticidade em Charles Taylor. Educação (Porto Alegre), Vol. 32, Nº. 3, p. 365-374, set./dez. 2009.

Foscheira, R. Autenticidade e Educação em Charles Taylor. Tese (Doutorado) – Instituto Ecumênico de Pós-graduação, EST, São Leopoldo, 2008, 277p.

Heuser, Ester M.; Dias, Adriana M. Espólios Filosóficos Na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a Dimensão Ética. Conjectura: Filosofia e Educação (Caxias do Sul). Vol. 26, p. 484-512, 2021.

La Taille, Y. Desenvolvimento do Juízo Moral e Afetividade na Teoria de Jean Piaget. In: La Taille, Y.; Kohl, Marta; Dantas, Heloysa. Piaget, Wallon e Vygotsky: Teorias Psicogenéticas em Discussão. 27ª Ed. São Paulo: Summus, 2006.

Lazaretti, Lucinéia Maria. Cadê o conteúdo que estava aqui? interlocuções entre a Base Nacional Comum Curricular e Educação Infantil. In: Malanchen, Júlia; Matos, Neide S.; Orso, Paulino J. A Pedagogia Histórico-crítica e as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas (São Paulo): Editora Autores Associados, 2020.

Laval, Christian. Foucault, Bourdieu et la Question Néolibérale. Paris: Editions La Découverte, París, 2018

Laval, C. A Escola não é uma Empresa: o Neoliberalismo em Ataque ao Ensino Público. São Paulo: Boitempo, 2019.

Ludke, Menga; André, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Martins, Heloisa H. T. de S. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa (São Paulo), Vol. 30, nº.2, p. 289-300, maio/ago. 2004.

Marx, K. O Capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1984

Nay, Olivier. História das Ideias Políticas. Petrópolis: Vozes, 2007.

Neira, Marcos G.; Alviano Júnior, Wilson; Almeida, Déberson F. A primeira e segunda versões da BNCC: construção, intenções e condicionantes. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 31-44, set./dez. 2016.

Nogueira, L.; Dias, J. P. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em Disputa na Lógica das Competências. Investigações (Online), Vol. 31, p. 26-48, 2018.

Rohling, M. O Governo da Educação e a Justiça Educacional: uma Análise das Bases da Legislação Educacional Brasileira à luz da Controvérsia Liberal-comunitarista. 2018. 388 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2018c. Disponível em: https://tede.ufsc.br/teses/PEED1337-T.pdf. Acesso em: 18 jan. 2024.

Saviani, D. Pedagogia Histórico-crítica: Primeiras Aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2020.

Taylor, Charles. Argumentos Filosóficos. São Paulo: Loyola, 2000.

Taylor, Charles. As Fontes do Self: a Construção da Identidade Moderna. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2011a.

Taylor, Charles. A Ética da Autenticidade. São Paulo: É Realizações, 2011b.

Taylor, Charles. Imaginários Sociais Modernos. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2010.

Taylor, Charles. O Multiculturalismo e a Política do Reconhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

Taylor, Charles. Philosophical Papers. 2 Vol. New York: Cambridge University Press, 1985.

Taylor, Charles. Uma Era Secular. Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2023-04-01

Comment citer

Rohling, M., & Menezes Silva, G. (2023). A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: uma análise da concepção de sujeito na BNCC à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor. Cadernos Zygmunt Bauman, 13(31). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/25012