A FORMAÇÃO INTEGRAL E A AUTENTICIDADE: Uma análise da concepção de sujeito na BNCC à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v13n31.2023.5Palavras-chave:
Ética da Autenticidade, Charles Taylor, BNCC, Sujeito, Educação IntegralResumo
O artigo busca discutir a concepção de sujeito presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vinculado à ideia de educação integral à luz da ética da autenticidade de Charles Taylor. Com fulcro na análise crítica e documental dos fundamentos da BNCC relativos à educação integral, e dos textos de Taylor, pretende-se, neste trabalho, (i) entender qual sujeito o sistema educacional brasileiro está formando, considerando que a BNCC norteia os currículos da educação nacional; (ii) examinar se as ideias filosóficas de Taylor, particularmente aquelas presentes em “A Ética da Autenticidade”, estão refletidas nos sujeitos moldados pela BNCC; e (iii) discutir de que forma os mal-estares da modernidade estão presentes na BNCC e de que modo impedem, numa visão, uma educação autêntica. Assim sendo, o texto contribui para que se pensar a educação integral proposta pela BNCC e a singularidade do sujeito moral em Taylor.
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