Biblioteca pública no Parque da Cidade: promovendo sustentabilidade e educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v24n2e25276Palavras-chave:
bibliotecas públicas, sustentabilidade, educação ambientalResumo
As bibliotecas públicas desempenham um papel fundamental na sociedade ao proporcionar acesso ao conhecimento, educação e cultura. Oferecem um ambiente inclusivo e democrático onde pessoas de todas as idades e origens acessam informações e participam de atividades educativas e culturais. Com o aumento dos desafios ambientais, como mudanças climáticas e degradação dos ecossistemas, as bibliotecas podem promover ações e serviços que contribuem para a sustentabilidade. A Biblioteca do Parque da Cidade Nivaldo Monte exemplifica uma instituição que integra a sustentabilidade em suas operações e programas. Este estudo investiga as
ações sustentáveis desta biblioteca e sua contribuição para a conscientização ambiental na comunidade. Tem como objetivo geral analisar as iniciativas sustentáveis da Biblioteca e avaliar seu impacto na promoção da educação ambiental. Utiliza como
metodologia as pesquisas bibliográficas, documental, exploratória com abordagem qualitativa mediante um estudo de caso com observação não-participante na Biblioteca em questão. A pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada para documentar e analisar essas ações. Constata que a Biblioteca analisada adota práticas sustentáveis, como a gestão eficiente de recursos e programas de reciclagem, além de organizar programas educativos sobre conscientização ambiental. Ao destacar as iniciativas da Biblioteca Parque da Cidade, a pesquisa fornece um modelo replicável para outras instituições culturais. Conclui que as bibliotecas públicas têm o potencial de influenciar comportamentos e atitudes
em relação ao meio ambiente.
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