Idosos na era da informação

desenvolvendo competências para um mundo conectado

Autores

Palavras-chave:

idosos, inclusão, bibliotecas

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a inclusão digital da população idosa, com ênfase na relação entre competência informacional, acesso às tecnologias e o papel das bibliotecas públicas. Analisa-se como essas instituições podem contribuir para a redução da exclusão digital, promovendo a equidade no acesso à informação e fortalecendo sua função social. Considerando o avanço da sociedade digital, destaca-se a importância de garantir que os idosos desenvolvam habilidades para utilizar as tecnologias de forma crítica e autônoma, favorecendo sua participação ativa na vida social. A competência informacional é abordada como elemento central nesse processo, por envolver a capacidade de identificar necessidades de informação, bem como localizar, avaliar e utilizar informações de maneira eficaz. Conclui-se que a promoção da inclusão digital dos idosos, mediada por bibliotecas públicas, pode contribuir para o exercício da cidadania, o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dolores Monte Nunes Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pedro Alves Barbosa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Biblioteconomia pela mesma instituição. Professor Adjunto IV do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFRN).

Referências

ALMEIDA, L. B. de; et al. O retrato da exclusão digital na sociedade brasileira. Journal of Information Systems and Technology Management, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 55-67, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jistm/a/7BZxyCX73JT9tJbBmsbfZ8w/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 abr. 2025.

AMARO, R. R. A exclusão social hoje. In: FRANÇA, R. et al. (org.). Cadernos Insta: uma cultura para a paz. Lisboa: Instituto São Tomás de Aquino, 2009. v. 5, n. 9, p. 13-21. Disponível em: http://www.ista.pt/1/upload/ista_9_2000.pdf. Acesso em: 24 jun. 2004.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Report of the presidential committee on information literacy: final report. Washington, DC: ALA, 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential#opp. Acesso em: 24 nov. 2024.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Information literacy competency standards for higher education. Chicago: American Library Association, 2000.BATESON, G. Steps to an ecology of mind. London: Chandler Publications, 1972. Disponível em: https://ejcj.orfaleacenter.ucsb.edu/wp-content/uploads/2017/06/1972.-Gregory-Bateson-Steps-to-an-Ecology-of-Mind.pdf. Acesso em: 2 set. 2024.

BERNARDINO, M. C. R.; SUAIDEN, E. J. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 29-41, out./dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/59tSQqr4G9TjSBNBGdXnrrv/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jun. 2024.

BHATTACHARJEE, P.; BAKER, S.; WAYCOTT, J. Older adults and their acquisition of digital skills: a review of current research evidence. In: AUSTRALIAN CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION, 32., 2020, Sydney. Proceedings [...]. Sydney: ACM, 2020. p. 437-443. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3441000.3441053. Acesso em: 22 jul. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)].Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 jun. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 jan. 1994. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm. Acesso em: 20 nov. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 24 jun. 2024.

BRUCE, C. S. As sete faces da alfabetização informacional. Adelaide: Auslib Press, 1997.

Rev. Bibliomar, São Luís, v.24, n.2, p.1-17, jul./dez. 202515CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/9nQgbdkq5nXsNBLfv5MBHNm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 jul. 2024.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.DEBERT, G. G. (org.). Antropologia e velhice. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1988. (Textos didáticos, 13).

DINIZ, J. L. et al. Inclusão digital e o uso da internet pela pessoa idosa no Brasil: estudo transversal. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 73, n. 3, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/r7qfDSx6KNMyfPbYQYFpJmw/?lang=pt. Acesso em: 3 abr. 2025.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/xDBTqDKvmcsvMnmwLWprjmG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2024.

FIGUEIREDO, M. F. de. Busca e validação da informação imagética na web. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) —Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/745. Acesso em: 2 jun. 2024.

FLORIDI, L. Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 37-47, jul./dez. 2010. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42318/45989. Acesso em: 3 abr. 2024.

FONSECA, M. C. Letramento digital: uma possibilidade de inclusão social através da utilização de softwarelivre e da educação à distância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) — Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2005. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/26/o-letramento-digital-como-instrumento-de-inclusatildeo-social-e-democratizaccedilatildeo-do-conhecimento-desafios-atuais. Acesso em: 22 jun. 2024.

GASQUE, K. C. G. D. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315/25246. Acesso em: 3 mar. 2025.

GIL, H. The elderly and the digital inclusion: a brief reference to the initiatives of the European Union and Portugal. MOJ Gerontology & Geriatrics, Edmond, v. 4, n. 6, p. 213-221, 2019. Disponível em: https://medcraveonline.com/MOJGG/MOJGG-04-00209.pdf. Acesso em: 3 abr. 2025.

GOMES, I.; BRITTO, V. Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Agência IBGE Notícias, Rio de Janeiro, 1 nov. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos. Acesso em: 6 fev. 2025.

KOONTZ, C.; GUBBIN, B. (ed.). Diretrizes da IFLA para bibliotecas públicas. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2013.

LEITE, C. et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre comportamento em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/v/91349. Acesso em: 15 abr. 2025.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Disponível em: https://mundonativodigital.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.

LIMA, I. T. da S.; NOGUEIRA, S. S. de Q.; BURGOS, T. de L. Inclusão do idoso no mundo digital: realidade mossoroense e cenário brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., 2008, Natal. Anais eletrônicos [...]. Natal: Intercom, 2008. p. 1-14. Disponível em: http://intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1687-1.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.

LUCCA, D. M. de; VIANNA, W. B.; VITORINO, E. V. A competência em informação de idosos: contribuição da literatura. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 12, n. 4, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/107293. Acesso em: 3 mar. 2025.

LUCE, B. F.; ESTABEL, L. B. Letramento informacional e mídias sociais: uma experiência com idosos para a competência informacional na identificação de fake news. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 16, n. 35, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1661. Acesso em: 28 ago. 2024.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MORATO, A. C. O idoso na sociedade da informação: da inclusão social à inclusão digital. Consultor Jurídico, São Paulo, 8 jan. 2018. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-jan-08/direito-civil-atual-idoso-sociedade-informacao/. Acesso em: 5 set. 2024.

OLINTO, G. Bibliotecas públicas e uso das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 77-93, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270551410_Bibliotecas_publicas_e_uso_das_tecnologias_de_informacao_e_comunicacao_para_o_desenvolvimento_social. Acesso em: 2 jun. 2024.

TAKAHASHI, T. (org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em: https://repositorio.mcti.gov.br/bitstream/mctic/6501/1/2000_sociedade_da_informacao_no_brasil_livro_verde.pdf. Acesso em: 25 maio 2024.

VALENTIM, M. L. P. O moderno profissional da informação: formação e perspectiva profissional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 16-28, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2000v5n9p16. Acesso em: 15 abr. 2025.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez. 2009. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236/1414. Acesso em: 20 set. 2024.

WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science, Santa Rosa, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/270960171_Human_Information_Behavior. Acesso em: 15 abr. 2024.

WILSON, T. D. Models in information behaviour research. Journal of Documentation, Londres, v. 55, n. 3, p. 249-270, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228784950_Models_in_Information_Behaviour_Research. Acesso em: 3 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-20

Como Citar

ARAÚJO, Maria Dolores Monte Nunes; BARBOSA NETO, Pedro Alves.
Idosos na era da informação: desenvolvendo competências para um mundo conectado
. Revista Bibliomar, v. 24, n. 2, p. 1–17, 20 Nov 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/26212. Acesso em: 25 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos