MOVIE EQUILIBRIUM
the effects of paternalistic and centralizing leadership in the control of human emotions
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.15Keywords:
human subjectivity, resistance, totalitarianism, collectivismAbstract
The present research takes as reference the feature film Equilibrium, and proposes to carry out a comprehensive analysis of the facts narrated in the plot. It is possible to observe the ethical, political, social and emotional construction of the film, the
dynamics of the development of Grammaton Clergy's actions and the instruments used by the totalitarian/oppressive system to decimate and control human subjectivity. The relentless persecution of works of art, and of books, condemns the Libran population to backwardness, which feeds the continuity of the oppressive domination of a select class, perpetuating its position in power. The methodological approach will be through film analysis contextualizing the understanding of the plot with the current situation established. Equilibrium shows the serious risk of violating
ethical, social and political principles. However, it presents the strength of resistance movements so that all citizens have the guarantee of their rights preserved.
Downloads
References
ARENDT, Hannah. Crises da República. São Paulo: Perspectiva, 1999.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
BOFF, Leonardo. Ethos Mundial: um consenso mínimo entre os humanos. Rio de Janeiro: Record, 2009.
CARVALHO, A. K. C. et al. A religião como forma de controle social. Revista Humanidades e Inovação. Tocantins, v. 7, n. 2, p. 310-317, 2020.
DURKHEIM, Emile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
EQUILIBRIUM, Direção: Kurt Wimmer, EUA: Dimension Films, 2002. 1 DVD (107 min.).
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. 78. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo Reglus Neves Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GALENO, Procópio M. Alvarenga. O poder das emoções. 1. ed. Rio de Janeiro: Sografe, 2007.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes,1996.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional, tradução Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
HAIR JR ,Joseph; BABIN, Barry; MONEY, Arthur; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da Filosofia do Direito. Trad. de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado Eclesiástico e Civil. Coleção Os Pensadores. Trad. de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 1997.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2010.
MAFFESOLI, Michel. A violência totalitária: ensaio de antropologia política. Trad. de Nathanael C. Caixeiro. Porto Alegre: Sulina, 2001.
MOMBELLI, Neli Fabiane; TOMAIM, Cássio Dos Santos. Análise fílmica de documentários: apontamentos metodológicos. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal de Juiz de Fora. v. 8, n. 2, dez. 2014.
PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). In: VI Congresso SOPCOM, Lisboa, 2009. Anais [...]. Lisboa, SOPCOM, 2009. Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/bocc-penafria-analise.pdf. Acesso
em: 18 de out. de 2011.
SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.
SAVIANI, Demerval Saviani. Pedagogia histórico - crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta. Revisão Técnica de Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
TUGENDHAT, E. Lições sobre ética. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
VANOYE, Francis; GOLIOT, Lété A. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 1994.
VAZ SERRA, A. O Distúrbio de Stress Pós-Traumático. Coimbra: Vale &Vale Editores Ltda,2003.
VAZ SERRA, A. O stress na vida de todos os dias. Coimbra: Adriano Vaz Serra Editor, 2011.
WALLON, Henri. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Claret, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.