School library and reading: an analysis of communications and scientific articles indexed by the Information Science Database (Brapci) between 2021 and 2023

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n2.2024.2

Keywords:

school library, reading, Information Science, Database, BRAPCI

Abstract

School library and reading is a theme that is interconnected, given its importance in promoting the encouragement of reading in schools and the development of critical subjects. Within this perspective, the present theme, the academic-scientific production of the school library and reading by the Information Science Database (Brapci) in the last three years, started from the question: how the school library has been approached in relation to reading at Brapci in the last three years (2021-2023)? The general objective was to analyze how the school library and reading are interrelated and represented in communications and scientific articles indexed by Brapci between the years 2021 and 2023 and specific objectives: i) quantitatively represent the scientific production on school libraries and reading in the Database Data in Information Science (Brapci); ii) demonstrate how the school library is being approached in relation to reading selected bibliographic materials; iii) articulate the importance of the school library for encouraging and promoting reading based on material recovered at Brapci. The research methodology is characterized as descriptive, quantitative in nature and bibloiographical in nature, having a bibliometric representation of scientific literature in the area of ​​Library Science and Information Science indexed in the Information Science Database (Brapci). As a result, 53 texts were found in Brapci, which after technical indexing reading were reduced to 18: 17 articles and 1 event communication. It is concluded that the school library is a fundamental environment for promoting and encouraging reading.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geraldina de Jesus Passos, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Historiadora, Pedagoga e Bibliotecária. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-7432-9122. E-mail: geraldinapassos@gmail.com

Vinícios Souza de Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (DCI UFS). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI UFS) (2023-2025). Coordenador do Comitê de Área dos Programas de Pós-graduação das Ciências Sociais Aplicadas (CPG-CSA) da Universidade Federal de Sergipe (2023-2025). Pesquisador da Rede BRASOC: Sistemas de Organização do Conhecimento no Brasil (2024-2026). Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Com foco decolonial nos aspectos filosóficos, epistemológicos e historiográficos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, atualmente desenvolve pesquisa em Filosofia Informe da Informação (FII), Organização do Conhecimento Indígena (OCI) e Biblioteconomia Indígena (BI), sob as miradas do perspectivismo ameríndio e das escrituras da América Indígena (LivrOnça).

 

References

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação? Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 1-30, jan./abr. 2014.

AZEVEDO, Anderson L. Oficina de leitura e escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/170417. Acesso em: 14 jun. 2024.

BRASIL. Lei 12.244, de 24 de Maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 98, p. 3, 25 de maio de 2010.

BRASIL. Lei 14.837, de 08 de abril de 2024. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 161, n. 68, p. 3, 9 abr. 2024.

CAMPELO, Bernadete. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. São Paulo: Autêntica, 2007.

CAMILO, Everton da Silva; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Formar crianças leitoras segundo bibliotecários escolares: uma análise de enunciações. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/158412. Acesso em: 17 jun. 2024.

CARVALHO, Gisely Karla de Medeiros; TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/229148. Acesso em: 13 jun. 2024.

CONCEIÇÃO, Flávia Sardá; SILVA, Elisabete Costa; EGGER-STEINDEL, Gisela; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Práticas de leitura e suas representações: contribuições da biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1500. Acesso em: 14 jun. 2024.

FREITAS, Juliana Lazzarotto; BUFREM, Leilah Santiago; JÚNIOR, Rene Faustino. Proposta de metodologia para a recuperação da produção científica em Ciência da Informação na Base BRAPCI. Ponto de Acesso, Salvador, v. 4, n. 3, p. 45-67, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4629. Acesso em: 22 jan. 2023.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; SANTOS, Andrea Pereira; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência leitora na cultura digital e a biblioteca escolar: a contribuição do letramento informacional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 27, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/196614. Acesso em: 16 jun. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca Escolar e a Leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 8/9, p. 35-45, 2003/2004. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/404/508. Acesso em: 25 jun. 2024.

KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 10, n. 22, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6d6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 15 set. 2024.

LIPINSKI, Barbara; CRISTOVAM, Poliana Fragatti. A biblioteca escolar como agente potencializador do processo ensino-aprendizagem. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 61-81, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/161000. Acesso em: 16 jun. 2024.

LOPES, Leonardo Montes; SOUZA, Renata Junqueira. Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/224154. Acesso em: 16 jun. 2024.

MAIMONE, Giovana Deliberali; OLIVEIRA, Nicole Bonassi; SILVA, Natália Gabriel; PALETTA, Francisco Carlos. Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social. Informação@Profissões, Londrina, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/43414. Acesso em: 15 jun. 2024.

MARTINS, Rodrigo Nobrega; SILVA, Hemerson Soares; VIEIRA, David Vernon. A prática do m-learning na biblioteca escolar Dr. Edvard Teixeira Férrer: aplicação da análise swot e estratégias de fortalecimento da leitura e ensino. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/192405. Acesso em: 15 jun. 2024.

MONTEIRO, Jaqueline da Silva. O bibliotecário e sua contribuição enquanto mediador da informação cultural. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1961?locale=pt_BR. Acesso em: 16 jun. 2024.

NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 3-28, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/d8qjjXtVvK3FzRTXJfRg7Pd/#. Acesso em: 22 jan. 2024.

NUNES, Martha Suzana Cabral. Metodologia universitária em 3 tempos. São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2021.

PEREIRA, Ana Paula; BORTOLIN, Sueli e Silva, Rovilson José. Mediação com livro sem palavras na biblioteca escolar: o que fazer com os temas doloridos? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/202616. Acesso realizado em 14 jun. 2024.

PIAZ, Rodenir Zucatelli Dal; PEREIRA, Gleice. Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 28, n. 4, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/248593. Acesso em: 15 jun. 2024.

PRADO, Marcos Aparecido Rodrigues. Mediação da leitura e acolhimento na biblioteca escolar: perspectivas teóricas de uma educação pós-pandemia da Covid-19. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 2-20, 2022. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860. Acesso em: 13 jun. 2024.

RAMIRES, Angelina Quinalia; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 64-83, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/170431. Acesso em: 16 jun. 2024.

RIBEIRO, Sara Dieny Chaves; GERLIN, Meri Nadia Marques. A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 12, p. 1-11, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/226958. Acesso em: 15 jun. 2024.

RODRIGUES, Raul Felipe Silva. A inclassificação nas histórias em quadrinhos do Programa Nacional Biblioteca da Escola: problemas no acesso à leitura e práticas pedagógicas. Revista Cajueiro, v. 3, n. 2, p. 173-202, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/194460. Acesso em: 17 jun. 2024.

SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros; BORTOLIN, Sueli. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699. Acesso em: 13 jun. 2024.

SILVA, Antônia Janiele Moreira. Mediação no contexto da biblioteca escolar: proposta de um manual para escolas particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2018. Disponível em: http://sites.ufca.edu.br/ppgb/wp-content/uploads/sites/20/2019/06/SILVA_Media%C3%A7%C3%A3o-no-contexto-da-biblioteca-escolar_2018.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Lei de Universalização de bibliotecas escolares (12.244/10): concepções, aplicações e proposição de política pública. Revista Informação em Cultura, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 60-93, jan./ jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/8521/9979. Acesso em: 23 jun. 2023.

VIANA, Gizele de Melo; PIMENTA, Jussara Santos. Investigando práticas educativas na biblioteca escolar: o acesso ao livro, à leitura e ao protagonismo cultural. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2004. Acesso em: 14 jun. 2024.

Published

2024-09-30

How to Cite

PASSOS, Geraldina de Jesus; MENEZES, Vinícios Souza de.
School library and reading: an analysis of communications and scientific articles indexed by the Information Science Database (Brapci) between 2021 and 2023
. Revista Bibliomar, v. 23, n. 2, p. 1–24, 30 Sep. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/24106. Acesso em: 6 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos