Biblioteca escolar e leitura:

uma análise das comunicações e artigos científicos indexados pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) entre 2021 e 2023

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v23n2.2024.12

Palabras clave:

biblioteca escolar, leitura, Base de Dados, Ciência da Informação, BRAPCI

Resumen

Biblioteca escolar e leitura é um tema que está interligado, visto a sua importância para promover o incentivo à leitura nas escolas e o desenvolvimento de sujeitos críticos. Através do olhar da produção acadêmico-científica da biblioteca escolar e da leitura pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) nos últimos três anos, o presente tema partiu da pergunta: como a biblioteca escolar vem sendo abordada em sua relação com a leitura na Brapci nos últimos três anos (2021-2023)? O objetivo geral foi analisar como a biblioteca escolar e a leitura são interrelacionadas e representadas nas comunicações e artigos científicos indexados pela Brapci entre os anos de 2021 a 2023 e objetivos específicos: i) representar quantitativamente a produção científica sobre biblioteca escolar e leitura na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci); ii) demonstrar como a biblioteca escolar está sendo abordada em relação à leitura nos materiais bibliográficos selecionados; iii) articular a importância da biblioteca escolar para o incentivo e promoção da leitura a partir do material recuperado na Brapci. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza quantitativa com caráter bibliográfico, fazendo uma representação bibliométrica da literatura científica da área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação indexada na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci). Como resultados foram encontrados 53 textos na Brapci, que após leitura técnica de indexação foram reduzidos a 18: 17 artigos e 1 comunicação de evento. Conclui-se que a biblioteca escolar é um ambiente fundamental de promoção e incentivo à leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geraldina de Jesus Passos, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Historiadora, Pedagoga e Bibliotecária.

E-mail: geraldinapassos@gmail.com

Vinícios Souza de Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (DCI UFS). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI UFS) (2023-2025). Coordenador do Comitê de Área dos Programas de Pós-graduação das Ciências Sociais Aplicadas (CPG-CSA) da Universidade Federal de Sergipe (2023-2025). Pesquisador da Rede BRASOC: Sistemas de Organização do Conhecimento no Brasil (2024-2026). Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Pesquisador-Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (2012). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Com foco decolonial nos aspectos filosóficos, epistemológicos e historiográficos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, atualmente desenvolve pesquisa em Filosofia Informe da Informação (FII), Organização do Conhecimento Indígena (OCI) e Biblioteconomia Indígena (BI), sob as miradas do perspectivismo ameríndio e das escrituras da América Indígena (LivrOnça).

Citas

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação? Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 1-30, jan./abr. 2014.

AZEVEDO, Anderson L. Oficina de leitura e escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos: a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/170417. Acesso em: 14 jun. 2024.

BRASIL. Lei 12.244, de 24 de Maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 147, n. 98, p. 3, 25 de maio de 2010.

BRASIL. Lei 14.837, de 08 de abril de 2024. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 161, n. 68, p. 3, 9 abr. 2024.

CAMPELO, Bernadete. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. São Paulo: Autêntica, 2007.

CAMILO, Everton da Silva; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes. Formar crianças leitoras segundo bibliotecários escolares: uma análise de enunciações. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/158412. Acesso em: 17 jun. 2024.

CARVALHO, Gisely Karla de Medeiros; TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/229148. Acesso em: 13 jun. 2024.

CONCEIÇÃO, Flávia Sardá; SILVA, Elisabete Costa; EGGER-STEINDEL, Gisela; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha. Práticas de leitura e suas representações: contribuições da biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1500. Acesso em: 14 jun. 2024.

FREITAS, Juliana Lazzarotto; BUFREM, Leilah Santiago; JÚNIOR, Rene Faustino. Proposta de metodologia para a recuperação da produção científica em Ciência da Informação na Base BRAPCI. Ponto de Acesso, Salvador, v. 4, n. 3, p. 45-67, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/4629. Acesso em: 22 jan. 2023.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; SANTOS, Andrea Pereira; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência leitora na cultura digital e a biblioteca escolar: a contribuição do letramento informacional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 27, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/196614. Acesso em: 16 jun. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HILLESHEIM, Araci Isaltina de Andrade; FACHIN, Gleisy Regina Bories. Biblioteca Escolar e a Leitura. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 8/9, p. 35-45, 2003/2004. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/404/508. Acesso em: 25 jun. 2024.

KRUG, Flavia Susana. A importância da leitura na formação do leitor. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 10, n. 22, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://www.getulio.ideau.com.br/wp-content/files_mf/b80cee602abb950b63a6d6c5cb43df40277_1.pdf. Acesso em: 15 set. 2024.

LIPINSKI, Barbara; CRISTOVAM, Poliana Fragatti. A biblioteca escolar como agente potencializador do processo ensino-aprendizagem. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 61-81, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/161000. Acesso em: 16 jun. 2024.

LOPES, Leonardo Montes; SOUZA, Renata Junqueira. Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, p. 1-28, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/224154. Acesso em: 16 jun. 2024.

MAIMONE, Giovana Deliberali; OLIVEIRA, Nicole Bonassi; SILVA, Natália Gabriel; PALETTA, Francisco Carlos. Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social. Informação@Profissões, Londrina, v. 10, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/43414. Acesso em: 15 jun. 2024.

MARTINS, Rodrigo Nobrega; SILVA, Hemerson Soares; VIEIRA, David Vernon. A prática do m-learning na biblioteca escolar Dr. Edvard Teixeira Férrer: aplicação da análise swot e estratégias de fortalecimento da leitura e ensino. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: IBICT, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/192405. Acesso em: 15 jun. 2024.

MONTEIRO, Jaqueline da Silva. O bibliotecário e sua contribuição enquanto mediador da informação cultural. 2016. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Biblioteconomia) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1961?locale=pt_BR. Acesso em: 16 jun. 2024.

NUNES, Martha Suzana Cabral; SANTOS, Flaviana de Oliveira. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 3-28, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/d8qjjXtVvK3FzRTXJfRg7Pd/#. Acesso em: 22 jan. 2024.

NUNES, Martha Suzana Cabral. Metodologia universitária em 3 tempos. São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2021.

PEREIRA, Ana Paula; BORTOLIN, Sueli e Silva, Rovilson José. Mediação com livro sem palavras na biblioteca escolar: o que fazer com os temas doloridos? Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/202616. Acesso realizado em 14 jun. 2024.

PIAZ, Rodenir Zucatelli Dal; PEREIRA, Gleice. Biblioterapia como recurso humanizador na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 28, n. 4, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/248593. Acesso em: 15 jun. 2024.

PRADO, Marcos Aparecido Rodrigues. Mediação da leitura e acolhimento na biblioteca escolar: perspectivas teóricas de uma educação pós-pandemia da Covid-19. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 2-20, 2022. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860. Acesso em: 13 jun. 2024.

RAMIRES, Angelina Quinalia; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 8, n. 1, p. 64-83, 2022. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/170431. Acesso em: 16 jun. 2024.

RIBEIRO, Sara Dieny Chaves; GERLIN, Meri Nadia Marques. A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, Curitiba, v. 12, p. 1-11, 2023. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/226958. Acesso em: 15 jun. 2024.

RODRIGUES, Raul Felipe Silva. A inclassificação nas histórias em quadrinhos do Programa Nacional Biblioteca da Escola: problemas no acesso à leitura e práticas pedagógicas. Revista Cajueiro, v. 3, n. 2, p. 173-202, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/194460. Acesso em: 17 jun. 2024.

SANTOS, Raquel do Rosário; SOUSA, Ana Claudia Medeiros; BORTOLIN, Sueli. Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699. Acesso em: 13 jun. 2024.

SILVA, Antônia Janiele Moreira. Mediação no contexto da biblioteca escolar: proposta de um manual para escolas particulares de Crato e Juazeiro do Norte na região do Cariri. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia) – Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte-CE, 2018. Disponível em: http://sites.ufca.edu.br/ppgb/wp-content/uploads/sites/20/2019/06/SILVA_Media%C3%A7%C3%A3o-no-contexto-da-biblioteca-escolar_2018.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Lei de Universalização de bibliotecas escolares (12.244/10): concepções, aplicações e proposição de política pública. Revista Informação em Cultura, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 60-93, jan./ jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/ric/article/view/8521/9979. Acesso em: 23 jun. 2023.

VIANA, Gizele de Melo; PIMENTA, Jussara Santos. Investigando práticas educativas na biblioteca escolar: o acesso ao livro, à leitura e ao protagonismo cultural. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/2004. Acesso em: 14 jun. 2024.

Publicado

2024-09-30

Cómo citar

PASSOS, Geraldina de Jesus; MENEZES, Vinícios Souza de.
Biblioteca escolar e leitura:: uma análise das comunicações e artigos científicos indexados pela Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) entre 2021 e 2023
. Revista Bibliomar, v. 23, n. 2, p. 1–24, 30 sep. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/24106. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos