PARA UMA AVALIAÇÃO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA AUXILIAR DE ESCRITA DE TEXTOS ACADÉMICOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n1.2023.6Palabras clave:
escrita académica, ChatGPT, inteligência artificial, processamento de Linguagem NaturalResumen
Este trabalho reflete sobre a escrita humana de textos quando apoiada por uma inteligência artificial (IA) que utilize o Processamento de Linguagem Natural. Após uma breve contextualização teórica, concretiza-se o desenho metodológico. Este procedimento requer que o chatbot "CHATGPT" escreva uma introdução para um artigo científico com base em um determinado abstract. De seguida, é realizada uma análise qualitativa entre a obra do autor humano e o texto gerado pelo ChatGPT, que implementa modelos de linguagem natural. Finalmente, as capacidades do ChatGPT como ferramenta auxiliar para a escrita académica são avaliadas e comparadas.
Descargas
Citas
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BLAYER, I.; GAGO, D. Espaços e estórias na obra de Rodrigo Leal de Carvalho: encontro com o escritor. Interdisciplinary journal of Portuguese Diaspora Studies,[S. l.] , n. 5, p. 111-124, 2016.
CAMPA, R. The rise of social robots: a review of the recent literature. Journal of Evolution and Technology, n. 26, p. 106–113, 2016.
CHAROLLES, M. Le résumé de texte scolaire: functions et principes délaboration. Pratiques, n. 72, p. 7-27, 1991.
COUTINHO, C. P. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina, 2014.
D’ALTE, P. A MULHER e a Guerra do Pacífico. Leituras da representação feminina nas obras de Luís Cardoso e de Rodrigo Leal de Carvalho. Revista Rascunhos Culturais, v. 13, n. 26, p. 154-186, 2023.
D’ALTE, P. Inteligência artificial e poesia: uma reflexão sobre o caso dos “Poetry bots”. Revista 2i: estudos de identidade e intermedialidade, v. 2, n. 2, p. 165-177, 2020.
D’ALTE, P. FIGURAÇÕES da mulher na literatura de expressão portuguesa a Oriente: os casos de Luís Cardoso e de Senna Fernandes. E-Rei, revista de estudos interculturais, v. 10, p. 1-22, 2022.
D’ALTE, P. FIGURAÇÕES da mulher nos contos macaenses de Conceição, Ondina Braga e Senna Fernandes. Asas da palavra, v. 18, n. 2, p. 20-36, 2021.
GAGO, D. Travessias identitárias: representações dos refugiados em Macau na obra de Rodrigo Leal de Carvalho. ALEA, v. 20, n. 3, p. 277-298, 2018.
GYÖRGY, M.; SZŰTS, Z. What Is the Worth of Digital Content and Online Curriculum for Students? Lessons from survey conducted at BME. In: Autoria, SISY 2016; IEEE 14th International Symposium on Intelligent Systems and Informatics. Szabadka, Serbia, p. 29–31. ago. 2016; p. 245–250, 2016.
HALPERIN, R. Reading and writing poetry: The recommendations of noted poets from many lands on the teaching of poetry in secondary schools. France: Unesco, 2005.
KANDA, T.; ISHIGURO, H. Human-robot interaction in social robotics. Boca Raton: CRC Press, 2013.
KAUFMAN, D.; SANTAELLA, L. O papel dos algoritmos de inteligência artificial nas redes sociais. Revista Famecos, n. 27, p. 1-10, 2020.
LABORINHO, A. P. Notas para um Requiem. In: Carvalho, R. L. Requiem por Irina Ostrakoff. Macau: Livros do Oriente, 2015.
LÉVY, P. O que é virtual?. São Paulo: Editora 34, 1997.
MUTHUKRISHNAN, N.; MALEKI, F.; OVENS, K.; REINHOLD, C.; FORGHAINI, B.; FORGHANI, R. Brief History of Artificial Intelligence. Neuroimaging Clinics of North America, v. 30, n. 4, p. 393-399, 2020.
OPENAI. ChatGPT (Default 3.5 versão de fevereiro). [Large language model], 2023.
PEREIRA, S.J.C. O delta literário de Macau. Macau: IPM, 2015.
RAMON, M. Centro e periferia da biblioteca lusógrafa. A literatura de Macau no sistema literário em língua portuguesa. Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses,1, 119-132, 2021.
RIBEIRO, A. S.; MARTINS, J.; SOUZA, A. G. Possibilidades e Limites para Ensino de Programação Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: VI Simpósio Internacional de Educação e comunicação, 8., 2017. Anais [...].
Aracaju/SE: SIMEDUC, 2017.
SGOBBI, F. S.; NUNES, F. B.; BOS, A. S.; BERNARDI, G.; TAROUCO, L. M. R. Interação com artefatos e personagens artificiais em mundos virtuais. Brazilian Symposium on Computers in Education, p. 642-651, 2014.
WEIZENBAUM, J. E. A computer program for the study of natural communication between man and machine. Communications of AMC, v. 9, n. 1, p. 36-45, 1966.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.