O USO E ATUAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE MARKETING EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO: estudo de caso da Caixa Cultural Recife
Mots-clés :
Caixa Cultural Recife, Marketing digital, Métricas em mídias sociaisRésumé
Este estudo busca refletir sobre o uso do marketing em unidades de informação com ênfase nas métricas das mídias sociais. Consiste em um estudo de caso exploratório do uso e atuação da CAIXA Cultural Recife (CCR), na qual é feita a análise do seu desempenho por meio dos indicadores da métrica de engajamento, audiência, e influência na sua página do Facebook. Essa análise aponta como resultado um quantitativo de 1.924 reações, em sua maioria, em relação aos compartilhamentos que obtiveram (187) e aos comentários que totalizaram (237). Por fim, é possível concluir que as mídias sociais são ferramentas primordiais para disseminação da informação e promotora da instituição, desde que estabeleçam estratégias claras e objetivas, para a utilização e avaliação do marketing na unidade.
Palavras-chave: Caixa Cultural Recife. Marketing digital. Métricas em mídias sociais.
THE USE AND ACTING OF SOCIAL NETWORKS AS A STRATEGY TOOL IN INFORMATION UNITS: CASE STUDY OF CAIXA CULTURAL RECIFE
Abstract
This study seeks to reflect on the use of marketing in information units with an emphasis on social media metrics. It consists of an exploratory case study of the use and performance of CAIXA Cultural Recife (CCR), in which an analysis of its performance is made through indicators of engagement, audience and influence metrics on its Facebook page. This analysis shows as a result a quantity of 1,924 reactions, mostly, in relation to the shares they obtained (187) and the comments they totaled (237). Finally, it is possible to conclude that social media are essential tools for disseminating information and promoting the institution, as long as they establish clear and objective strategies for the use and evaluation of marketing in the unit
Keywords: Caixa Cultural Recife. Digital marketing. Metrics in social media.
Téléchargements
Références
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing e gerencia de biblioteca. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.18 n.2 p.311-317, jul./dez. 1990. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/17716 Acesso em: 20 jun. 2019.
AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing da Informação: entre a promoção e a comunicação integrada de marketing. Informação& Sociedade, Estudos, Joao Pessoa, v.18, n.1, p.31-44, jan./abr. 2008. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13455. Acesso em: 22 jun. 2019.
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e me tricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte v.20, n.3, p.67-84, jul./set. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2402>. Acesso em: 22 jun. 2019.
COBRA, M. A. Serviços ao cliente: uma estratégia competitiva. 2. ed. São Paulo: Marcos Cobra, 2010.
DAVIS, J. Measuring Marketing: 103 key metrics every marketer needs. Singapore (Asia), John Wiley & Sons (Asia) Pte Ltd, 2007.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. Sa o Paulo: Novatec Editora, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KOTLER, P.; BLOOM, P. N. Marketing para serviços profissionais. São Paulo: Atlas, 1988.
MORTARI, Elisangela Carlosso Machado; SANTOS, Suzana Fernandes dos. Monitoramento de redes sociais digitais como estratégia organizacional. Intercom RBCC, São Paulo, v.39, n.1, p.91-109, jan./abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/interc/v39n1/1809-5844-interc-39-1-0091.pdf. Acesso em: 14 out. 2019
PATTERSON, L. Taking on the metrics challenge. Journal of Targeting, Measurement & Analysis for Marketing, [s. l.], v. 15, n. 4, p. 270-276, 2007.
POLVORA. Métricas em mídias sociais. 2009 Disponivel em: https://www.slideshare.net/interney/mtricas-em-mdias-sociais Acesso: 28 jun. 2019.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RECUERO, Raquel. Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook. Verso e Reverso, v. 28, n. 68, p.114-124, maio/ago., 2014. Disponível em:http://www.revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/viewFile/7323/4187 Acesso em: 21 jun. 2019.
SILVA, Tarcízio. Monitoramento de Marcas e Conversações: alguns pontos para discussão. In: SILVA, Tarcízio; AYRES, Marcel; CERQUEIRA, Renata. DOURADO, Danila (orgs.). #MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões. Online. 2011.
VAZ, Conrado Adolpho. Google marketing: o guia definitivo de marketing digital. 3. ed. São Paulo, SP: Novatec Editora, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.