SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PRIVADAS DE ARACAJU

Auteurs-es

  • Marcos Breno Andrade Leal Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Maria Mirella Borges Santana Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Wictor Alexandre da Silva Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mots-clés :

Biblioteca escolar, Bibliotecário escolar, Satisfação profissional

Résumé

Pensando como as instituições devem valorizar o seu funcionário como indivíduo e profissional agregador de valor à instituição, o presente trabalho possui como objetivo identificar o índice de satisfação profissional dos bibliotecários atuantes em bibliotecas particulares de Aracaju/Sergipe, a fim de compreender a satisfação desses profissionais no seu ambiente de trabalho. Para tanto utiliza o método descritivo-exploratório, além de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado no Google Doocs para cinco bibliotecárias atuantes em diferentes bibliotecas particulares da capital sergipana. Nos resultados detectados no referido estudo, há neutralidade nas respostas das bibliotecárias quanto à satisfação profissional, sendo possível detectar déficts que são recorrentes em bibliotecas escolares particulares, como a falta de percepção dos funcionários administrativos e dos professores, da ação sócio-educativa que a biblioteca pode proporcionar, além da carência de investimentos para a manutenção e propagação de produtos e serviços. Tais deficiências impactam na satisfação profissional do bibliotecário, que se dedica para promover produtos e serviços de alta qualidade.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Bibliotecário escolar. Satisfação profissional. 

LIBRARY PROFESSIONAL SATISFACTION IN ARACAJU PRIVATE SCHOOLS 

Abstract

Thinking how institutions should value their employees as individuals and professionals that add value to the institution, the present study aims to identify the professional satisfaction index of librarians working in private libraries in Aracaju / Sergipe, in order to understand the satisfaction of these professionals in your work environment. For this purpose, it uses the descriptive-exploratory method, in addition to a questionnaire with open and closed questions, applied in Google Doocs for five librarians working in different private libraries in the capital of Sergipe. In the results detected in that study, there is neutrality in the responses of librarians regarding job satisfaction, being possible to detect deficits that are recurrent in private school libraries, such as the lack of perception of administrative employees and teachers of the socio-educational action that the library can provide, in addition to the lack of investments for the maintenance and propagation of products and services. Such deficiencies impact the professional satisfaction of the librarian, who is dedicated to promoting high quality products and services.

Keywords: School library. School librarian. Professional satisfaction.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Breno Andrade Leal, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Maria Mirella Borges Santana, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Wictor Alexandre da Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduando em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Références

ALBERNAZ, M. B. Sete desafios da Biblioteca Escolar. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009.

ALBUQUERQUE, Ana Cristina; TEDESQUI, Conceição Aparecida. Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da Lei 12.244/10. Informação@ Profissões, v. 3, n. 1-2, p. 115-146, 2014.

AMATO, M.; GARCIA, N. A. R. A biblioteca na escola. In: GARCIA, E. G. (org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1998. p. 9-23.

BANDEIRA, S. P.; CÔRTE, A. R. Biblioteca Escolar. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2011.

BRASIL. Senado Federal. Lei 12.244, de 24 de Maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União. 25 maio de 2010; Seção 1, p. 3. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm Acesso em: 03 Dez. 2019.

CORRÊA, E. C. D; OLIVEIRA, K. C.; BOURSCHEID, L. R.; SILVA, L. N. OLIVEIRA, S. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 107-123, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/459. Acesso em 02 dez. 2019.

COSTA, C. O. Satisfação no trabalho: um estudo de caso em uma fábrica de bolos e doces situada em Brasília - DF. 2013. 33 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3960. Acesso em: 02 dez. 2019.

CUNHA, L. M. A. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes.

DURBAN ROCA, G. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2010.

FALCÃO, J. T. R.; RÉGNIER, J. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio./ago. 2000.

GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013.

GASQUE, K. C. G. D; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o Letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.41-56, abr. 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS - IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escola: [s.l], 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf Acesso em 10 out 2019.

GOMES, A. F.; SANTOS, R. A.; SILVA, J. S. F.; SILVA, P. L. O.; BACELAR, A. S. Satisfação com o trabalho e dedicação ao trabalho: um estudo com empreendedoras no interior baiano. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. 3, p. 67-89, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/109332. Acesso em: 02 dez. 2019.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SANTOS, B. Satisfação no trabalho: o caso de um banco. 2012, 74f. Dissertação (Mestrado em Gestão estratégica de recursos humanos) – Instituto Politécnico de Setubál, Portugal, 2012.

SERGIPE. Decreto nº 29.592, de 20 de novembro de 2013. Dispõe sobre a extinção de cargos e os que vierem a vagar do Plano de Cargos, Funções. Disponível em:http://acervo.se.gov.br/easysearch/#q=DECRETO%2029.666. Acesso em: 15 out. 2019.

SERGIPE. Decreto nº 29.666, de 23 de dezembro de 2013. Altera e revoga dispositivos do Decreto nº 29.592, de 20 de novembro de 2013, que dispõe sobre a extinção de cargos vagos e os que vierem a vagar. Disponível em: http://acervo.se.gov.br/easysearch/#q=DECRETO%2029.592. Acesso em: 15 out. 2019.

SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, J. D. O.; CUNHA, J. A. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 45-58, abr. 2016. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/38695 Acesso em: 10 out 2019.

Téléchargements

Publié-e

2020-06-30

Comment citer

LEAL, Marcos Breno Andrade; SANTANA, Maria Mirella Borges; SANTOS, Wictor Alexandre da Silva.
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PRIVADAS DE ARACAJU
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, p. 95–109, 30 juin 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/14219. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos