SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DO BIBLIOTECÁRIO NAS ESCOLAS PRIVADAS DE ARACAJU
Parole chiave:
Biblioteca escolar, Bibliotecário escolar, Satisfação profissionalAbstract
Pensando como as instituições devem valorizar o seu funcionário como indivíduo e profissional agregador de valor à instituição, o presente trabalho possui como objetivo identificar o índice de satisfação profissional dos bibliotecários atuantes em bibliotecas particulares de Aracaju/Sergipe, a fim de compreender a satisfação desses profissionais no seu ambiente de trabalho. Para tanto utiliza o método descritivo-exploratório, além de questionário com questões abertas e fechadas, aplicado no Google Doocs para cinco bibliotecárias atuantes em diferentes bibliotecas particulares da capital sergipana. Nos resultados detectados no referido estudo, há neutralidade nas respostas das bibliotecárias quanto à satisfação profissional, sendo possível detectar déficts que são recorrentes em bibliotecas escolares particulares, como a falta de percepção dos funcionários administrativos e dos professores, da ação sócio-educativa que a biblioteca pode proporcionar, além da carência de investimentos para a manutenção e propagação de produtos e serviços. Tais deficiências impactam na satisfação profissional do bibliotecário, que se dedica para promover produtos e serviços de alta qualidade.
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Bibliotecário escolar. Satisfação profissional.
LIBRARY PROFESSIONAL SATISFACTION IN ARACAJU PRIVATE SCHOOLS
Abstract
Thinking how institutions should value their employees as individuals and professionals that add value to the institution, the present study aims to identify the professional satisfaction index of librarians working in private libraries in Aracaju / Sergipe, in order to understand the satisfaction of these professionals in your work environment. For this purpose, it uses the descriptive-exploratory method, in addition to a questionnaire with open and closed questions, applied in Google Doocs for five librarians working in different private libraries in the capital of Sergipe. In the results detected in that study, there is neutrality in the responses of librarians regarding job satisfaction, being possible to detect deficits that are recurrent in private school libraries, such as the lack of perception of administrative employees and teachers of the socio-educational action that the library can provide, in addition to the lack of investments for the maintenance and propagation of products and services. Such deficiencies impact the professional satisfaction of the librarian, who is dedicated to promoting high quality products and services.
Keywords: School library. School librarian. Professional satisfaction.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBERNAZ, M. B. Sete desafios da Biblioteca Escolar. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2009.
ALBUQUERQUE, Ana Cristina; TEDESQUI, Conceição Aparecida. Competências profissionais do bibliotecário escolar: reflexões a partir da Lei 12.244/10. Informação@ Profissões, v. 3, n. 1-2, p. 115-146, 2014.
AMATO, M.; GARCIA, N. A. R. A biblioteca na escola. In: GARCIA, E. G. (org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Loyola, 1998. p. 9-23.
BANDEIRA, S. P.; CÔRTE, A. R. Biblioteca Escolar. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, 2011.
BRASIL. Senado Federal. Lei 12.244, de 24 de Maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da União. 25 maio de 2010; Seção 1, p. 3. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm Acesso em: 03 Dez. 2019.
CORRÊA, E. C. D; OLIVEIRA, K. C.; BOURSCHEID, L. R.; SILVA, L. N. OLIVEIRA, S. Bibliotecário escolar: um educador? Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 107-123, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/459. Acesso em 02 dez. 2019.
COSTA, C. O. Satisfação no trabalho: um estudo de caso em uma fábrica de bolos e doces situada em Brasília - DF. 2013. 33 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3960. Acesso em: 02 dez. 2019.
CUNHA, L. M. A. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes.
DURBAN ROCA, G. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2010.
FALCÃO, J. T. R.; RÉGNIER, J. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 81, n. 198, p. 229-243, maio./ago. 2000.
GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013.
GASQUE, K. C. G. D; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o Letramento informacional na educação básica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.41-56, abr. 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS - IFLA. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escola: [s.l], 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf Acesso em 10 out 2019.
GOMES, A. F.; SANTOS, R. A.; SILVA, J. S. F.; SILVA, P. L. O.; BACELAR, A. S. Satisfação com o trabalho e dedicação ao trabalho: um estudo com empreendedoras no interior baiano. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 8, n. 3, p. 67-89, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/109332. Acesso em: 02 dez. 2019.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SANTOS, B. Satisfação no trabalho: o caso de um banco. 2012, 74f. Dissertação (Mestrado em Gestão estratégica de recursos humanos) – Instituto Politécnico de Setubál, Portugal, 2012.
SERGIPE. Decreto nº 29.592, de 20 de novembro de 2013. Dispõe sobre a extinção de cargos e os que vierem a vagar do Plano de Cargos, Funções. Disponível em:http://acervo.se.gov.br/easysearch/#q=DECRETO%2029.666. Acesso em: 15 out. 2019.
SERGIPE. Decreto nº 29.666, de 23 de dezembro de 2013. Altera e revoga dispositivos do Decreto nº 29.592, de 20 de novembro de 2013, que dispõe sobre a extinção de cargos vagos e os que vierem a vagar. Disponível em: http://acervo.se.gov.br/easysearch/#q=DECRETO%2029.592. Acesso em: 15 out. 2019.
SILVA, E. L. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 2005.
SILVA, J. D. O.; CUNHA, J. A. O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do Plano Nacional de Educação. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 45-58, abr. 2016. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/38695 Acesso em: 10 out 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.