A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO
uma análise à luz do conceito de interdisciplinaridade
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n2.2022.19Mots-clés :
profissional da informação, interdisciplinaridade, formação, Ciência da InformaçãoRésumé
O presente artigo aborda o surgimento de novas disciplinas relacionadas ao avanço da ciência, a consequente especialização do saber e a desfragmentação do conhecimento pela interdisciplinaridade. Tem como objetivo conhecer e identificar os autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação do profissional da informação nas áreas que dialogam com a Ciência da Informação, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia, verificando, entre outros aspectos, suas origens de formação e realizar uma análise das publicações da área no período de 2010-2020. Como metodologia, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com abordagem teórico analítica dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) abrangendo 2010 a 2020, sustentada por categorias pré-definidas durante o processo de busca. Conclui que a produção intelectual analisada indica que seus autores têm uma formação marcada pela diversidade e multiplicidade de origens acadêmicas, além de salientar a importância de integração e da prática interdisciplinar entre as áreas mencionadas como a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a necessidade de ampliar essas interações.
Téléchargements
Références
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Profissional da informação: entre o espírito e a produção. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim et al (orgs.). Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2002.
CADERNOS BAD. Site da revista Cadernos BAD. Braga, Portugal, Universidade do Minho, 2021, Disponível em: https://openaccess.sdum.uminho.pt/?tag=cadernos-bad. Acesso em 18 fev. 2022.
CUNHA, Miriam Vieira da; CRIVELLARI, Helena Maria Tarchi. O mundo do trabalho na sociedade do conhecimento e os paradoxos das profissões da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.
DIAS, Eduardo Wense. Biblioteconomia e ciência da informação: natureza e relações. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 67 - 80, jan./jun., 2000. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/556/338. Acesso em: 28 abr. 2022.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.
LIMA, Eliane Bezerra, et.al. Profissionais da informação: conceitos, competências e mercado de trabalho. 23 a 27 de outubro de 2017 – Marília – SP. XVIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB 2017. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/105233. Acesso em: 28 fev. 2022.
MARTINS, Ana Carolina de Melo. et al. Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise paradigmática em bibliotecas públicas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 607-626, ago./nov., 2016.
ORTEGA, Cristina Dotta. A Documentação como origem e base fértil para a fundamentação da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB), 8., 2007, Salvador. Anais [...] Salvador. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=9676. Acesso em: 28 fev.2022
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Campo interdisciplinar da ciência da Informação: fronteiras remotas e recentes. In: PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e interdisciplinaridade. Brasília; Rio de Janeiro: IBICT/DDI/DEP, 1999. p.155-182.
POMBO, Olga. Epistemologia da interdisciplinaridade. Revista do Centro de Educação e Letras, Foz do Iguaçu, v. 10. n.1, p. 09-40. 2008.
SANTA ANNA, Jorge. Relações paradigmáticas entre Arquivologia e Ciência da Informação: a vivência prática de um arquivo. Biblios [online]. n.72, p.51-66, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2018.506. Acesso em: 28 fev. 2022.
SMIT, Johanna W.; BARRETO, Aldo de Albuquerque. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
RENDÓN ROJAS, Miguel Angel. Hacia un nuevo paradigma em bibliotecología. Transinformação, Campinas, SP, v. 8, n. 3, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/22759. Acesso em: 04 jun. 2022.
RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. A Biblioteconomia e a Ciência da Informação na transição de paradigmas. In: RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. O paradigma emergente e a abordagem do ensino com pesquisa: uma proposta de ressignificação para o ensino de Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil. (Tese de doutorado), Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2008.
SANTOS, Ana Paula Lima dos. Relações interdisciplinares entre a Ciência da Informação e a Biblioteconomia: limites e possibilidades. (Dissertação de mestrado), Niterói: Departamento de Ciência da Informação da UFF, 2012. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/10323/Ana_Santos.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 abr. 2022.
SARACEVIC, Tekfo. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235. Acesso em: 28 fev. 2022.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. O que é ser um bibliotecário hoje. In: SILVA, Fabiano Couto Corrêa da (Org.) O perfil das novas competências na atuação bibliotecária. Florianópolis, SC. Rocha Gráfica e Editora Ltda, 2020.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. O bibliotecário como agente histórico: do “humanista” ao “Moderno Profissional da Informação”. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.3, p. 83-94, set./dez. 2008.Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1873. Acesso em: 28 fev. 2022.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: VALENTIM, Marta Lígia Pomim (coord.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.
TARGINO, Maria das Graças. Quem é o profissional da informação? Transinformação, Campinas, v. 12, n. 2, p. 61-69, jul./dez. 2000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.