A VISIBILIDADE DA LIBRAS NAS MÍDIAS

a representativa surda e a acessibilidade comunicacional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n2.2023.14

Parole chiave:

inclusão da pessoa surda, acessibilidade informacional, mídias de comunicação

Abstract

A inclusão das pessoas surdas é um tema que circula nas mídias de comunicação e informação, no entanto, ela não tem sido assegurada conforme a legislação nacional indica. É direito fundamental do cidadão o acesso às informações e a mídia tem o papel de difundir assuntos relevantes que interferem nas vidas dessas pessoas. No caso dos brasileiros surdos sinalizantes, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem sido a mais usada. Utilizado por uma minoria de brasileiros, não é comum vermos nas mídias esta língua sendo veiculada, pois a maioria dos programas televisivos são pensados para
pessoas ouvintes falantes de português. Por sua vez, apesar da inserção da janela de Libras acontece apenas ocasionalmente. Este trabalho teve por objetivo problematizar o acesso às informações midiáticas pelos surdos e a visibilidade destas pessoas nas mídias. De caráter exploratório e abordagem qualitativa, o estudo é de natureza aplicada
e partiu de um levantamento bibliográfico sobre o tema de acessibilidade comunicacional, seguido pela discussão sobre a visibilidade de surdos em diferentes materiais midiáticos. Os resultados apontam que ainda é recorrente a falta de acessibilidade comunicacional do público surdo nas mídias, tornando necessário repensar as produções midiáticas para
este público, uma vez que canais televisivos abertos não dispõem da janela de Libras. Constatamos que os materiais analisados se destacam pela representatividade dos surdos como protagonistas na produção de conteúdos. No que diz respeito a isto, entende-se que a equidade de oportunidades promove a diversidade na programação e a difusão da Libras. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Mariana Briese da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG),  Pós -Graduada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela faculdade Dom Alberto Faveni, Bibliotecária, Formada pela Universidade  Federal do Rio Grande (FURG).

 

Riferimenti bibliografici

ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. Tecnologias digitais: novo espaço interativo na produção escrita dos surdos. Cad.Cedes, Campinas, v.26, n. 69, maio/ago,2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/XxVb7nrhMqFKwVPJbZyp4Qg/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 jul. 2023.

BAKHTIN, Mikhail. Os estudos literários hoje. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BOLDO, Jaqueline; SCHLEMPER, Michelle Duarte da Silva. Literatura Surda: uma questão de cultura e identidade. Transversal – Revista em Tradução, Fortaleza, v.4, n.7, p.79-92, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/38108/1/2018_art_jboldomdsschlemper.pdf Acesso em: 18 jul. 2023.

BLOG CULTURA SURDA. Sobre o blog In: Blog Cultura Surda, [S.l., 2023]. Disponível em: https://culturasurda.net/sobre-o-site-2/ Acesso em: 16 jul. 2023.

BRASIL. Decreto Nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm Acesso em: 17 jul. 2023.

BRASIL. Lei No 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União em 19/12/2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm Acesso em: 11 mar. 2022.

BRASIL. Portaria nº 310. Aprova a Norma Complementar nº 01/2006 - Recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, na programação veiculada nos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão de 27 de junho de 2006. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/Portaria%20no%20310%20-27JUN2006-%20-%20Acessibilidade.pdf Acesso em: 17 jul. 2023.

BOSSE, Renata Ohlson Heinzelmann. As representações da mídia sobre a surdez: um estudo comparativo entre a Rede Globo e a TV Ines. Disponível em: http://www.2015.sbece.com.br/resources/anais/3/1429965140_ARQUIVO_Midiasobresurdez.pdf Acesso em: 29 dez. 2021.

CAMPOS, Débora Wanderley; STUMPF, Marianne Rossi. Cultura surda: um patrimônio em contínua evolução. In: PERLIN, Gladis; STUMPF, Marianne (Org.). Um olhar sobre nós surdos: Leituras contemporâneas. Curitiba, PR: CRV 2012, (p. 177-185).

CAPOVILLA, Fernando César. Filosofias educacionais em relação ao surdo: do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 6, n. 1, 2000, p. 99-116. Disponível em: https://abpee.net/pdf/artigos/art-6-6.pdf Acesso em: 01 mar. 2022.

CORRÊA, Ygor; CRUZ, Carina Rebello. Língua brasileira de sinais e tecnologias digitais. Porto Alegre: Penso,2019.

CORA EDITORA. 2022. Disponível em: https://www.coraeditora.com/. Acesso em: 13 dez. 2023.

CRISTIANO, Almir. Congresso de Milão, 2020. Disponível em: https://www.libras.com.br/congresso-de-milao Acesso em: 26 nov. 2021.

ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução à Libras. Brasília: ENAP, 2016.

FERNANDES, S.; TERCEIRO, F. M. L. Deafhood: um conceito em formação no campo dos estudos surdos no Brasil. Revista Educação Especial, v. 32, 2019.

FERREIRA BRITO, Lucinda. Integração social e educação de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993.

FERREIRA, Angélica Rodrigues; SOARES, Edilene Alexandra; COSTA, Lauanda Beatriz Matos. Mídia, linguagem e inclusão dos surdos: a influência do discurso na sociedade moderna. In: Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.7., 2011. Londrina. Anais [...] Londrina: UEL. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2011/NOVAS_TECNOLOGIAS/294-2011.pdf Acesso em: 28 fev. 2022.

GESSER, A. LIBRAS? que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de

sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

G1. Oscar de 2022 faz história com a primeira indicação para ator surdo. 2022. G1. Disponível em: https://revistamonet.globo.com/Filmes/noticia/2022/02/oscar-de-2022-faz-historia-com-primeira-indicacao-para-ator-surdo.html. Acesso em 07 mar. 2022.

G1². SAG Awards: 'No ritmo do coração' surpreende e leva principal prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA. 2022. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2022/02/28/sag-awards-no-ritmo-do-coracao-surpreende-e-leva-principal-premio-do-sindicato-dos-atores-dos-eua.ghtml. Acesso em: 07 mar. 2022.

GOMIDES, Paula Aparecida Diniz; SILVA, Erliandro Félix; CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Representatividade, cultura e identidade surda em adaptações de clássicos infantis. In: Congresso Universidade, Educação a Distância e Software Livre - UEADSL, 1., 2021, Minas Gerais. Anais [...] [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://ueadsl.anais.nasnuv.com.br/index.php/UEADSL/article/view/595/51 Acesso em: 18 jul. 2023.

HALL, Stuart. A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE. In: A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2006.

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Libras - língua brasileira de sinais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.

LAU, Héliton Diego; SANCHES, Gabriel Jean. A LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA NA LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES MAKING HERSTORY. Revista X , C u r i t i b a , vol. 14 , n . 4 , p. 87-106, 2019. Disponível em:file:///C:/Users/Mariana/Downloads/66071-272604-1-PB.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. [s.l.], 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 15 jul. 2023.

QUADROS, Ronice Müller de. Alfabetização e o ensino da língua de sinais. Revista

Textura, Canoas, n. 3, p. 53-61, 2000. Disponível em:

https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/408569/mod_resource/content/2/alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20em%20libras%20ronice.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023

SILVA, Edvaldo Feliciano da; CAMPOS, Marineide Furtado. O PERCURSO DOS SURDOS NA HISTÓRIA E A NECESSIDADE DA LIBRAS PARA A INCLUSÃO DOS SUJEITOS NA ESCOLA. In: Encontro Internacional de Jovens Investigadores Edição Brasil. 3., 2017, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/50000. Acesso em: 15 mar. 2022.

SILVA, Yéssica Lopes Da. TV INES: O protagonismo surdo na produção de

conteúdo audiovisual que promove informação, cultura e língua. Pelotas 2018. p. 107.

SKLIAR, C. (Org.). Educação e exclusão: abordagem socioantropológica em educação especial. Porto alegre: Mediação, 1997.

STROBEL, Karin. História da educação dos surdos. 2009. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoEspecifica/historiaDaEducacaoDeSurdos/assets/258/TextoBase_HistoriaEducacaoSurdos.pdf Acesso em: 11 out. 2021.

STROBEL, Karin. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008.

TV INES. TV Ines, 2022. Disponível em: https://br.linkedin.com/company/tv-ines Acesso em: 28 fev. 2022.

VENEROSO, Carolina. Atriz surda é protagonista em ‘Um Lugar Silencioso: Parte II’ In: Minha Cultura, [s.l.], 21 jul. 2021. Disponível em: https://cultura.minha.com.br/2021/07/atriz-surda-e-protagonista-em-um-lugar-silencioso-parte-ii/ Acesso em: 17 jul. 2023.

WRIGLEY, Owen. The politics of deafness. Washington: Gallaudet University Press, 1996.

Pubblicato

2023-12-21

Come citare

SILVA, Mariana Briese da.
A VISIBILIDADE DA LIBRAS NAS MÍDIAS: a representativa surda e a acessibilidade comunicacional
. Revista Bibliomar, v. 22, n. 2, p. 113–139, 21 dic. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/21338. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos