RECOLHA E ANÁLISE DE DADOS NUMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: registros das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação

Autores

  • Mônica Wendhausen Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC)
  • Sônia Maria Martins de Melo Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC)
  • Rui Marques Vieira Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p185-206

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Método fenomenológico, Redes Sociais, Projeto Educativo, Recolha e Análise de dados,

Resumo

A pesquisa fenomenológica numa investigação qualitativa é peculiar por trazer ao campo epistemológico a lógica da compreensão do fenômeno em si por meio de num exercício exaustivo de redução, na busca da essência do fenômeno no momento em que ele acontece. O desafio neste estudo ainda vai mais além: realizar as reduções por meio das primeiras recolhas e análises de dados de postagens realizadas em dois grupos criados no Facebook, de duas Turmas de escolares participantes de um Projeto Educativo intitulado Projeto Aprender a Conhecer: Pesquisar de Corpo Inteiro (PAC), que ocorre numa Escola Pública Brasileira, objeto desta investigação. Diante disso, este artigo apresenta um pequeno extrato de um doutoramento em curso. Os resultados apontaram que uma análise fenomenológica de documentos virtuais requer um olhar bastante criterioso, bem como a necessidade da utilização de um enxerto-hermenêutico, que no nosso ponto de vista, permitiu emergir as primeiras tendências da análise. Enfim, as asserções desvelaram a categoria participação como um dos elementos que poderá levar todos os envolvidos no projeto a aprender juntos, mas também, as contradições em relação ao entendimento e compreensão do tipo de participação dos estudantes no projeto, que ora parece tutelada/ restrita, ora parece plena/ativa. Tal tendência parece-nos essencial para a compreensão do PAC e sua influência na construção de num novo espaço/tempo de fazer escola.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa. Método fenomenológico. Redes sociais. Projeto educativo. Recolha e análise de dados.

 DATA COLLECTION AND ANALYSIS IN A PHENOMENOLOGICAL PERSPECTIVE: registration of social networks as a documentary corpus in an investigation in education

Abstract

A Phenomenological research in a qualitative investigation is peculiar to bring to the epistemological field the logic of the understanding of the phenomenon in itself through an exhaustive exercise of reduction, in search of the essence of the phenomenon at the moment in which it happens. The challenge in this study goes even further: to carry out the reductions through the first collection and analysis of data from postings made in two groups created on Facebook, from two classes of schoolchildren participating in the Educational Project “Learning to Know: research with Whole Body”, which occurs in a Brazilian Public School, object of this study. Therefore, this article presents a small extract of an ongoing PhD. The results point out that a phenomenological analysis of virtual documents requires a very critical observation as well as the need to use a hermeneutic-graft, which in our view allowed us to emerge the first trends of analysis. Finally, the assertions revealed the participation category as one of the elements that could lead all involved in the project to learn together, but also, the contradictions regarding the understanding and comprehension of the type of students' participation in the project, which sometimes seems to be supervised / restricted , sometimes seems full / active. Such a trend seems to us essential for the understanding of the PAC and its influence on the construction of a new space / time to do school.          

Keywords: Qualitative Research. Phenomenological Method. Social Networks. Educational Project. Data Collection And Analysis.

 RECOGIDA Y ANÁLISIS DE DATOS DESDE UNA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: registros de las redes sociales como corpus documental en una investigación en educación

Resumen

La investigación fenomenológica en una investigación cualitativa es peculiar por traer al campo epistemológico la lógica de la comprensión del fenómeno en sí, por medio de un ejercicio exhaustivo de reducción, en la búsqueda de la esencia del fenómeno en el momento en que sucede. El desafío en este estudio va aún más allá: realizar las reducciones por medio de las primeras recogidas y análisis de datos de publicaciones realizadas en dos grupos creados en Facebook, de dos clases de escolares participantes en un proyecto educativo titulado: “Proyecto Aprender a Conocer: Investigar de Cuerpo Entero (PAC)”, que se desarrolla en una Escuela Pública Brasileña, objeto de esta investigación. Por lo que este artículo presenta un pequeño extracto de un doctorado en curso. Los resultados apuntan a que un análisis fenomenológico de documentos virtuales requiere una mirada bastante cuidadosa, así como, se refiere la necesidad de la utilización de un injerto-hermenéutico, que desde nuestro punto de vista, permitió emerger las primeras tendencias del análisis. Finalmente, los hallazgos revelaron la categoría participación como uno de los elementos que podría llevar a todos los involucrados en el proyecto, a aprender juntos, pero también, se desvelaron las contradicciones en relación al entendimiento y a la comprensión del tipo de participación de los estudiantes en el proyecto, que ahora parece estar supervisada / restringida, y completa / activa. Dicha tendencia nos parece esencial para la comprensión del PAC y su influencia en la construcción de un nuevo espacio / tiempo para hacer escuela.

Palabras clave: Investigación cualitativa. Método fenomenológico. Redes sociales. Proyecto Educativo. Recogida y análisis de datos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Wendhausen, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC)

Mestre em Educação e Cultura – UDESC; Doutoranda em Educação - PPGE/UDESC; Orientadora Educacional da RME de Florianópolis/SC; Membro do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Pesquisadora nas linhas: Educação, comunicação e tecnologia e, Formação de professores e políticas públicas com ênfase em metodologias voltadas a aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental I.

Sônia Maria Martins de Melo, Programa de Pós-Graduação em Educação (UDESC)

Doutora em Educação, Professora aposentada da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FAED/UDESC), Linha Educação, Comunicação e Tecnologia; Vice-líder do Grupo de Pesquisa EDUSEX Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Professora titular 9, voluntária no PPGE/UDESC e pesquisadora nas linhas: Educação, comunicação e tecnologia e, Formação de professores e políticas públicas com ênfase em educação sexual.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

WENDHAUSEN, Mônica; MELO, Sônia Maria Martins de; VIEIRA, Rui Marques.
RECOLHA E ANÁLISE DE DADOS NUMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: registros das redes sociais como corpus documental numa investigação em educação
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 185–206, 30 Dez 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10448. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.