A ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.75

Palavras-chave:

educação especial, estimulação precoce, educação infantil

Resumo

A pesquisa de que provém o artigo visa conhecer as práticas desenvolvidas pelos professores de educação especial, a partir do conceito de estimulação precoce no contexto da educação infantil, com fundamento na psicologia histórico-cultural e na abordagem histórico-crítica. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. Para produção dos dados, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas com os professores de educação especial e registro de diário de campo. Os sujeitos do estudo foram professores de educação especial que atuam no AEE na educação infantil. Com as pesquisas a respeito da estimulação precoce, compreende-se que historicamente ela se caracteriza a partir da resolução de problemas do desenvolvimento infantil, tendo em vista uma perspectiva reabilitativa com foco na deficiência da criança. Os dados produzidos indicam que os professores tendem a considerar a estimulação precoce como uma prática do trabalho docente e acabam deixando de destacar outras atribuições que caracterizam sua ação. Desse modo, quando a função “ensinar” for assumida pelo professor de forma plena, acima de outras atividades e demandas, o foco incidirá mais nas crianças e em suas possibilidades, favorecendo o seu desenvolvimento global e sobretudo o processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Amanda Costa Camizão, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), possui graduação em Pedagogia pela Ufes (2013), mestra em Educação pela Ufes (2016) e Especialista em Educação Especial com habilitação em deficiência intelectual pela Ufes (2014). É membro do Grupo de Pesquisa em Infância, Cultura, Inclusão e Subjetividade (Grupicis), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, também vinculado ao Núcleo de Pesquisa, Extensão e Prática Pedagógica (Neesp) da Ufes, ambos coordenados pela professora Dr.ª Sonia Lopes Victor. Pertence ao grupo de Pesquisa do Observatório Nacional de Pesquisa em Educação Especial (Oneesp). Membro do Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Professora da Rede Municipal de Cariacica - ES.

Patricia Santos Conde, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Mestrado em Educação (2015) pela mesma instituição de ensino. Participa do Grupo de Pesquisa em Infância, Cultura, Inclusão e Subjetividade (Grupicis), registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, coordenado pela professora Drª Sonia Lopes Victor. Atualmente é professora da Educação Básica (educação infantil e educação especial) e Doutoranda em Educação (UFES) na linha de pesquisa educação especial e processos inclusivos.

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (PDJ) e pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PDS). Atualmente é professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, vinculada ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da referida universidade, na linha de Educação Especial e Processos Inclusivos. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Especial no sistema comum de ensino: acesso, permanência, aprendizagem e direito social, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordena o Fórum Permanente de Educação Inclusiva do Estado do Espírito Santo (FOPEI-ES). Vitória-ES, Brasil.

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Publicado

2024-05-26

Como Citar

CAMIZÃO, Amanda Costa; CONDE, Patricia Santos; VICTOR, Sonia Lopes.
A ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO ATENDIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 453–472, 26 Mai 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13513. Acesso em: 22 nov 2024.