ENSINO DE DIDÁTICA:

um estudo sobre concepções e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.22

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação de professores, Pedagogia, Didática

Resumo

Este artigo objetiva investigar, estudar e compreender quais são as concepções de ensino adotadas pelos professores universitários, com formação inicial em Pedagogia e prática em cursos de Pedagogia e Licenciaturas das Instituições de Ensino Superior públicas no Estado do Piauí. Visa sinalizar as concepções de ensino presentes na prática pedagógica desses professores, bem como na organização de seu trabalho através da categoria de estudo: concepções de ensino. Para tal, empregamos a pesquisa qualitativa e quantitativa por proporcionarem uma visão ampla do objeto em estudo, que tem como questão norteadora: quais as concepções de ensino presentes na prática pedagógica dos professores de Didática que atuam nas Instituições de Ensino Superior públicas do Piauí? Os resultados permitiram inferir que, de maneira geral, os professores de Didática demonstram que, apesar de apresentarem uma forte inclinação para as abordagens humana e cognitivista, as demais também têm a sua importância no processo de ensino e aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josélia Maria da Silva Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2000). Especialista em Avaliação Educacional pela UFPI (2002), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São Judas Tadeu (2003) e Mestrado em Educação pela UFPI (2013). Doutorado e Educação pela UFU/MG (2020). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí - Campus Min. Petrônio Portella, Teresina/ PI. Supervisora de Gestão Educacional - Fundescola/ MEC/ PENUDE (2001-2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Gestão, Avaliação e Políticas Públicas. Coordenadora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PAFOR do Curso de Pedagogia no município de Batalha - PI (2012). Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia-UFU/UFPI.

Silvana Malusá, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (2019). Possui Graduação em Pedagogia, com habilitações em Educação Infantil e Administração Escolar (1990), Mestrado em Filosofia da Educação (1994) e Doutorado em Educação (2000) pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores, pela UCP-Universidade Católica de Petrópolis (2011). Atua na Faculdade de Educação FACEd/ UFU, no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), Linha de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas" e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional), Linha de Pesquisa "Mídias, Educação e Comunicação". Atua também No curso de Graduação em Pedagogia e nos de Licenciaturas (Modalidade Presencial) e Especialização em Mídias na Educação Superior (Modalidade a Distância) da UFU. Já atuou enquanto vice-diretora da FACEd (2013-2016) e Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UNIFAP (2010-2013). Hoje é coordenadora do DINTER/UFU/UFPI (2016 -2020). Também responde pelo Grupo de Pesquisa,? Desenvolvimento Profissional e Docência Universitária: saberes e práticas educativas, cadastrado no CNPq e certificado pela UFU. Possui experiência na área de Educação com ênfase e publicações nos seguintes temas: Formação de Professores, Docência Universitária, Metodologias e Prática no Ensino Superior, Educação Permanente e Formação Continuada.

Roberto Bernardino Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 1992, mestre em Ciências Veterinárias Clínica e Cirurgia pela Faculdade de Medicina Veterinária da UFU (2001) e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFU (2011). É professor do Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa nas áreas de Morfologia (com ênfase em anatomia humana odontológica, morfologia e disfunções da articulação temporomandibular e do aparelho estomatognático, antropometria e eletromiografia) e Educação (com ênfase em docência no ensino superior).

Referências

ALBUQUERQUE, M. J. Retrospectiva histórica da didática e o educador. Revista da Universidade Católica de Pernambuco. n. 2, ano 2, dez. 2002.

AMARAL, A.L. Saberes e práticas no cotidiano da universidade: problemas e perspectivas. In: MELLO, G.F; NAVES, M.L.P. (org.). Didática e docência universitária. Uberlândia: EDUFU, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, LDA, 1979.

CANDAU, V. M. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2005.

CHAIKLIN, S.; LAVE, J. (Comps.) Estudiar las prácticas – perspectivas sobre actividad y contexto. Buenos Aires: Amorrortu Editores. 2004.

FARIAS JÚNIOR, José Petrúcio de. Ensino de História: trajetórias de uma disciplina na educação básica - doi. : trajetórias de uma disciplina na educação básica - doi. Acta Scientiarum. Human And Social Sciences, [s.l.], v. 35, n. 1, p. 127-34, 16 out. 2013. Universidade Estadual de Maringa. <http://dx.doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i1.17663>.

FERRARI, Márcio. John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco. 2008. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco>. Acesso em: 18 abr. 2020.

GONTIJO, Rebeca. O velho vaqueano: Capistrano de Abreu, da historiografia ao historiador. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

GHIRALDELLI, J. P. História da educação brasileira. São Paulo: Cortez, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

____________. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÂNEO, J.C; SANTOS, Akiko (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. n. 140, p. 44-53, 1932.

MACHADO, Carolina; RODRIGUES, Débora; TEIXEIRA, Luciana. Economia agroexportadora do brasil. 2020. Disponível em: <https://www.monografias.com/pt/docs/Economia-agroexportadora-do-brasil-PK5LK4FX7X>. Acesso em: 15 abr. 2020.

MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

MASETTO Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete Escola Nova. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <https://www.educabrasil.com.br/escola-nova/>. Acesso em: 26 de abr. 2020.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. : notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], n. 114, p. 225-233, 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742001000300010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 abr. 2020.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

____________. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In REALLI, A. M de M: MIZUKAMI, M da G. N. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCAR, 2012.

OLIVEIRA, L. M. P.; LEITE, M.T.M. Concepções pedagógicas. Módulo Pedagógico do Curso de Especialização em saúde da família da Universidade Federal de São Paulo. 2010.

PEDRINI, I. A. D. Docência universitária: ideações sobre a prática docente de professores atuantes em cursos de Publicidade e Propaganda (Tese de Doutorado) – FACED – Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Orientadora: Silvana Malusá Barauna. 2018.

PORFÍRIO, Francisco. “Paulo Freire”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/paulo-freire.htm. Acesso em 27 de abril de 2020.

PORTAL DA EDUCAÇÃO (ed.). Princípios sobre o desenvolvimento para Lev Semenovitch Vygotsky. 2020. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/principios-sobre-o-desenvolvimento-para-lev-semenovitch-vygotsky/26648. Acesso em: 02 abr. 2020.

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.

ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil (1930/ 1973). Petrópolis. Vozes, 2003.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: polêmicas do nosso tempo. 30. ed. Campinas: Autores Associados, 1995.

____________. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Projeto 20 anos do HistedBr - Campinas, 2005.

____________. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras aproximações. Campinas - SP: Autores Associados, 2015.

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. de R. (Org.). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

VASCONCELOS, Maria, L, M, C. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, Marcos Tarciso (Organizadores). Docência na Universidade. Campinas, SP: Papirus, 2000.

VEIGA, I. P. Didática: uma retrospectiva histórica. In: VEIGA, I. P. (ed.) Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 2011.

____________. Professor: tecnólogo do ensino ou agente social? In. VEIGA, I. P. A; AMARAL, A. L. (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2013.

____________. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas: Papirus, 2015.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

FARIAS, Josélia Maria da Silva; MALUSÁ, Silvana; BERNARDINO JÚNIOR, Roberto.
ENSINO DE DIDÁTICA:: um estudo sobre concepções e práticas
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 101–121, 30 Jun 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14652. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)