GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n4.202157

Palavras-chave:

projeto político-pedagógico, trabalho pedagógico, equipe gestora e professores, gestão educacional

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o projeto político-pedagógico - PPP, a gestão escolar e o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizadas entrevistas com quatro equipes gestoras a partir do projeto de cada uma das escolas, constituindo-se, assim, numa pesquisa de caráter qualitativo. As análises dos dados foram realizadas em articulação com a produção brasileira e estrangeira de pesquisas no campo da gestão e organização das escolas, enfatizando o planejamento e os elementos da gestão democrática. Em meio ao conjunto de relações e fazeres entre a equipe gestora e os professores, conclui que a falta de articulação entre o planejado e o realizado, especialmente na conexão entre o PPP e o trabalho pedagógico é ainda um dos principais entraves no cotidiano escolar que deflagram dificuldades existentes para o trabalho pedagógico.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico; trabalho pedagógico; equipe gestora e professores; gestão educacional.

EDUCATIONAL MANAGEMENT AND PEDAGOGICAL WORK: instituting for the achievement of the school project

Abstract

This article aims to analyze the Political-Pedagogical Project - PPP, school management and the pedagogical work developed in municipal schools in São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul. Therefore, four management teams were interviewed from the project of each the schools, thus constituting a qualitative research. Data analyzes were carried out in conjunction with Brazilian and foreign research production in the fi eld of school management and organization, emphasizing planning and elements of democratic
management. Amidst the set of relationships and actions between the management team and the teachers, it was concluded that the lack of articulation between what was planned and what was done, especially in the
connection between the PPP and the pedagogical work, is still one of the main obstacles in the daily school life that triggers existing diffi culties for pedagogical work.

Keywords: political-pedagogical project; pedagogical work; management team and teachers; educational management.

GESTIÓN EDUCATIVA Y TRABAJO PEDAGÓGICO: instituyendo para llevar a cabo el proyecto escolar

Resumen

Este artículo tiene como meta analizar el proyecto político-pedagógico – PPP, gestión escolar y labor pedagógico desarrollado en las escuelas municipales de São Leopoldo, en el estado de Rio Grande do Sul. Para ello, se realizaron entrevistas con cuatro equipos directivos basados en el proyecto de cada una de
las escuelas, constituyendo así una investigación cualitativa. Los análisis de datos se realizaron en conjunto con la producción de investigación brasileña e extranjera en el campo de la gestión y organización escolar, enfatizando la planificación y los elementos de la gestión democrática. En medio del conjunto de relaciones y acciones entre el equipo directivo y los maestros, concluye que la falta de articulación entre el planeado y el hecho, especialmente en la conexión entre el PPP y el trabajo pedagógico sigue siendo uno de los principales
obstáculos en la vida escolar diaria que desencadena las dificultades existentes para el trabajo pedagógico.

Palabras clave: proyecto político-pedagógico; trabajo pedagógico; equipo directivo y maestros; gestión educativa.

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Biografia do Autor

Daianny Madalena Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Professora permanente (Mestrado Profissional em Gestão Educacional).

Sandra Simone Höpner Pierozan, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Docente Adjunta - Curso de Pedagogia, e na especialização em Gestão Escolar.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

COSTA, Daianny Madalena; PIEROZAN, Sandra Simone Höpner.
GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO PEDAGÓGICO: instituintes para a realização do projeto de escola
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 4, p. 41–66, 30 Dez 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17543. Acesso em: 27 dez 2024.