A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.40

Palavras-chave:

Livro Paradidático, Ensino de Estatística, Ensino Fundamental, Publicações Científicas, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente a literatura no Brasil, por meio de artigos científicos, livros ou capítulos de livro, monografias e dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, que utilizaram ou criaram livros paradidáticos para o ensino de estatística no ensino fundamental. Os bancos de dados pesquisados foram: o Portal de Domínio Público, Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, a partir do sistema de palavras-chave, Livro Paradidático como primeira opção (E) Estatística (E) Ensino Fundamental (E) Educação. Treze estudos foram considerados como resultados, no período de 2002 até 2021, e o software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise multidimensional a partir da organização em textos (corpus). Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa, a metodologia ou enfoque metodológico utilizado, o contexto em que foi desenvolvido e os tipos de estudo e áreas envolvidas e os principais resultados e conclusões. As pesquisas são voltadas a alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e desenvolvidas em programas de pós-graduação e seus respectivos grupos de pesquisa. Reforçamos que as pesquisas ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Além disso, é indicado tendência nas relações com o conhecimento experiencial e com o cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos conscientes do desenvolvimento da estatística.

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Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Luzia Roseli da Silva Santos, Universidade Federal do ABC

Doutoranda do curso de pós-graduação stricto sensu em Ensino e História da Ciências e da Matemática da UFABC; Mestra em Ensino e História da Ciências e da Matemática da UFABC; Especialista em Informatica na saúde pela UNIFESP; Especialista em Planejamento, Implementação e gestão EAD pela UFF; Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial pela São Luis, Especialista em Neuropsicopedagogia pela FALC; Especialista em Autismo pela FAVENI; Especialista em neuropsicopedagogia clinica e institucional pelo Instituto Limbios; Especialista em Neurociência e reabilitação cognitiva pelo instituto Limbios; Especialista em Informática na saúde pela UNIFESP; Especialista em Deficiência Intelectual pela FALP; graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela UNIJALES; Licenciatura em Artes Visuais pela UNIMES e Tecnóloga em Informática para Gestão de Negócios pela FATEC. Atua como coordenadora no Departamento Educacional Especializado na secretaria de educação de Barueri - SP. Atua como professora de Educação especial na prefeitura de São Bernardo do Campo.

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; SANTOS, Luzia Roseli da Silva.
A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 55–80, 30 Set 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19890. Acesso em: 27 dez 2024.

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