A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.40Palavras-chave:
Livro Paradidático, Ensino de Estatística, Ensino Fundamental, Publicações Científicas, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
O objetivo desse trabalho foi analisar sistematicamente a literatura no Brasil, por meio de artigos científicos, livros ou capítulos de livro, monografias e dissertações e teses de pós-graduações stricto sensu, que utilizaram ou criaram livros paradidáticos para o ensino de estatística no ensino fundamental. Os bancos de dados pesquisados foram: o Portal de Domínio Público, Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico, a partir do sistema de palavras-chave, Livro Paradidático como primeira opção (E) Estatística (E) Ensino Fundamental (E) Educação. Treze estudos foram considerados como resultados, no período de 2002 até 2021, e o software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise multidimensional a partir da organização em textos (corpus). Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa, a metodologia ou enfoque metodológico utilizado, o contexto em que foi desenvolvido e os tipos de estudo e áreas envolvidas e os principais resultados e conclusões. As pesquisas são voltadas a alunos e professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e desenvolvidas em programas de pós-graduação e seus respectivos grupos de pesquisa. Reforçamos que as pesquisas ainda são incipientes, evidenciando a necessidade de mais pesquisas. Além disso, é indicado tendência nas relações com o conhecimento experiencial e com o cotidiano, contribuindo para formação de cidadãos conscientes do desenvolvimento da estatística.
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