Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.19

Palavras-chave:

ensino por investigação, sequência de ensino investigativo, leitura, anos iniciais

Resumo

Este estudo partiu do interesse em mapear como vêm sendo utilizados os textos na construção de Sequências de Ensino Investigativo (SEIs), da área de Ciências da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, buscamos responder, ao longo da pesquisa, as seguintes questões problemas: Como vêm sendo utilizados os textos na construção de SEI da área de Ciências da Natureza nos anos iniciais? Quais são suas funções, gêneros textuais e lugares que estes textos ocupam nestas sequências didáticas? Para respondermos as problemáticas propostas, foi realizado um levantamento de dissertações produzidas em mestrados profissionais, publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período dos anos de 2012 a 2021. Para compor os dados, investigamos os trabalhos que apresentavam, no corpo do texto, o planejamento de SEI, direcionada a trabalhar os conteúdos de Ciências da Natureza com estudantes dos
anos iniciais. Os dados revelaram uma preocupação, por parte dos professores/pesquisadores, em inserir, nas aulas de Ciências, momentos de leitura de textos com as crianças; bem como, destacamos, como ponto positivo da pesquisa, a diversidade de gêneros textuais presentes nos trabalhos selecionados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris de Almeida Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, subárea de concentração Pedagogia, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências da UFAL. Atualmente, é doutoranda em Educação (PPGE-UFAL) e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca/AL, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luciana Sedano, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na docência da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Possui experiência também na docência em Educação de Jovens e Adultos e em Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio. Atua em diferentes projetos de formação de professores. Professora de cursos de especialização em ensino de ciências, educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Membro do Conselho Editorial da Editus - Editora da UESC. Pesquisadora Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA), Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores da Educação Básica (PPGE), onde cumpriu a vice coordenação do Colegiado do Programa; e do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Pesquisa principalmente nas seguintes áreas temáticas: didática e práticas de ensino, ensino de Ciências, ensino por investigação e formação de professores.

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, e Doutorado em Ensino (Rede RENOEN) orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor e o uso de ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 39 – 49.

BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de Ciências por Investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 462 –479, 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposição de sequencias de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p.1 – 20.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação = Theoretical and methodological fundamentals of investigative teaching. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765–794, dez. 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino por investigação: as pesquisas que desenvolvemos no LaPEF. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 1-19, 2021.

COLOMER, Tereza; CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. trad. Fátima Murad – Porto Alegre: Artmed, 2002.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura:

passos para sua elaboração. Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 23, n.1, p. 183-184, jan./mar. 2014.

KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004.

LORENZETTI, Leonir. A promoção e avaliação da alfabetização científica nos anos iniciais. In: VIVEIRO, Alessandra A; MEGID NETO, Jorge (org.). Ensino de Ciências para crianças: fundamentos, práticas e formação de professores. Itapetininga: Edições Hipótese, 2020. p. 9 – 26.

NIGRO, Rogério Gonçalves. Textos e leitura na educação em ciências: contribuições para a alfabetização científica em seu sentindo mais fundamental. 2007. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de David Wesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 879–910, e748. 2019.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 41 – 62.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. esp., p. 49 - 67, nov. 2015.

SASSERON, Lúcia Helena; MACHADO, Vítor Fabrício. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

SANTANA, Uilian dos Santos; SEDANO, Luciana. Práticas epistêmicas no Ensino de Ciências por Investigação: contribuições necessárias para a Alfabetização Científica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 2, p. 378-403, ago. 2021.

SEDANO, Luciana. Compreensão leitora nas aulas de ciências. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação de São Paulo, São Paulo, 2010.

SEDANO, Luciana. Ciências e leitura: um encontro possível. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 77 – 92.

SEDANO, Luciana; SOUZA, Caroline Batista Silva de; VAILLANT, Frédéric André Robert. Leitura e ensino de ciências nos anos iniciais: análise das pesquisas do ENPEC (1997-2017). ACTIO: Docência em Ciências, v. 4, n. 3, p. 610-628, 2019.

SILVA, Tamiris de Almeida; SOUZA, Silvana Paulina de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 346-366, set./dez. 2019.

SILVA, Tamiris de Almeida Silva. Ensino de ciências por investigação: contribuições da leitura para a alfabetização científica nos anos iniciais. 2020. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciências e da Matemática) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.

SILVA, Maíra Batistoni e; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio, Belo Horizonte, v. 23, p. 1-20, 2021.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2021.

SOLINO, A.P.; FERRAZ, A.T; SASSERON, L.H. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. In: Atas do XXI Simpósio de Nacional de Ensino de Física 2015, Uberlândia. Anais do XXI SINEF. Uberlândia, MG, 2015.

TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização Científica: questões para reflexão. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 795-809, 2013.

Downloads

Publicado

2024-08-16

Como Citar

SILVA, Tamiris de Almeida; SEDANO, Luciana; FIREMAN, Elton Casado.
Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 16 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20055. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos