AÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.54

Palavras-chave:

ação pedagógica colaborativa, alfabetização, crianças autistas

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar, nos relatórios-dia das atividades colaborativas realizadas por educadores/as em prática de alfabetização com crianças autistas, as contribuições destas ações na aprendizagem dos/as educandos/as. As ações colaborativas a serem analisadas fazem parte de uma pesquisa, financiada pelo CNPq, e realizada em uma unidade especializada, vinculada à Rede Estadual de Ensino de Belém, que atende crianças e adolescentes autistas. Consiste em pesquisa bibliográfica e documental. Os documentos fontes de análise deste estudo são os relatórios-dia elaborados após as atividades pedagógicas realizadas pelos educadores/as na unidade especializada. Na sistematização e análise dos dados é utilizada a técnica da categorização. Entre os resultados destaca-se que as atividades colaborativas favoreceram a interação entre os/as educandos/as, viabilizaram a participação das ações pedagógicas e contribuíram com a aprendizagem da leitura e da escrita. A mediação dos/as educadores/as e dos/as educandos/as foram fundamentais no processo de aquisição de conhecimentos dos/as educandos/as.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-RJ. Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa- México. Docente e pesquisadora do PPGED e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e da Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Bolsista produtividade do CNPq2. Brasil. 

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de.
AÇÃO PEDAGÓGICA COLABORATIVA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 371–386, 30 Set 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22920. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos