Cultura em sala de aula: revisão sistemática sobre a integração do artesanato na educação de povos tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25019

Palavras-chave:

artesanato, educação, povos tradicionais, revisão de literatura

Resumo

Nas últimas décadas, uma parcela significativa dos chamados povos tradicionais participantes do processo de desenvolvimento cultural e social nacional tem manifestado demandas por um ensino adaptado às suas realidades territoriais e socioculturais. Este apelo é respaldado pelo reconhecimento legal da importância de fortalecer as conexões entre identidade e território, bem como seus modos de criar, fazer e viver por meio do acesso à Educação. Nesse contexto, destaca-se o artesanato como um potencial integrador entre conhecimentos tradicionais e formais no ensino diferenciado. Este estudo apresenta uma revisão da literatura nacional, com ênfase na região Nordeste do Brasil, sobre as relações entre artesanato e Educação no ensino diferenciado, incluindo práticas pedagógicas que evidenciam essa conexão. A revisão seguiu um protocolo sistemático, com buscas nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO-Brasil) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A literatura selecionada foi analisada com o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ), totalizando 27 documentos. Entre os achados, destaca-se a predominância de estudos voltados para escolas indígenas e a ausência de investigações em escolas quilombolas. A sistematização das iniciativas reportadas aponta que o artesanato pode ser integrado de forma significativa ao ensino de disciplinas como Química, Biologia, Matemática e História. Os resultados sugerem que o artesanato contribui para a afirmação das identidades socioculturais desses grupos no contexto escolar. Contudo, sua consolidação na educação diferenciada requer maior articulação entre políticas públicas, formação docente e produção de materiais pedagógicos contextualizados às especificidades de cada comunidade.

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Biografia do Autor

Tairine Vieira Ferraz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco e funcionária do Banco do Brasil S.A.

Diogo Henrique Helal, Fundação Joaquim Nabuco

Doutor em Ciências Humanas: Sociologia e Política e pós-doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco e professor permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2025-06-26

Como Citar

FERRAZ, Tairine Vieira; HELAL, Diogo Henrique.
Cultura em sala de aula: revisão sistemática sobre a integração do artesanato na educação de povos tradicionais
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1–28, 26 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25019. Acesso em: 13 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos