O perfil dos estudantes evadidos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal da Bahia - Campus Santo Antônio de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25419Palavras-chave:
evasão, estudante evadido, ensino superior, Institutos Federais de EnsinoResumo
Este trabalho tem como objetivo explorar e descrever o perfil dos estudantes evadidos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Santo Antônio de Jesus, entre os anos de 2018 e 2023, ao tempo que também discute o fenômeno da evasão. Para isso, coletaram-se dados referentes a 853 estudantes matriculados e 426 evadidos, os quais foram sistematizados e analisados com uso de estatística descritiva, baseando-se em obras como Souza e Freitas (2021), Guerra, Ferraz e Medeiros (2019), entre outros. Como resultado, a pesquisa demonstrou que a evasão foi maior entre alguns grupos, como por exemplo: mulheres; estudantes de baixa renda familiar (até meio salário mínimo per capita); cotistas; e entre aqueles oriundos de escolas públicas. A investigação do perfil do estudante evadido pode nortear políticas e ações voltadas à atenuação do problema.
Downloads
Referências
ALMEIDA, João Antonio da Silva et al. Gestão da Vida Acadêmica: Uma Proposta de Intervenção para Diminuir a Evasão no Ensino Superior. RACE - Revista de Administração do Cesmac, [S. l.], v. 5, p. 289-313, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1140. Acesso em: 10 abr. 2024.
ALMEIDA NETO, Antonio Clodoaldo et al. Uma proposta de análise da evasão no ensino superior do IFBA. Ensino em Foco, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/137. Acesso em: 12 abr. 2024.
ANDRADE, Lígia Viana; SILVA, Regiane Ferreira da; SILVA, Regina Márcia Ferreira. Sistema de cotas no ensino superior: uma análise sobre ingresso e evasão. Revista de Educação e Políticas em Debate, v. 19, n. 02, p. 955-969, 2011.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. 1996. Disponível em: .https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.
ARAÚJO, Edclecia Barbosa de; LIMA, Andreza Maria de. O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais: uma contribuição para a construção de saberes e práticas. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 54-75, jul./dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/65574/1/2021_art_ebaraujoamlima.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/896. Acesso em: 20 abr. 2024.
BOHRER, Marcos; FONSECA, Ludmila Losada da; KAERCHER, Nestor André. Os Institutos Federais na faixa de fronteira: criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12962, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12962. Acesso em: 24 set. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 abr. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 436/2001. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase I. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96261-1-plano-expansao-rede-federal-fase-i&category_slug=setembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. Brasília, DF, 2014
BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 28 abr. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília: Inep, 2022a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Portal do Ministério do Planejamento. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Brasília, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/cmap/politicas/area/educacao/gastos-diretos/RFEPCT. Acesso em: 01 out. 2024.
BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires. A evasão na educação superior tecnológica do MS: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. 2021. 1 recurso online.179 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464. Acesso em: 15 abr. 2024.
BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 5, p. 9-16, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/6F8TQQbf5N3ZsDPGzJJXj9p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024.
CARDOSO, Claudete Batista. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/44.pdf. Acesso em: 17 set. 2024.
CIVALSCI, Elaine de Lourdes. Cursos superiores de graduação tecnológica: estigma discriminatório? 142 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
COIMBRA, Camila Lima; SILVA, Leonardo Barbosa; COSTA, Natália Cristina Dreossi. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e228764, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186951. Acesso em: 12 abr. 2024.
CUNHA, Emmanuel Ribeiro; MOROSINI, Marília Costa. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, vol. 7, n. 14, p. 82-89, ago./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/283/246. Acesso em: 20 mar. 2024.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
GUERRA, Lenin Cavalcanti Brito; FERRAZ, Rita Maria Correia; MEDEIROS, Jássio Pereira de. Evasão na educação superior de um instituto federal do nordeste brasileiro (Evasion in higher education of a federal institute of the brazilian northeast). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 533-553, 2019. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2529. Acesso em: 12 abr. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Cidades. Bahia. Santo Antônio de Jesus. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/santo-antonio-de-jesus/panorama. Acesso em: 30 set. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - Inep. Censo da Educação Superior 2022: divulgação dos resultados. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.
MORAES, Gustavo Henrique et al. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília: Editora Evobiz, 2020. Livro Eletrônico (131 p.). Disponível em: https://dadosabertos.mec.gov.br/images/pdf/grm-2020-isbn-revisado.pdf. Acesso em: 14 maio 2023.
MUSSLINER, Bruno Osvaldo et al. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 42674-42692, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28957. Acesso em: 10 abr. 2024.
OLIVEIRA, Bruna de; GUIMARÃES, Lucas José; SANTANA, Thainá Nunes Pires. O caminho para a redução da evasão de estudantes nas instituições de ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 18, p. 155-164, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1864. Acesso em: 10 abr. 2024.
PAZ, Fábio; CAZELLA, Sílvio. Identificando o perfil de evasão de alunos de graduação através da Mineração de dados Educacionais: um estudo de caso de uma Universidade Comunitária. In: WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2017. Anais [...]. 2017. p. 624.
PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A Rede Federal de Educação Tecnológica e o desenvolvimento local. 122 f. 2003. Dissertação (Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades) – Universidade Cândido Mendes, Campos dos Goytacazes, RJ, 2003. Disponível em: https://cidades.ucam-campos.br/wp-content/uploads/2012/10/luiz_augusto_caldas_pereira.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.
PERETTA, Anabela Almeida Costa; OLIVEIRA, Ítalo Weiner Martins de; LIMA, Luana Mundin de. Roda de conversa sobre evasão: a psicologia escolar no ensino superior. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e186484, 2019.
PLATAFORMA NILO PEÇANHA - PNP. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 24 set. 2024.
PRESTES, Emília Maria da Trindade; FIALHO, Maríllia Gabriella Duarte. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, p. 869-889, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3yg5dbpbt6SWdKtpVZ8mNsv/. Acesso em: 25 abr. 2024.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Santo Antônio de Jesus, BA. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/perfil/municipio/292870#sec-demografia. Acesso em: 10 out. 2024.
RISTOFF, Dilvo. Evasão: exclusão ou mobilidade. Florianópolis: UFSC, 1995.
SILVA, Everson Mizael Cortez. Um modelo descritivo para auxiliar o acompanhamento da evasão escolar nos cursos técnicos e superiores no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus do São Gonçalo do Amarante. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28334. Acesso em: 12 abr. 2024.
SILVA, Leonardo Barbosa e; MARQUES, Felipe Jabali. A assistência estudantil na educação federal brasileira e a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 38, n. 01, p. e112696, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112696. Acesso em: 13 abr. 2025.
SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/346. Acesso em: 19 abr. 2023.
SOUZA, Clair Teresinha de; PETRÓ, Caroline da Silva; GESSINGER, Rosana Maria. Um estudo sobre evasão no ensino superior do Brasil nos últimos dez anos. Congresos CLABES. 2012. Disponível em: https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/868. Acesso em: 12 abr. 2024.
SOUZA, Elisângela de; FREITAS, Lourdes Francisca. Um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10757, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10757. Acesso em: 20 abr. 2023.
TAVARES, Vanessa dos Santos; PASSONE, Eric Ferdinando. Evasão em cursos de graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão bibliográfica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23092, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23092. Acesso em: 13 dez. 2024.
TEIXEIRA, Rita de Cássia Petrarca; MENTGES, Manuir José; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. [S. l.], 2019. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/Evasao_no_Ensino_Superior_um_Estudo_Sistematico.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.
TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana Anita. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos?: ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 19, p. 89-110, 2014.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU. Acórdão nº 506/2013 – Plenário, de 13 de março de 2013. Brasília, 13 de março de 2013.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU. Acórdão nº 986/2024 - Plenário. Relator: Ministro Antônio Anastasia. 2024. Disponível em: https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/redireciona/acordao-completo/ACORDAO-COMPLETO-2641961. Acesso em: 01 out. 2024
VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando?. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 908-937, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4009. Acesso em: 20 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.