O perfil dos estudantes evadidos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal da Bahia - Campus Santo Antônio de Jesus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n2e25419

Palavras-chave:

evasão, estudante evadido, ensino superior, Institutos Federais de Ensino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar e descrever o perfil dos estudantes evadidos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal da Bahia (IFBA) - Campus Santo Antônio de Jesus, entre os anos de 2018 e 2023, ao tempo que também discute o fenômeno da evasão. Para isso, coletaram-se dados referentes a 853 estudantes matriculados e 426 evadidos, os quais foram sistematizados e analisados com uso de estatística descritiva, baseando-se em obras como Souza e Freitas (2021), Guerra, Ferraz e Medeiros (2019), entre outros. Como resultado, a pesquisa demonstrou que a evasão foi maior entre alguns grupos, como por exemplo: mulheres; estudantes de baixa renda familiar (até meio salário mínimo per capita); cotistas; e entre aqueles oriundos de escolas públicas. A investigação do perfil do estudante evadido pode nortear políticas e ações voltadas à atenuação do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djair Araújo Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2024). Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduada em Pedagogia pela FEBA (1995), Especialista em Psicopedagogia pelo CEPOM (1997), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS (2004) e Doutora em Educação pela UFBA (2008). Experiência na área de Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas, Avaliação e Tecnologias de Informação e da Comunicação. Professora Associada do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação do Campo (UFRB). Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB). Membro/presidente do Conselho Editorial da Editora da UFRB. Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação da UFRB (jul/2015-jan/2018). Pró-Reitora de Graduação da UFRB (fev/2018-out/2019). Superintendente da Editora da UFRB (Gestão 2019-2023; Gestão de 2023 até o momento). Membro/Presidente do Conselho Editorial da EDUFRB (jul/2010 até o momento). Membro da Comissão Técnica e Acompanhamento da Avaliação - CTAA/Inep/MEC, subcolegiado de Educação, desde julho de 2022.

Referências

ALMEIDA, João Antonio da Silva et al. Gestão da Vida Acadêmica: Uma Proposta de Intervenção para Diminuir a Evasão no Ensino Superior. RACE - Revista de Administração do Cesmac, [S. l.], v. 5, p. 289-313, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/administracao/article/view/1140. Acesso em: 10 abr. 2024.

ALMEIDA NETO, Antonio Clodoaldo et al. Uma proposta de análise da evasão no ensino superior do IFBA. Ensino em Foco, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/137. Acesso em: 12 abr. 2024.

ANDRADE, Lígia Viana; SILVA, Regiane Ferreira da; SILVA, Regina Márcia Ferreira. Sistema de cotas no ensino superior: uma análise sobre ingresso e evasão. Revista de Educação e Políticas em Debate, v. 19, n. 02, p. 955-969, 2011.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. 1996. Disponível em: .https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.

ARAÚJO, Edclecia Barbosa de; LIMA, Andreza Maria de. O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais: uma contribuição para a construção de saberes e práticas. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 26, p. 54-75, jul./dez. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/65574/1/2021_art_ebaraujoamlima.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.

BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, p. 355-374, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/896. Acesso em: 20 abr. 2024.

BOHRER, Marcos; FONSECA, Ludmila Losada da; KAERCHER, Nestor André. Os Institutos Federais na faixa de fronteira: criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e12962, 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12962. Acesso em: 24 set. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 28 abr. 2024.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 12 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 436/2001. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0436.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase I. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=96261-1-plano-expansao-rede-federal-fase-i&category_slug=setembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal. Brasília, DF, 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal. Acesso em: 28 abr. 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília: Inep, 2022a. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.

BRASIL. Portal do Ministério do Planejamento. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Brasília, 2022b. Disponível em: https://www.gov.br/planejamento/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/cmap/politicas/area/educacao/gastos-diretos/RFEPCT. Acesso em: 01 out. 2024.

BRESSAN, Vanessa Ramos Ramires. A evasão na educação superior tecnológica do MS: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. 2021. 1 recurso online.179 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2464. Acesso em: 15 abr. 2024.

BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 5, p. 9-16, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/6F8TQQbf5N3ZsDPGzJJXj9p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2024.

CARDOSO, Claudete Batista. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/44.pdf. Acesso em: 17 set. 2024.

CIVALSCI, Elaine de Lourdes. Cursos superiores de graduação tecnológica: estigma discriminatório? 142 f. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

COIMBRA, Camila Lima; SILVA, Leonardo Barbosa; COSTA, Natália Cristina Dreossi. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e228764, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186951. Acesso em: 12 abr. 2024.

CUNHA, Emmanuel Ribeiro; MOROSINI, Marília Costa. Evasão na educação superior: uma temática em discussão. Revista Cocar, Belém, vol. 7, n. 14, p. 82-89, ago./dez., 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/283/246. Acesso em: 20 mar. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUERRA, Lenin Cavalcanti Brito; FERRAZ, Rita Maria Correia; MEDEIROS, Jássio Pereira de. Evasão na educação superior de um instituto federal do nordeste brasileiro (Evasion in higher education of a federal institute of the brazilian northeast). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 533-553, 2019. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2529. Acesso em: 12 abr. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Cidades. Bahia. Santo Antônio de Jesus. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/santo-antonio-de-jesus/panorama. Acesso em: 30 set. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - Inep. Censo da Educação Superior 2022: divulgação dos resultados. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2022/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2022.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.

MORAES, Gustavo Henrique et al. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília: Editora Evobiz, 2020. Livro Eletrônico (131 p.). Disponível em: https://dadosabertos.mec.gov.br/images/pdf/grm-2020-isbn-revisado.pdf. Acesso em: 14 maio 2023.

MUSSLINER, Bruno Osvaldo et al. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 42674-42692, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28957. Acesso em: 10 abr. 2024.

OLIVEIRA, Bruna de; GUIMARÃES, Lucas José; SANTANA, Thainá Nunes Pires. O caminho para a redução da evasão de estudantes nas instituições de ensino superior. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 18, p. 155-164, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1864. Acesso em: 10 abr. 2024.

PAZ, Fábio; CAZELLA, Sílvio. Identificando o perfil de evasão de alunos de graduação através da Mineração de dados Educacionais: um estudo de caso de uma Universidade Comunitária. In: WORKSHOPS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2017. Anais [...]. 2017. p. 624.

PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A Rede Federal de Educação Tecnológica e o desenvolvimento local. 122 f. 2003. Dissertação (Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades) – Universidade Cândido Mendes, Campos dos Goytacazes, RJ, 2003. Disponível em: https://cidades.ucam-campos.br/wp-content/uploads/2012/10/luiz_augusto_caldas_pereira.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.

PERETTA, Anabela Almeida Costa; OLIVEIRA, Ítalo Weiner Martins de; LIMA, Luana Mundin de. Roda de conversa sobre evasão: a psicologia escolar no ensino superior. Psicologia Escolar e Educacional, v. 23, p. e186484, 2019.

PLATAFORMA NILO PEÇANHA - PNP. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 24 set. 2024.

PRESTES, Emília Maria da Trindade; FIALHO, Maríllia Gabriella Duarte. Evasão na educação superior e gestão institucional: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, p. 869-889, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/3yg5dbpbt6SWdKtpVZ8mNsv/. Acesso em: 25 abr. 2024.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Santo Antônio de Jesus, BA. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/perfil/municipio/292870#sec-demografia. Acesso em: 10 out. 2024.

RISTOFF, Dilvo. Evasão: exclusão ou mobilidade. Florianópolis: UFSC, 1995.

SILVA, Everson Mizael Cortez. Um modelo descritivo para auxiliar o acompanhamento da evasão escolar nos cursos técnicos e superiores no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus do São Gonçalo do Amarante. 2019. 165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28334. Acesso em: 12 abr. 2024.

SILVA, Leonardo Barbosa e; MARQUES, Felipe Jabali. A assistência estudantil na educação federal brasileira e a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 38, n. 01, p. e112696, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/112696. Acesso em: 13 abr. 2025.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/346. Acesso em: 19 abr. 2023.

SOUZA, Clair Teresinha de; PETRÓ, Caroline da Silva; GESSINGER, Rosana Maria. Um estudo sobre evasão no ensino superior do Brasil nos últimos dez anos. Congresos CLABES. 2012. Disponível em: https://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/868. Acesso em: 12 abr. 2024.

SOUZA, Elisângela de; FREITAS, Lourdes Francisca. Um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10757, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10757. Acesso em: 20 abr. 2023.

TAVARES, Vanessa dos Santos; PASSONE, Eric Ferdinando. Evasão em cursos de graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma revisão bibliográfica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23092, 2023. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23092. Acesso em: 13 dez. 2024.

TEIXEIRA, Rita de Cássia Petrarca; MENTGES, Manuir José; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Evasão no ensino superior: um estudo sistemático. [S. l.], 2019. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/15080/2/Evasao_no_Ensino_Superior_um_Estudo_Sistematico.pdf. Acesso em: 12 abr. 2024.

TONTINI, Gérson; WALTER, Silvana Anita. Pode-se identificar a propensão e reduzir a evasão de alunos?: ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 19, p. 89-110, 2014.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU. Acórdão nº 506/2013 – Plenário, de 13 de março de 2013. Brasília, 13 de março de 2013.

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU. Acórdão nº 986/2024 - Plenário. Relator: Ministro Antônio Anastasia. 2024. Disponível em: https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/redireciona/acordao-completo/ACORDAO-COMPLETO-2641961. Acesso em: 01 out. 2024

VITELLI, Ricardo Ferreira; FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando?. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 908-937, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4009. Acesso em: 20 abr. 2023.

Publicado

2025-06-26

Como Citar

SANTOS, Djair Araújo; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack.
O perfil dos estudantes evadidos dos cursos superiores de tecnologia do Instituto Federal da Bahia - Campus Santo Antônio de Jesus
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 1–29, 26 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25419. Acesso em: 27 jun 2025.

Edição

Seção

Artigos