Os reflexos da Pandemia no atendimento da Educação Infantil do Estado da Paraíba/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v32n3e25750

Palavras-chave:

educação infantil, pandemia, planos de educação, meta 1: atendimento

Resumo

Este artigo analisa os possíveis reflexos da pandemia da Covid-19 no atendimento educacional das crianças de 0 a 5 anos de idade e do alcance da Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE/2014/2024), considerando como recorte temporal os anos de 2019 a 2022. Trata-se de uma abordagem de natureza quanti-qualitativa, tendo a pesquisa e a análise documental como técnica de investigação e estratégia metodológica. Os relatórios do Censo Escolar/INEP/MEC e do Censo do IBGE, bem como o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação (PEE/2015-2025) e os Planos Municipais da Educação (PMEs) da Paraíba foram considerados como fontes de pesquisa. Os resultados apontam que a pandemia afetou significativamente as matrículas na Educação Infantil (EI), especialmente entre crianças não-brancas, residentes em áreas rurais, de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Esse impacto resultou no retrocesso da universalização da pré-escola e da expansão de creches, comprometendo o alcance da Meta 1 dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Educação. A análise crítica dos dados revela a necessidade de políticas públicas mais robustas e equitativas para garantir o direito à Educação Infantil, particularmente para aquelas crianças que residem no campo. 

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Biografia do Autor

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA) com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Estágio pós-doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG) e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Práxis Educativa (GEPPPE). É membro fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT), membro do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI) e Conselheiro do CACS Fundeb do município de Campina Grande/PB, é filiado a Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação, (FINEDUCA), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi docente da Universidade Federal do Tocantins UFT (2013/2020) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT(2020/2021) onde foi Vice - Diretor do Campus de Tocantinópolis na Gestão 2014-2018, e atuou como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica (RP/UFT/CAPES 2018/2019), Coordenador de Área do Programa de Iniciação da Docência PIBID/Pedagogia (2016/2017), e como Formador, Supervisor e pesquisador em Programas de Formação docente como o PARFOR/MEC/UFT, PACTO/FNDE/UFT e na EPDS/MEC/UFT. Os principais temas de atuação são: políticas para a educação básica, financiamento da educação básica e políticas para educação infantil e seu financiamento.

Josefa Fabnice de Sousa Freitas, Universidade Federal de Campina Grande; Secretaria Municipal de Educação de Boqueirão /PB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFCG), (2024). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Integrante do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI). Membro do Grupo de Estudos em Políticas e Práxis EDUCATIVA/GEPPPE. Representante discente da Comissão de Bolsas do PPGEd/UFCG. Curadora da FLIBO - Festa Literária de Boqueirão e membro da Associação Boqueirãoense de Escritores. Professora da Educação Básica atuando na área da educação infantil.

Gabriela de Oliveira Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande. Mestra em Educação no Programa de Pós-graduação emEducação da Universidade Federal de Campina Grande e bolsista CAPES.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

SANTOS, Joedson Brito dos; FREITAS, Josefa Fabnice de Sousa; SANTOS, Gabriela de Oliveira.
Os reflexos da Pandemia no atendimento da Educação Infantil do Estado da Paraíba/PB
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–33, 18 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25750. Acesso em: 12 out 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2: Políticas e práticas pedagógicas em contexto pandêmico e pós-pandêmico