O PRIMITIVISMO NO MODERNISMO

Autores

  • Maria Mirtes dos Santos Barros Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a ideia de primitivo no modernismo, a partir das obras de dois artistas e a influência da arte primitiva - para Gauguin, o mundo taitiano, para Picasso, a arte africana. Procuraremos ainda estudar as razões que levaram Gauguin a viver parte de sua vida entre os nativos e a representá-los em suas telas, e que levaram Picasso a incluir a arte africana em sua obra "Les Demoiselles d' Avignon".
Palavras-chave: Modernismo. Primitivismo. Vanguardas artísticas. Gauguin. Picasso.


PRIMITIVISM IN MODERNISM

Abstract: This article aims to analyze the idea of Primitivism in Modernism, from the works of two artists and the influence of primitive art - to Gauguin, the Tahitian world, to Picasso, the African art. The reasons that led Gauguin to live most of his life among the natives and represent them on his screens, and what led Picasso to include the African art in his work "Les Demoiselles d'Avignon" are researched.
Keywords: Modernism. Primitivism. Artistic avant-garde. Gauguin. Picasso.



EL PRIMITIVISMO EN EL MODERNISMO

Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la idea de primitivo en el modernismo, a partir de las obras de dos artistas y la influencia del arte primitivo - a Gauguin, el mundo de Tahití, a Picasso, el arte africano. Vamos a tratar de investigar más a fondo las razones de Gauguin a vivir la mayor parte de su vida entre los indígenas y a
retratarlos en sus cuadros, y también aquellas que llevaron a Picasso para incluir el arte africano en su obra "Les Demoiselles d'Avignon".
Palabras clave: Modernismo. Primitivismo. Artísticas de vanguardia. Gauguin. Picasso.

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Biografia do Autor

Maria Mirtes dos Santos Barros, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (1992), é especialista em alfabetização pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002)
com a tese: "Arte krikati: uma  abordagem sociológica". Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, História da Arte e Museologia. Atua principalmente nas
áreas de Etnologia Indígena e Artes a partir dos seguintes temas: índios do Brasil, povos indígenas do Maranhão,
Krikati, mitologia, rituais, arte indígena e estética.

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Publicado

2011-07-11

Como Citar

BARROS, Maria Mirtes dos Santos.
O PRIMITIVISMO NO MODERNISMO
. Cadernos de Pesquisa, v. 18, n. 1, 11 Jul 2011 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/414. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos