A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA DO DIABO NA OBRA “O CAVALEIRO, A MORTE E O DIABO” DE ALBRECHT DÜRER (1513): análise narrativa e iconográfica

Autores

  • Weeslem Costa de Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Mirtes dos Santos Barros Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Estudo acerca da representação da figura do Diabo na obra "O cavaleiro, a Morte e o Diabo", 1513, de Albrecht Dürer. Nesse trabalho expomos uma abordagem que envolve estruturas religiosas e a ascensão do Cristianismo, expressão religiosa que atinge considerável amplitude na Idade Média, influenciando a produção artística. A arte desse período se ordenou dentro de padrões plásticos vinculados à hegemonia e disseminação dos preceitos da doutrina cristã. Por meio dessas ideias religiosas, surgiram imagens que se projetaram no tempo e que serviram para reforçar, através do imaginário da época, a crença num único Deus. É a partir dessas concepções e de formulações artísticas que a Igreja Católica contribuiu para a elaboração do mito do Diabo, "criatura" representada pelos artistas da Idade Média e do Renascimento, que representa o maior inimigo de Deus e, consequentemente, da religião e da humanidade. Destacamos características, símbolos e imagens usadas na elaboração dessa figura na obra citada do artista Albrecht Dürer.
Palavras-chave: Religião. Idade Média. Cristianismo. Arte. Diabo. Albrecht Dürer.



THE REPRESENTATION OF THE DEVIL'S FIGURE IN THE WORK "THE KNIGHT, THE DEATH AND THE DEVIL", BY ALBRECHT DURER (1513): a narrative and iconographic analysis

Abstract: Study about the representation of the Devil figure in the work Knight-Death-and-the-Devil, 1513, by Albrecht Dürer. In this monograph work, we propose an approach that involves religious structures and the rise of Christianity, religious expression that reaches considerable extent in the Middle Ages influencing the artistic production. The art of this period was arranged within plastics standards linked to hegemony and dissemination of the precepts of the Christian doctrine. Through these religious ideas images have emerged that projected themselves through the times and that served to reinforce through the imagination of the time the belief in one single God. It is from those concepts and artistic formulations that the Catholic Church contributed to the development of the myth of the Devil, "creature" represented by the artists of the Middle Ages and the Renaissance, as the biggest enemy of God and consequently of religion and humanity. Characteristics, symbols and images used in the elaboration of that figure in the referred work of the artist Albrecht Dürer are emphasized.
Keywords: Religion. Middle Ages. Christianity. Art. Devil. Albrecht Dürer.


LA REPRESENTACIÓN DE LA FIGURA DEL DIABLO EN LA OBRA "EL CABALLERO, LA MUERTE Y EL DIABLO" DE ALBRECHT DÜRER (1513): un análisis narrativo e iconográfico

Resumen: Investigación acerca de la representación de la figura del Diablo en la obra "O cavaleiro, a Morte  e o Diabo", 1513, de Albrecht Dürer. En ese trabajo expondremos un abordaje que involucra estructuras religiosas y la ascensión del Cristianismo, expresión religiosa que alcanza considerable amplitud en la Edad Media, influenciando la producción artística. El arte de ese período se ordenó dentro de padrones plásticos vinculados a la hegemonía y diseminación de los preceptos de la doctrina cristianas. Por medio de esas ideas religiosas, surgieron imágenes que se proyectaron en el tiempo y que sirvieron para reforzar a través del imaginario de la época la creencia en el único Dios. Es a partir de esas concepciones y de formulaciones artísticas que la Iglesia Católica contribuyó para la elaboración del mito del Diablo, "criatura" representada por los artistas de la Edad Media y del Renacimiento, que representa el mayor enemigo
de Dios y, consecuentemente, de la religión y de la humanidad. Destacamos características, símbolos e imágenes usadas en la elaboración de esa figura en la obra citada del artista Albrecht Dürer.
Palabras clave: Religión. Edad Media. Cristianismo. Arte. Diablo. Albrecht Dürer.



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Biografia do Autor

Weeslem Costa de Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Atualmente é professor de Arte da rede pública e particular de São Luis. Tem experiência com pesquisas em arte, cultura popular, e atividades de educação
patrimonial.

Maria Mirtes dos Santos Barros, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (1992), é especialista em alfabetização pela Universidade Federal do Maranhão (1995), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor adjunto III da
Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação e Museologia. Atua principalmente nas
áreas de Etnologia Indígena e Artes a partir dos seguintes temas: índios do Brasil, povos indígenas do Maranhão,
Krikati, mitologia, rituais, arte indígena e estética.

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Como Citar

LIMA, Weeslem Costa de; BARROS, Maria Mirtes dos Santos.
A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA DO DIABO NA OBRA “O CAVALEIRO, A MORTE E O DIABO” DE ALBRECHT DÜRER (1513): análise narrativa e iconográfica
. Cadernos de Pesquisa, v. 18, n. 3, 23 Nov 2011 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/646. Acesso em: 28 dez 2024.

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Seção

Artigos