THE PANDEMIC, TEACHING WORK AND NEW CONFRONTS TO CAPITAL

Authors

  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0003-0217-3805
  • Janaína de Oliveira Menezes Professora e coordenadora da Educação Básica em Itabuna-Ba.
  • Cláudia Batista da Silva Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - Ba.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.15

Keywords:

Pandemia. Covid-19. Ensino remoto. Trabalho docente.

Abstract

This article discusses the impacts of the pandemic on teaching work and is based on survey data,
originated from the project “The impacts of the use of educational technologies through remote teaching in
school activities, in the municipalities located in the state of Bahia, in the context of Covid-19 pandemic ”. This research was carried out between April and May 2020 and involved 756 teachers from different levels and modalities of public systems and private education networks. This work was carried out by the Group of Studies and Research on Social Movements, Cultural Diversity and Education of the Countryside and the City, of the State University of Southwest Bahia (GEPEMDECC / UESB). The project’s methodology, and under which this text is oriented, is based on the assumption that the production of knowledge needs to infer issues underlying
the realities that emerge from a historical, economic, political and social scenario that affects, implicitly or explicitly, in the subjects’ lives. As a data collection instrument, it was used a questionnaire made available via Google Forms and applied to teachers. The results point to the registration of the investment in the remote education proposal at the same time that they reveal the weaknesses of this project in Basic Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP, Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da UESB (PPGEd/Uesb); Profa. do PPGE/UESC; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – Gepemdecc/CNPq.

Janaína de Oliveira Menezes, Professora e coordenadora da Educação Básica em Itabuna-Ba.

Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica de Salvador (UCSal); especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e em Diversidade e Inclusão na Educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); graduada em Pedagogia pela UESC; professora e coordenadora da Educação Básica; membro do GEPEMDECC/UESB.

Cláudia Batista da Silva, Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa - Ba.

Mestranda em Educação pela UESB; membro do GEPEMDEC/UESB; coordenadora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa – BA; especialista em Alfabetização e Letramento e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

References

AMORIM, Gabriel. Coronavírus foi identificado pela primeira vez nos anos 1960. Correio 24h, Salvador, 30 jan. 2020, 10h36. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-foi-identificado-pela-primeira-vez-nos-anos-1960/. Acesso em: 20 jul. 2020.

BACICH, Lilian. Ensino híbrido: relato de formação e prática docente para a personalização e uso integrado das tecnologias digitais na educação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO — SIMEDUC, 7., 2016, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2016. p. 1-13. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/viewFile/3323/1251. Acesso em: 20 jul. 2020.

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Decreto nº 19.529, de 16 de março de 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Salvador: Casa Civil, 2020a. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020. Acesso em: 10 abr. 2020.

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Decreto nº 19.549, de 19 de março de 2020. Declara Situação de Emergência em todo o território baiano, afetado por Doença Infecciosa Viral - COBRADE 1.5.1.1.0, conforme a Instrução Normativa do Ministério da Integração Nacional nº 02, de 20 de dezembro de 2016, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e dá outras providências. Salvador: Casa Civil, 2020b. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19549-de-18-de-marco-de-2020. Acesso em: 10 abr. 2020

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Conselho de Educação. Resolução CEE nº 27, de 25 de março de 2020. Orienta as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino sobre o desenvolvimento das atividades curriculares, em regime especial, enquanto permanecerem os atos decorrentes do Decreto Estadual nº. 19.529, de 16 de março de 2020, que estabelece as medidas temporárias para o enfrentamento de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional - ESPIN, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID19. Salvador: SEC, 2020c. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/homologadares272020.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.057, 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, [2017]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20238603/do1-2017-05-26-decreto-n-9-057-de-25-de-maio-de-2017-20238503. Acesso em: 22 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Instrução normativa nº 2, de 20 de dezembro de 2016. Estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências. Brasília, DF: MI, [2016]. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/24789597/do1-2016-12-22-instrucao-normativa-n-2-de-20-de-dezembro-de-2016--24789506. Acesso em: 24 jul. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988.

BRITO, Regivane dos Santos; PRADO, Jany Rodrigues; NUNES, Claudio Pinto. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 165-174, set./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6676/pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.

CARDOSO, Jafé da Silva. As condições de trabalho docente na educação do campo no município de Medeiros Neto/BA: precarização e alienação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/?post_type=producao. Acesso em: 24 jul. 2020.

CHEPTULIN, Alexandre. A dialética materialista. Categorias e leis da dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 2004.

DISTANCIAMENTO social x economia: o falso dilema precisa ser desfeito. OXFAM Brasil, [São Paulo], 21 maio 2020. Disponível em https://www.oxfam.org.br/blog/distanciamento-social-e-economia/. Acesso em: 20 jul. 2020.

FERREIRA, Kátia Zanvettor. Quando o professor é notícia? Imagens de professor e imagens do jornalismo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082012-135123/pt-br.php. Acesso em: 24 maio 2020.

LIVE PPGED/UESB 24/04/2020. Mediador: Adenilson Cunha. Entrevistadas: Ester Figueiredo e Daniele Freire. Tema: Atividades escolares em cenários de pandemia. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (118 min). Publicado pelo canal PPGEd UESB. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-jYZ7opPwLts. Acesso em: 4 jul. 2020.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MARTINS, João Rodrigo Vedovato. Educação como lócus de luta de classe na pandemia. In: SOARES, Sávia Bona V. et. al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra sem Amos, 2020. v. 1. p. 15-19. Disponível em: https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/05/coronavc3adrus-educac3a7c3a3o-e-luta-de-classes-no-brasil-2.pdf. Acesso em: 30. jul. 2020.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Feuerbach). 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.

MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. v. 1, t. 1.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. (Mundo do trabalho).

NITAHARA, Akemi. Coronavírus chegou ao Brasil pela Europa, América do Norte e Oceania. Agência Brasil, Brasília, DF, 2 jun. 2020, 11h33. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/coronavirus-chegou-ao-brasil-pela-europa-america-do-norte-e-oceania. Acesso em: 25 jul. 2020.

NUNES, Claudio Pinto; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2017.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE — OPAS BRASIL. Folha Informativa Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Brasília, DF, 2 fev. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 17 jul. 2020.

OLIVEIRA, Francisco de. O elo perdido. Classe e identidade de classe. São Paulo: Brasiliense, 1987.

QEDU. Questionário Professor Prova Brasil 2017. In: QEDU. Bahia: Pessoas: Professores. São Paulo: QEDU, [2020]. Disponível em: https://qedu.org.br/estado/105-bahia/pessoas/professor. Acesso em: 20 jul. 2020.

SANTOS, Arlete Alves; CUNHA JUNIOR, Adenilson Souza. Os Impactos da utilização das tecnologias educacionais por meio do ensino remoto nas atividades escolares nos municípios localizados no estado da Bahia no contexto da pandemia de Covid-19. Vitória da Conquista: Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagens; UESB. 2020. No prelo.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum a consciência filosófica. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora; Autores Associados, 1985.

SOARES, Sávia Bona V. O coronavírus e a modernização conservadora da educação. In: SOARES, Sávia Bona V. et. al. Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil. Brasil: Editora Terra sem Amos, 2020. v. 1. p. 5-14. Disponível em: https://terrasemamos.files.wordpress.com/2020/05/coronavc3adrus-educac3a7c3a3o-e-luta-de-classes-no-brasil-2.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jul. 2020.

Published

2023-11-15

How to Cite

SANTOS, Arlete Ramos dos; MENEZES, Janaína de Oliveira; SILVA, Cláudia Batista da.
THE PANDEMIC, TEACHING WORK AND NEW CONFRONTS TO CAPITAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 343–363, 15 Nov. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14860. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)