SISU IMPACTS ON THE UNIVERSITY

the quality of qualification

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.45

Keywords:

Sistema Unificado de Seleção, SiSU, higher education Pedagogy, success and students permanence, academic culture

Abstract

The text brings considerations on the impact of MEC/Brasil, concerning SiSU, that stands for Sistema Unificado de Seleção – upon geopolitics of federal universities campi, with important repercussion for teaching, pedagogical practice, for the inclusion and permanence of students. Based on a PhD investigation, this study had the Federal University of Pampa, UNIPAMPA in Jaguarão, Rio Grande do Sul, a city in the frontier, as an empirical field. By using empiricism, which involved students and professors, this study explores issues related to their experiences, considered by students as positive for their academic resilience. The results show that the impacts of the politics that created SiSU are visible in the academic pedagogy, as well as for their role in that society. The study demands a perspective that includes diversity, with emphasis on sheltering and cultural mediation processes. It suggests that studies following this path might be intensified, in order to optimize academic inclusion in higher education federal schools, which are public ones.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Darlise Nunes Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS (2003). Especialista em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG/RS (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS (2011). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel/RS (2022). Professora das Séries Iniciais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atuou como Orientadora de Estudos (2013) e Formadora (2014 a 2016) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, vinculada à UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.

Maria Isabel da Cunha, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1968), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1974), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é docente colaboradora no PPG Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É docente convidada da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, formação de professores, pedagogia universitária e ensino superior. Orienta dissertações e teses e tem expressiva produção intelectual em artigos e livros. É Pesquisadora Senior do CNPq. 

References

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. 4ª reimp. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

BRASIL. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União, Brasília, ano 147, n. 18, seção 1, 27 de janeiro de 2010.

CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, v. XXVII, n. 54, p. 525-536, set./dez. 2004.

CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária. Pró-Reitoria de Graduação – Universidade de São Paulo: SP, 2008.

CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009.

CUNHA, Maria Isabel da. ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. Desenvolvimento profissional docente e saberes da educação superior: movimentos e tensões no espaço acadêmico. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 11-22, 31 dez. 2014.

FELICETTI, Vera Lucia. Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES [recurso eletrônico] / Marilia Morosini (org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. Recurso on-line (2 v.); (Ries/Pronex; v.10 e 11). Disponível em: <https://editora.pucrs.br/livro/1563/>. Acesso em: 8 dez. 2021.

FERREIRA, Darlise Nunes. O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação. 2022. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; 2. ed. São Paulo: Cortez; 2000.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa [online]. 1999, v. 25, n. 1. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002>. Acesso em: 9 jun. 2021.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores - A escola como lugar da formação. Correio da Educação, n. 47, 16 fev. 2004. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/12421028.pdf>. Acesso: 08 jun. 2021.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade [on-line]. 2019, v. 44, n. 3. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623684910>. Acesso em: 8 jun. 2021.

ROZEK. Marlene. Educação superior, inclusão e interculturalidade. In.: ZABALZA, Miguel Angel Beraza. Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. (org.). Miguel Angel Beraza Zabalza, Manuir Mentges, Maria Inês Côrte Vitória. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

TARDIF, M. LESSARD, Claude, LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. in: Dossiê: interpretando o trabalho docente, Revista Teoria e Educação, Pannonica Editora LTDA, n. 4, 1991, p. 215-234.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 – Bagé: UNIPAMPA, 2019.

Published

2022-12-29

How to Cite

FERREIRA, Darlise Nunes; CUNHA, Maria Isabel da.
SISU IMPACTS ON THE UNIVERSITY: the quality of qualification
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dec. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19582. Acesso em: 22 nov. 2024.