IMPACTOS DO SISU NA UNIVERSIDADE
a qualidade da formação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.45Parole chiave:
Sistema Unificado de Seleção, SiSU, Pedagogia universitária, sucesso e permanência estudantil, culturas acadêmicasAbstract
O texto traz considerações sobre o impacto da política do MEC/Brasil referente ao Sistema Unificado de Seleção – SiSU – sobre a geopolítica do campus universitários das Instituições Federais, com repercussões importantes para a docência, a prática pedagógica, para a inclusão e permanência dos estudantes. Baseado na investigação de uma tese de doutorado (FERREIRA, 2022) teve como campo empírico a Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus da cidade fronteiriça de Jaguarão no Rio Grande do Sul. Através de uma empiria que envolveu estudantes e professores, explora questões relacionadas com a experiência desses atores, considerados pelos alunos como positivas para a sua resiliência acadêmica. Os resultados indicam que os impactos da política que implantou o SiSU são visíveis na pedagogia universitária, bem como no espaço da cidade. Exige uma perspectiva que inclua a diversidade, dando ênfase para a importância dos processos de acolhimento e mediação cultural. Sugere que se intensifiquem estudos nessa direção para otimizar a inclusão acadêmica na educação superior pública federal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. 4ª reimp. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
BRASIL. Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial da União, Brasília, ano 147, n. 18, seção 1, 27 de janeiro de 2010.
CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, Porto Alegre, v. XXVII, n. 54, p. 525-536, set./dez. 2004.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Cadernos Pedagogia Universitária. Pró-Reitoria de Graduação – Universidade de São Paulo: SP, 2008.
CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: o espaço da pós-graduação em educação em questão. ver. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 81-90, jan./abr. 2009.
CUNHA, Maria Isabel da. ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. Desenvolvimento profissional docente e saberes da educação superior: movimentos e tensões no espaço acadêmico. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 6, n. 11, p. 11-22, 31 dez. 2014.
FELICETTI, Vera Lucia. Enciclopédia Brasileira de Educação Superior – EBES [recurso eletrônico] / Marilia Morosini (org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. Recurso on-line (2 v.); (Ries/Pronex; v.10 e 11). Disponível em: <https://editora.pucrs.br/livro/1563/>. Acesso em: 8 dez. 2021.
FERREIRA, Darlise Nunes. O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação. 2022. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; 2. ed. São Paulo: Cortez; 2000.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa [online]. 1999, v. 25, n. 1. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002>. Acesso em: 9 jun. 2021.
NÓVOA, António. Novas disposições dos professores - A escola como lugar da formação. Correio da Educação, n. 47, 16 fev. 2004. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/12421028.pdf>. Acesso: 08 jun. 2021.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade [on-line]. 2019, v. 44, n. 3. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623684910>. Acesso em: 8 jun. 2021.
ROZEK. Marlene. Educação superior, inclusão e interculturalidade. In.: ZABALZA, Miguel Angel Beraza. Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. (org.). Miguel Angel Beraza Zabalza, Manuir Mentges, Maria Inês Côrte Vitória. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.
TARDIF, M. LESSARD, Claude, LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. in: Dossiê: interpretando o trabalho docente, Revista Teoria e Educação, Pannonica Editora LTDA, n. 4, 1991, p. 215-234.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 – Bagé: UNIPAMPA, 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.