Text mining on gamification in history teaching and inclusion: a systematic review proposal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.68

Keywords:

gamification, History teaching, inclusive education, text mining, systematic review

Abstract

Gamification has demonstrated its effectiveness in the teaching-learning process. This paper aims to present a systematic literature review, conducted on two Brazilian research portals, the Brazilian Digital
Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Scientific Electronic Library Online (SciELO), throughout the first semester of the year 2023, focusing on gamification in history teaching and the inclusive perspective of education, as highlighted by Koller (2014). Through the descriptors: gamification, history teaching, inclusive education, and active methodologies, we seek to analyze how academic works addressed these concepts, identifying patterns and relationships among them through text mining with the Sobek tool. Although we found works on gamification and history, no results were found that related all proposed themes: gamification with history teaching and inclusive education, emphasizing the need for further research on this thematic correlation. 

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Author Biographies

Vinicius Freitas de Menezes, Universidade Federal do Pampa

Graduado em História (PUC-RS, 2005), com pós-graduação em Desenvolvimento Regional (URCAMP, 2008) e Gestão Escolar (2024). Professor na rede municipal de Bagé desde 2006. Membro do Grupo de Pesquisa INCLUSIVE da UNIPAMPA desde 2023 e mestrando em Ensino pela mesma instituição.
E-mail: vinistoria@hotmail.com

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa

Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Licenciada em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa, na UNIPAMPA. Vice-líder do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica, membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) e do Grupo Interinstitucional Minuano. Foi orientadora educacional, gestora, supervisora e professora efetiva nas redes municipal e estadual de ensino de Bagé/RS. Foi Pró-reitora de Graduação da Unipampa de 03/07/2023 até 31/12/2023. Atualmente é Pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão. Tem experiência na área da educação, atuando e investigando temas vinculados a formação de professores, educação inclusiva e práticas pedagógicas.

Cristiano Corrêa Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2012), especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Uniasselvi (2021), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência nos cursos de graduação, nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, com ênfase em Fundamentos de Desenho Técnico e Expressão Gráfica, Engenharia do Produto e Prototipagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Desenho técnico, Representação do Projeto, Expressão Gráfica, Desenvolvimento do Produto, Produtos Cerâmicos, Modelagem e Prototipagem e Informática. Na pós-graduação, é docente do curso de especialização em modelagem computacional em ensino, experimentação e simulação. É membro do mestrado acadêmico em ensino da UNIPAMPA, atuando no desenvolvimento de produtos educacionais, gamificação, modelagem e prototipagem 3D, DUA e Inteligências Múltiplas.

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Published

2024-12-18

How to Cite

MENEZES, Vinicius Freitas de; MARTINS, Claudete da Silva Lima; FERREIRA, Cristiano Corrêa.
Text mining on gamification in history teaching and inclusion: a systematic review proposal
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–23, 18 Dec. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23486. Acesso em: 26 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos