A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: do paradigma artesanal ao profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202118

Palabras clave:

Formação profissional, Formação docente, Formação de professores de Educação Física, Epistemologia da prática, Sociologia configuracional, Norbert Elias

Resumen

O conceito de configuração compreende as relações não estáticas entre indivíduo e sociedade e suas interdependências. Neste contexto, o processo de formação de professores de Educação Física pode registrar características que vão da tentativa-erro, isto é, de uma estrutura configuracional arraigada à perspectiva artesanal, a um paradigma centrado no processo de profissionalização do ensino, incidindo novas visões sobre epistemologia da prática. Emerge dessa transição paradigmática desafios tendo em vista a organização social e as relações entre os campos acadêmico e profissional. Assim, objetivou-se analisar o processo de configuração do campo da formação de professores de Educação Física a partir de suas implicações entre dois paradigmas formativos, o artesanal e o profissional, e suas implicações à compreensão de prática oriunda dessa estruturação. Focalizamos as análises na compreensão de configuração de Norbert Elias e investigamos parte das transformações históricas no campo da formação docente a partir da representação dos paradigmas artesanal e profissional com foco ao conceito de epistemologia da prática e suas implicações. Para a teoria configuracional, no mundo moderno as configurações se tornam cada vez mais evidentes e as relações de interdependência entre indivíduos e sociedade formam uma teia flexível de tensões de acordo com interesses dos grupos e/ou indivíduos e as relações de poder existentes. Conclui-se que a idade da profissão na Educação Física requer novas configurações, aproximando os campos acadêmico (universidade) e educativo (escola) nessa estrutura configuracional arraigada à ideia de epistemologia da prática centrada no campo profissional.

Palavras-chave: formação profissional; formação docente; formação de professores de Educação Física; epistemologia da prática; Sociologia configuracional; Norbert Elias.

FIELD CONFIGURATION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHER EDUCATION: from craft to professional’ paradigm

Abstract

The concept of configuration comprises non-static relations between individual and society and their interdependencies. In this context, the educating process Physical Education teachers can register characteristics that range from trial-error, that is, from a configurational structure rooted in the artisanal perspective, to a paradigm centered on the professionalization process of teaching, focusing on new visions about epistemology of practice. It emerges from this paradigmatic transition challenges in view of the social organization and the relations between the academic and professional fields. The aim of this study was to analyze the process of the configuration of the field of Physical Education teacher education from its implications between two formative paradigms, the craft and the professional, and their implications to the comprehension of practice stemming from this structuring. We focus the analysis on Norbert Elias' understanding of configuration and investigate part of the historical transformations in the field of teacher education based on the representation of the craft and professional paradigms with a focus on the concept of the epistemology of practice and its implications. For configurational theory, in the modern world configurations become increasingly evident, and the interdependence relations between individuals and society form a flexible web of tensions according to the interests of the groups and/or individuals and the existing power relations. It is concluded that the age of the profession in Physical Education requires new configurations, bringing the academic (university) and educational (school) fields closer together in this configurational structure rooted in the idea of epistemology of practice centered in the professional field.

Keywords: professional education; teacher education; Physical Education teacher education; epistemology of practice; configurational Sociology. Norbert Elias.

LA CONFIGURACIÓN DEL CAMPO DE LA FORMACIÓN DE MAESTROS EN LA EDUCACIÓN FÍSICA: del paradigma artesanal al profesional

Resumen

El concepto de configuración comprende las relaciones no estáticas entre individuo y sociedad y sus interdependencias. En este contexto, el proceso de formación de profesores de Educación Física puede registrar características que van desde el intento-error, es decir, de una estructura configuracional arraigada a la perspectiva artesanal, a un paradigma centrado en el proceso de profesionalización de la enseñanza, centrándose en nuevas visiones sobre epistemología de la práctica. En este sentido, se trata de un proceso de transformación social y de relaciones entre los campos académico y profesional. Así, se objetivó analizar el proceso de configuración del campo de la formación de profesores de Educación Física a partir de sus implicaciones entre dos paradigmas formativos, el artesanal y el profesional, y sus implicaciones a la comprensión de la práctica oriunda de esa estructuración. Enfocamos los análisis en la comprensión de la configuración de Norbert Elias e investigamos parte de las transformaciones históricas en el campo de la formación docente a partir de la representación de los paradigmas artesanal y profesional con foco en el concepto de epistemología de la práctica y sus implicaciones. Para la teoría configuracional, en el mundo moderno las configuraciones se vuelven cada vez más evidentes y las relaciones de interdependencia entre individuos y sociedad forman una red flexible de tensiones de acuerdo con intereses de los grupos y/o individuos y las relaciones de poder existentes. Se concluye que la edad de la profesión en la Educación Física requiere nuevas configuraciones, acercando los campos académico (universitario) y educativo (escuela) en esa estructura configuracional arraigada a la idea de epistemología de la práctica centrada en el campo profesional.

Palavras clave: formación profesional; formación docente; formación de maestros de Educación Física; epistemología de la práctica; Sociología configuracional; Norbert Elias. 


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro

Doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, Unesp Rio Claro – SP – Brasil, com período de doutorado sanduíche na Université de Montréal – Quebec – Canadá.  Professor do Centro Universitário de Jaguariúna/SP - Brasil e das redes públicas municipal de Paulínia/SP - Brasil e Campinas/SP - Brasil. 

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista - Unesp Rio Claro

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – SP. Professor Associado do Departamento de Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista, Unesp Rio Claro – SP – Brasil. Docente permanente e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências, Unesp Rio Claro – SP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade – Unesp Interunidades.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; SOUZA NETO, Samuel de.
A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: do paradigma artesanal ao profissional
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 65–89, 29 jun. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10976. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a