LA CIENCIA EN EL “VERDADERO MÉTODO DE ESTUDIO” DE LUIS ANTÓNIO VERNEY

Autores/as

  • Verônica Alves Conceição Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.55

Palabras clave:

Modernidad, Ilustración, Verney, Ciencia

Resumen

El avance del conocimiento científico ha transformado la propia epistemología de la ciencia. La concepción positivista, según la cual la ciencia es un conjunto de conocimientos objetivos, universales y
eternos, regidos por leyes inmutables y extraídos de la realidad a través de una metodología rigurosa se ha
enfrentado a algunas críticas procedentes de las comunidades científicas que implican diferentes reconfiguraciones. Este estudio aborda la ciencia desde el punto de vista de Luís António Verney (1713-1792) en su
obra El verdadero método de estudiar (1746). El texto se constituye como una revisión bibliográfica de base teórica. Como resultado, se constata que los aspectos internos de la obra reflejan los contextos socioeconómicos y culturales de Europa alineados con la formación religiosa de Verney. Se concluye que el diseño del pensamiento educativo para Portugal nace de la coexistencia entre filosofía, ciencia y religión. 

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Biografía del autor/a

Verônica Alves Conceição, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares (UFBA). Graduada em Pedagogia (UEFS), graduanda em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade do Paraná (UNOPAR). Especialista em Psicopedagogia (UNEB) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como pedagoga (UEFS), professora na Educação Básica na cidade de Feira de Santana- BA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e é componente do Comitê Assessor de Divulgação Científica - CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação - Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT-Bolsista FAPITEC/SE). Mestrado em Educação (PPED/UNIT-Bolsista PROCAPS). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda - UNIT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Citas

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Publicado

2022-12-29

Cómo citar

CONCEIÇÃO, Verônica Alves; PORTO, Cristiane Magalhães; ALVES, André Luiz.
LA CIENCIA EN EL “VERDADERO MÉTODO DE ESTUDIO” DE LUIS ANTÓNIO VERNEY
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 dic. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12692. Acesso em: 4 dic. 2024.

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