DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p187-206

Palabras clave:

Docência Universitária, Professor-publicitário, Ensino e aprendizagem,

Resumen

Discutir a Docência Universitária nos cursos de Publicidade e Propaganda é poder contribuir para a formação profissional dos docentes publicitários. A presente pesquisa tem por objetivo estudar e analisar o grau de importância do processo de ensino e aprendizagem para os professores universitários de 22 universidades públicas que lecionam nos cursos de Publicidade e Propaganda.  Como aporte metodológico, dentro das abordagens quantitativas e qualitativas,  aplicou-se um instrumento de pesquisa dividido em três partes: I- Identificação dos sujeitos; II – Categoria de análise: Ensino e Aprendizagem e III – composta pela questão aberta “Como você facilita o ensino e aprendizagem de seus alunos?”. O resultado mostrou que o uso das abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem (Cognitivismo, humanismo e sócio-cultural) ilustra a prática docente dos professores que levam em conta os alunos para articular e o processo de ensino e aprendizagem. São indícios de que o professor publicitário busca conhecer as inovações que ocorrem na área, além de obter conhecimentos para saber ensinar.

UNIVERSITY TEACHING: the process of teaching and learning in the Advertising and Propaganda courses

Abstract

To discuss University Teaching in the Advertising and Propaganda courses is to be able to contribute to the professional training of advertising teachers. This research  aims to study the importance of the teaching and learning process for university professors from 22 public universities in Brazil that teach in Advertising and Propaganda courses. As a methodological contribution, within the quantitative and qualitative approaches, a research instrument was applied in three parts: I- Identification of the subjects; II - Category of analysis: Teaching and Learning and III - composed by the open question "How do you facilitate the teaching and learning for your students?". The result showed that the use of innovative approaches to teaching and learning (Cognitivism, humanism and sociocultural) illustrates the teaching practice of teachers that take into account students to articulate and the process of teaching and learning. They are indications that the advertising teacher seeks to know the innovations that occur in the area, besides obtaining knowledge to know how to teach.

Keywords: University Teaching; Advertising teacher; Teaching and Learning.

DOCENCIA UNIVERSITARIA: el proceso de enseñanza y aprendizaje en los cursos de Publicidad y Propaganda

Resumen

Discutir la Docencia Universitaria en los cursos de Publicidad y Propaganda es poder contribuir para la formación profesional de los docentes publicitarios. La presente investigación tiene por objetivo estudiar y analizar el grado de importancia del proceso de enseñanza y aprendizaje para los profesores universitarios de 22 universidades públicas que enseñan en los cursos de Publicidad y Propaganda. Como aporte metodológico, dentro de los enfoques cuantitativos y cualitativos, se aplicó un instrumento de investigación dividido en tres partes: I- Identificación de los sujetos; II - Categoría de análisis: Enseñanza y Aprendizaje y III - compuesta por la cuestión abierta "¿Cómo usted facilita la enseñanza y el aprendizaje de sus alumnos?". El resultado mostró que el uso de los enfoques innovadores de enseñanza y aprendizaje (Cognitivismo, humanismo y sociocultural) ilustran la práctica docente de los profesores que tienen en cuenta sus alumnos para articular  el proceso de enseñanza y aprendizaje. Son indicios de que el profesor publicitario busca conocer las innovaciones que ocurren en el área, además de obtener conocimientos para saber enseñar.

Palabras clave: Docencia Universitaria; Profesor publicitario; Enseñanza y Aprendizaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Barra do Garças - MT

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Ciência da Informação pela Unesp de Marília, Publicitário.

Silvana Malusá, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia - MG

PHD em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Coordenadora Pedagógica DINTER/UFU/UFPI.

Publicado

2019-11-18

Cómo citar

PEDRINI, Igor Aparecido Dallaqua; MALUSÁ, Silvana.
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Publicidade e Propaganda
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 187–206, 18 nov. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12765. Acesso em: 28 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a