ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p322-340

Palabras clave:

Leitura de romance, Estratégias de leitura, Mediação, Competência leitora, Letramento literário,

Resumen

O objetivo deste estudo é investigar a aplicação de umasequência de leitura, buscando identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de estratégias de leitura. O planejamento das atividades da sequência, que constituem a empiria da investigação, tem como base os pressupostos metodológicos de Cosson (2014) e de Harvey e Goudvis (2007). Além disso, permeiam o estudo as concepções de literatura, promulgada por Candido (1972, 1995), de experiência, conferida por Larrosa (2002), e as concepçõesde mediação e interação, sustentadas por Vigotski (2009). Trata-se de pesquisa-ação, realizada em 2015, com alunos de uma turma de 1º ano de curso técnico integrado ao Ensino Médio, de instituição pública, em Farroupilha-RS. Os resultados da pesquisaapontam para avanços no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos investigados, indicando correlações entre as características de leitores autônomos e as estratégias por eles utilizadas.

TEACHING LITERACY STRATEGIES OF READING IN HIGH SCHOOL: possibility for formation of readers

Abstract: The aim of this study is to investigate the application of reading sequence in order to identify possible improvements in the reading formation process of High School students, considering the independent and effective use of reading strategies. The activities of the sequence, which constitute the empirical research, were planned under the methodological assumptions of Cosson (2014) and Harvey e Goudvis (2007). In addition, the theoretical foundation of this study is constituted by the concepts of literature, promulgated by Candido (1972, 1995), experience, conferred by Larrosa (2002), and the concepts of mediation and interaction, supported by Vigotski (2009). This study is an action research, conducted in 2015, with students of a first year class of a technical course integrated to High School, of a public institution, in Farroupilha-RS. The study results indicate to advances in the development of reading skills of the investigated students, indicating correlations between the characteristics of independent readers and the strategies they use.

Keywords: Novel reading. Reading Strategies. Mediation. Reading competence. Literacy.

Enseñanza de estrategias de lectura literaria en la Enseñanza Media: posibilidad para formación de lectores

Resumen: El objetivo de este estudio es investigar la aplicación de una secuencia de lectura, buscando identificar posibles avances en el proceso de formación lectora del alumno de Enseñanza Media, considerando el uso autónomo y eficaz de estrategias de lectura. El plan de las actividades de la secuencia, que constituyen la empiria de la investigación, tiene como base los presupuestos metodológicos de Cosson (2014) y de Harvey y Goudvis (2007).  Además, impregnan el estudio las concepciones de literatura, promulgada por Cândido (1972, 1995), de experiencia, conferida por Larrosa (2002), y las concepciones de mediación e interacción, sustentadas por Vigotski (2009). Se trata de investigación-acción, realizada en 2015, con alumnos de un grupo de 1º er año de curso técnico integrado a la Enseñanza Media, de institución pública, en Farroupilha-RS. Los resultados de la investigación indican avances en el desarrollo de las habilidades de lectura de los alumnos investigados, indicando correlaciones entre las características de lectores autónomos y las estrategias por ellos utilizadas.

Palabras clave: Lectura de Romance Estrategias de lectura. Mediación. Competencia lectora. Alfabetización literaria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Feltes Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Feliz – RS

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Feliz.

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS) . Caxias do Sul – RS.

Doutora em Letras. Docente no PPGEdu- Universidade de Caxias do Sul - UCS. Pequisadora CNPq.

Publicado

2019-11-18

Cómo citar

ALVES, Karina Feltes; RAMOS, Flávia Brocchetto.
ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade para formação de leitores
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 322–340, 18 nov. 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12776. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.