Sentidos atribuidos al concepto de cotidiano en la enseñanza de ciencias: comprension de investigaciones presentadas en ENPEC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.75

Palabras clave:

cotidiano, contextualización, investigación bibliográfica

Resumen

El objetivo de la investigación fue analizar los sentidos que el término “cotidiano” asume en las investigaciones presentadas en los Encuentros Nacionales de Investigación en Educación en Ciencias
(ENPEC). Para ello, se basó en la interpretación de Agnes Heller sobre el concepto de cotidiano, además de las referencias de la enseñanza de ciencias sobre el tema. Se analizaron 75 artículos publicados en todas las ediciones del ENPEC que trataban de investigaciones que utilizaron lo cotidiano en actividades en la educación básica escritos en lengua portuguesa. Los extractos fueron categorizados a posteriori a partir de los sentidos asumidos por el término “cotidiano”. Se encontraron 4 categorías, a saber: Habitualidad, Conocimientos Previos, Contextualización y Realidad, que fueron agrupadas, con base en el marco teórico, en 2 grandes grupos: Cotidiano como actividad humana genérica no consciente y Cotidiano como actividad humana genérica consciente. Los resultados señalaron que la mayoría de las investigaciones presentadas en los
eventos presentan extractos que tienen significados ligados a la categoría de Habitualidad y que un mismo investigador utiliza el término “cotidiano” con sentidos diferentes, señalando así la necesidad de una discusión sobre cómo se interpreta lo cotidiano en la investigación en el campo de la enseñanza de las ciencias. 

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Biografía del autor/a

Nathalie Guerra Vilela, Universidade Federal de Itajubá

Pós Graduanda em Direito de Família e Sucessões na Faculdade Legale. Possui Mestrado em Educação em Ciências (2022) pela UNIFEI. Possui Pós Graduação em Docência no Ensino Superior (2020) e Graduação em Direito (2012) e ambos pela FEPI - Centro Universitário de Itajubá.

Agenor Pina da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002). Sou professor da Universidade Federal de Itajubá desde 1987 e participo da programa de mestrado em Educação em Ciências, atuando na linha de Processos Formativos e Práticas Pedagógicas. Tenho interesse nas seguintes temas: atividades experimentais, ensino de física, ensino de Astronomia/astrofísica e modelos de PCK a partir de Shulman e interpretadores. Sou coordenador do centro de divulgação científica da UNIFEI, o Espaço InterCiências. Este centro, além de receber visitas orientadas das escolas de educação básica, também realiza trabalhos de divulgação científica nas escolas e praças da região do sul de Minas Gerais. Sou tutor do Grupo PET Formação de Professores em Ciências Exatas na UNIFEI.

João Ricardo Neves da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professor Associado do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Conhecimentos especializados de professores de Física e Matemática, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa na formação de professores. Atua como professor permanente (orientador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFQ/UNIFEI. Exerceu a função de coordenador do curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no período de Agosto/2018 - Dezembro/2022. Atualmente exerce a função de Diretor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). 

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Publicado

2025-02-18

Cómo citar

VILELA, Nathalie Guerra; SILVA, Agenor Pina da; SILVA, João Ricardo Neves da.
Sentidos atribuidos al concepto de cotidiano en la enseñanza de ciencias: comprension de investigaciones presentadas en ENPEC
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 18 feb. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24137. Acesso em: 10 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos