Sentidos atribuídos ao conceito de cotidiano no ensino de ciências: compreensão a partir pesquisas apresentadas nos ENPEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.75

Palavras-chave:

cotidiano, contextualização, pesquisa bibliográfica

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar os sentidos que o termo cotidiano assume nas pesquisas apresentadas nos Encontro Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para isso, baseou-se na interpretação de Agnes Heller sobre o conceito de cotidiano, além dos referencias do ensino de ciências sobre o tema. Foram analisados 75 artigos publicados em todas as edições do ENPEC que tratavam de pesquisas que fizeram uso do cotidiano em atividades na educação básica escritos, em língua portuguesa. Os excertos foram categorizados a posteriori a partir dos sentidos assumidos pelo termo cotidiano. Foram encontradas 4 categorias sendo elas: Habitualidade; Conhecimentos Prévios; Contextualização e Realidade, que foram agrupadas, com base no referencial teórico, em 2 grandes grupos: Cotidiano como atividade humano genérica não consciente e Cotidiano como atividade humano genérica consciente. Os resultados apontaram que a maioria das pesquisas apresentadas nos eventos apresentam excertos que têm significados atrelados à categoria Habitualidade e que um mesmo pesquisador utiliza o termo cotidiano com sentidos diferentes, apontando assim para uma necessidade de discussão sobre como o cotidiano é interpretado pela pesquisa em ensino de ciências. 

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Biografia do Autor

Nathalie Guerra Vilela, Universidade Federal de Itajubá

Pós Graduanda em Direito de Família e Sucessões na Faculdade Legale. Possui Mestrado em Educação em Ciências (2022) pela UNIFEI. Possui Pós Graduação em Docência no Ensino Superior (2020) e Graduação em Direito (2012) e ambos pela FEPI - Centro Universitário de Itajubá.

Agenor Pina da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Possuo graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002). Sou professor da Universidade Federal de Itajubá desde 1987 e participo da programa de mestrado em Educação em Ciências, atuando na linha de Processos Formativos e Práticas Pedagógicas. Tenho interesse nas seguintes temas: atividades experimentais, ensino de física, ensino de Astronomia/astrofísica e modelos de PCK a partir de Shulman e interpretadores. Sou coordenador do centro de divulgação científica da UNIFEI, o Espaço InterCiências. Este centro, além de receber visitas orientadas das escolas de educação básica, também realiza trabalhos de divulgação científica nas escolas e praças da região do sul de Minas Gerais. Sou tutor do Grupo PET Formação de Professores em Ciências Exatas na UNIFEI.

João Ricardo Neves da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Professor Associado do Instituto de Física e Química (IFQ) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente) (2008), mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e Doutorado em Educação para a Ciência pela FC/UNESP - Campus de Bauru. Atua em Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Ensino de Ciências/Ensino de Física, principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores de Física, Conhecimentos especializados de professores de Física e Matemática, Interação entre docentes e Formação de Grupos de Professores, Teoria da Ação Comunicativa na formação de professores. Atua como professor permanente (orientador de mestrado) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do IFQ/UNIFEI. Exerceu a função de coordenador do curso de Graduação em Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) no período de Agosto/2018 - Dezembro/2022. Atualmente exerce a função de Diretor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). 

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Publicado

2025-02-18

Como Citar

VILELA, Nathalie Guerra; SILVA, Agenor Pina da; SILVA, João Ricardo Neves da.
Sentidos atribuídos ao conceito de cotidiano no ensino de ciências: compreensão a partir pesquisas apresentadas nos ENPEC
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 18 Fev 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24137. Acesso em: 10 mar 2025.

Edição

Seção

Artigos