Sentidos atribuídos ao conceito de cotidiano no ensino de ciências: compreensão a partir pesquisas apresentadas nos ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.75Palavras-chave:
cotidiano, contextualização, pesquisa bibliográficaResumo
O objetivo da pesquisa foi analisar os sentidos que o termo cotidiano assume nas pesquisas apresentadas nos Encontro Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para isso, baseou-se na interpretação de Agnes Heller sobre o conceito de cotidiano, além dos referencias do ensino de ciências sobre o tema. Foram analisados 75 artigos publicados em todas as edições do ENPEC que tratavam de pesquisas que fizeram uso do cotidiano em atividades na educação básica escritos, em língua portuguesa. Os excertos foram categorizados a posteriori a partir dos sentidos assumidos pelo termo cotidiano. Foram encontradas 4 categorias sendo elas: Habitualidade; Conhecimentos Prévios; Contextualização e Realidade, que foram agrupadas, com base no referencial teórico, em 2 grandes grupos: Cotidiano como atividade humano genérica não consciente e Cotidiano como atividade humano genérica consciente. Os resultados apontaram que a maioria das pesquisas apresentadas nos eventos apresentam excertos que têm significados atrelados à categoria Habitualidade e que um mesmo pesquisador utiliza o termo cotidiano com sentidos diferentes, apontando assim para uma necessidade de discussão sobre como o cotidiano é interpretado pela pesquisa em ensino de ciências.
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