A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE SURDOS: enunciados que circulam nos Cadernos Cedes

Autores/as

  • Daiane Kipper Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul
  • Janete Inês Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Cláudio José de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.75-87

Palabras clave:

Educação de surdos. Cadernos Cedes. Matemática.

Resumen

Neste trabalho, estamos interessados em examinar um conjunto de artigos publicados no número noventae um (91) dos Cadernos Cedes, que abordam a aprendizagem de matemática por crianças e adolescentessurdos. Para o exercício analítico, na perspectiva foucaultiana, apoiamo-nos na ferramenta teórico-metodológica doenunciado. Para tal, discutimos o material empírico desta investigação, considerando a metodologia, o referencialteórico e os resultados produzidos pelos autores em seus artigos. O material analisado apresentou aproximaçõesem relação à metodologia das investigações, visto que o desenvolvimento das pesquisas dá-se em ambientes escolares,por meio de atividades com alunos, tendo como foco crianças e adolescentes. Das análises, emergiramenunciados relacionados à aprendizagem matemática por crianças e adolescentes surdos, tais como: as criançassurdas estão atrasadas em relação às ouvintes; a exposição à língua de sinais melhora o desempenho da criançasurda; existem experiências educacionais prévias em contextos informais; a visualidade é fundamental no ensino/aprendizagem da matemática; há uma emergência de criação de sinais nessa área. Nesse sentido, mesmo que aspesquisas sejam desenvolvidas com base em diferentes perspectivas teóricas, são recorrentes os enunciados queposicionam as crianças e jovens surdos como ‘atrasados’ em relação aos ouvintes de mesma faixa etária, e issopor não atenderem a um padrão cultural pré-determinado, sobretudo pela Matemática Escolar da Modernidade

Palavras-chave: Educação de surdos. Cadernos Cedes. Matemática.

 

DEAF STUDENTS AND MATHEMATICS LEARNING: statements found in Cadernos Cedes

Abstract: In this paper, we are interested in examining a group of papers published in Cadernos Cedes numberninety-one (91), which addresses mathematics learning by deaf children and adolescents. For such analytical exercise,grounded on the Foucauldian perspective, we have been supported by the theoretical-methodological tool ofenunciation. We have discussed the empirical material of this investigation by considering the methodology, theoreticalreferences and results produced by the authors in their papers. The analyzed material showed approximations interms of methodology, since the researches were carried out in school settings by means of activities with students,with a focus on children and adolescents. From the analyses, some enunciations related to mathematics learning bydeaf children and adolescents have emerged, such as the following: deaf children lag behind their hearing peers; exposureto sign language improves deaf children’s performance; there are previous educational experiences in informalcontexts; visualization is fundamental in mathematics teaching/learning; there has been an increase in signs inthis area. In this sense, even though the researches were based on different theoretical perspectives, enunciationspositioning deaf children and adolescents as ‘delayed’ in comparison with same-age hearing peers are recurrent,as deaf students do not fit the cultural standard that has been predetermined by School Mathematics in Modernity

Keywords: Deaf education. Cadernos Cedes. Mathematics.

 

EL APRENDIZAJE MATEMÁTICO DE SORDOS: enunciados que aparecen en los Cadernos Cedes

Resumen: En este trabajo, estamos interesados en examinar un conjunto de artículos publicados en el númeronoventa y uno (91) de los Cadernos Cedes, que tratan del aprendizaje de matemáticas por niños y adolescentes sordos.Para el ejercicio analítico, en la perspectiva foucaultiana, nos apoyamos en la herramienta teórico metodológicadel enunciado. Para eso, discutimos el material empírico de esta investigación, considerando la metodología,el referencial teórico y los resultados producidos por los autores en sus artículos. El material analizado presentóaproximaciones en relación a la metodología de las investigaciones, ya que el desarrollo de las pesquisas ocurreen ambientes escolares, a través de actividades con alumnos, teniendo como enfoque niños y adolescentes. De losanálisis surgieron enunciados relacionados al aprendizaje matemático por niños y adolescentes sordos, tales como:los niños sordos están retrasados en relación a los oyentes; la exposición a la lengua de señas aumenta el desempeñodel niño sordo; hay un retraso de los estudiantes sordos en matemáticas; existen experiencias educacionalesprevias en contexto informales; la visualidad es fundamental en la enseñanza/aprendizaje de la matemática; hayuna emergencia de creación de señas en esa área. En ese sentido, aunque las pesquisas sean desarrolladas conbase en distintas perspectivas teóricas, son recurrentes los enunciados que posicionan los niños y jóvenes sordoscomo ‘retrasados’ en relación a los oyentes de misma franja etaria; y eso por no hacer parte de un patrón culturalpredeterminado principalmente por la Matemática Escolar de la Modernidad.

Palabras clave: Educación de sordos. Cadernos Cedes. Matemáticas.

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Biografía del autor/a

Daiane Kipper, Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com bolsa Capes/Prosup. Mestra em Políticas e Gestão da Educação pelo Centro Latino Americano de Economia Humana - CLAEH, Montevidéu/UY (2011). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e em Educação Especial pela Uniasselvi (2014). Graduada no Curso de Ciências Licenciatura Plena-Habilitação: Matemática, em 2006, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Cachoeira do Sul/RS. Atualmente é professora de Matemática de classes bilíngues de surdos na E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário e professora de Matemática de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus.

Janete Inês Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Graduação em Letras, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003); Especialização em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014); e Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). É doutoranda em Educação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora estagiária no Ensino Superior (Pedagogia/UFRGS), na disciplina Educação Especial e Inclusão. Professora do Instituto Federal Farroupilha.

Cláudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

 

Licenciado em Matemática. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/40h). Coordenador eleito do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNISC para o período 2014 - 2015.

Publicado

2015-04-29

Cómo citar

KIPPER, Daiane; MÜLLER, Janete Inês; OLIVEIRA, Cláudio José de.
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE SURDOS: enunciados que circulam nos Cadernos Cedes
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 75–87, 29 abr. 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3396. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

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