A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO: apontamentos históricos

Autores/as

  • Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Maria Núbia Barbosa Bonfim Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p176-191

Palabras clave:

História da educação especial. Análise documental. Educação especial maranhense.

Resumen

Debate sobre a trajetória da Educação Especial no Estado do Maranhão, enfocando a institucionalização da área no órgão governamental responsável pela educação, das primeiras iniciativas ao ano de 2002. Apresenta
análise documental realizada em registros do órgão estadual de educação: propostas, projetos, relatórios dentre outros. Acrescenta referências pontuais à educação regular visando situar o surgimento da Educação Especial no contexto da educação geral. Indica a criação de setores; os serviços oferecidos; o processo de encaminhamento e a relação público/privado. Caracteriza a Educação Especial maranhense apontando a correspondência com o desenvolvimento do quadro nacional; início do atendimento nas áreas de deficiência visual e auditiva; criação das classes especiais para a área de deficiência mental para alunos que já estavam na escola; relação com a rede privada; entrelaçamento com a área da saúde; oscilações na representação da área na estrutura do órgão governamental responsável pela educação. Finaliza com um quadro síntese da cronologia da Educação Especial maranhense. 

Palavras-chave: História da educação especial. Análise documental. Educação especial maranhense.


SPECIAL EDUCATION IN MARANHÃO: historical notes

Abstract: It debates about the background of special education in the state of Maranhão, focusing on institutionalization of the area in the government agency responsible for the education first started in 2002. It presents a
document analysis carried out on state government records in the following areas of education: proposals, projects, reports among others. It adds specific references to regular education in order to situate the emergence of Special Education in the context of general education. Denotes the creation of sectors; services offered; process of referral and the public / private relationship. It characterizes Special Education in Maranhão pointing to correspondence with development of the national framework; beginning the service in the areas of visual and hearing disability; creation of special classes for the area of intellectual disability for students already in the school; relationship with private network; presence in the health sector; area representation fluctuations in the governmental agency structure responsible for education. It concludes with a summary table of the chronology of maranhense Special Education.

Keywords: History of special education. Document analysis. Maranhense special education.

 

LA EDUCACIÓN ESPECIAL EN MARANHÃO: apuntes históricos

Resumen: En este trabajo se debate la trayectoria de la Educación Especial en la provincia de Maranhão, enfocando la institucionalización del área en el órgano gubernamental responsable por la educación, desde las primeras iniciativas hasta el año 2002. Se presenta un análisis documental realizado en registros del órgano provincial de educación: propuestas, proyectos, informes, entre otros. Se agregan referencias puntuales a la educación regular buscando situar el surgimiento de la Educación Especial en el contexto de la educación general. Se indica la creación de sectores, los servicios ofrecidos, el proceso de direccionamiento y la relación entre lo público y lo privado. Se caracteriza la Educación Especial de Maranhão señalando su correspondencia con el desarrollo del nivel nacional: comienzo del atendimiento en las áreas de deficiencia visual y auditiva; la creación de las clases especiales para el área de deficiencia mental para alumnos que ya estaban en la escuela; la relación con la red privada; su entrelazamiento con el área de salud; las oscilaciones en la representación del área en la estructura del órgano gubernamental responsable por la educación. Finaliza con un cuadro que sintetiza la cronología de la Educación Especial de Maranhão.

Palabras clave: Historia de la educación especial. Análisis documental. Educación especial de Maranhão.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

São Luís, MA – Brasil.

 

 

Maria Núbia Barbosa Bonfim, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

São Luís, MA – Brasil.

 

Publicado

2017-01-26

Cómo citar

CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de; BONFIM, Maria Núbia Barbosa.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MARANHÃO: apontamentos históricos
. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 176–191, 26 ene. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6209. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a