A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CURSOS DE BACHARELADO: desafios da prática pedagógica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-10

Mots-clés :

Docência, Identidade docente, Saberes pedagógicos,

Résumé

O presente estudo tem como objetivo analisar como professores de cursos superiores de bacharelado podem qualificar o processo de ensino/aprendizagem através da aquisição de conhecimentos didáticos e pedagógicos. Para tal, fazemos uso de pesquisa cunho qualitativo, que desenvolve-se a partir da triangulação de dados bibliográficos e empíricos. O método analítico é utilizado para estabelecer o olhar crítico e reflexivo sobre os dados apurados. Assim, primeiramente, fazemos uma construção teórico-bibliográfica acerca da construção da identidade docente. Em seguida, destacamos a importância dos docentes incorporarem à sua prática não apenas conhecimentos específicos de sua área, mas também saberes didáticos e pedagógicos. Por fim, através das respostas de um questionário aplicado via Google Forms, analisamos as potencialidades e as dificuldades enfrentadas por professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia de uma universidade localizada no norte do Rio Grande do Sul/Brasil. Esses profissionais, em sua grande maioria, não tiveram na sua formação inicial e nem na pós-graduação disciplinas relacionadas à didática e à prática pedagógica. Concluindo, apontamos alguns caminhos para que, através da formação continuada, seja possível contemplar as necessidades de professores que, assim como a grande maioria dos pesquisados, em sua formação inicial não foram preparados para o exercício da docência.

Palavras-chave: Docência. Identidade docente. Saberes pedagógicos.

THE TEACHING TRAINING OF TEACHERS OF BACHELOR COURSES: challenges of pedagogical practice

Abstracts

The present study aims to analyze how teachers of bachelor’s courses in higher education can qualify the teaching / learning process through the acquisition of didactic and pedagogical knowledge. To do this, we make use of qualitative research, which develops from the triangulation of bibliographical and empirical data. The analytical method is used to establish a critical and reflexive look at the data. Thus, first, we make a theoretical-bibliographic construction about the construction of the teaching identity. Next, we highlight the importance of teachers incorporating into their practice not only specific knowledge of their area, but also didactic and pedagogical knowledge. Finally, through the answers of a questionnaire applied through Google Forms, we analyzed the potentialities and difficulties faced by professors of the courses of Administration, Accounting and Economics of an university located in the north of Rio Grande do Sul / Brazil. These professionals, for the most part, did not have in their initial and postgraduate training courses related to didactics and pedagogical practice. Finally, we point out some ways so that, through continuing education, it is possible to contemplate the needs of teachers who, like the vast majority of those surveyed, in their initial formation were not prepared for teaching.

LA FORMACIÓN DOCENTE DE PROFESORES DE CURSOS DE BACHARELADO: desafíos de la práctica pedagógica

 Resumen

El presente estudio tiene como objetivo analizar como profesores de cursos superiores de bachillerato pueden calificar el proceso de enseñanza / aprendizaje a través de la adquisición de conocimientos didácticos y pedagógicos. Para ello, hacemos uso de investigación cuño cualitativo, que se desarrolla a partir de la triangulación de datos bibliográficos y empíricos. El método analítico se utiliza para establecer la mirada crítica y reflexiva sobre los datos obtenidos. Así, primero, hacemos una construcción teórico-bibliográfica acerca de la construcción de la identidad docente. A continuación, destacamos la importancia de los docentes incorporar a su práctica no sólo conocimientos específicos de su área, sino también saberes didácticos y pedagógicos. Por último, a través de las respuestas de un cuestionario aplicado a través de Google Forms, analizamos las potencialidades y las dificultades enfrentadas por profesores de los cursos de Administración, Ciencias Contables y Economía de una universidad ubicada en el norte de Rio Grande do Sul / Brasil. Estos profesionales, en su gran mayoría, no tuvieron en su formación inicial y ni en el postgrado disciplinas relacionadas a la didáctica ya la práctica pedagógica. Concluyendo, apuntamos algunos caminos para que, a través de la formación continuada, sea posible contemplar las necesidades de profesores que, así como la gran mayoría de los encuestados, en su formación inicial no fueron preparados para el ejercicio de la docencia.

Palabras clave: Enseñanza. Identidad docente. Saberes pedagógicos.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutor (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutor em Educação (UFRGS). Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena o projeto de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicações em periódicos qualificados e várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp.E-mail: altairfavero@gmail.com

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Educação (Bolsista CAPES) pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Educação (Bolsista CAPES) pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha Políticas Educacionais (2016), Especialista em Estratégias de Aprendizagem pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE Marau/RS (2013). Graduado em Letras (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (2009). Publicou Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Altair Alberto Fávero e Carina Tonieto, publicado em 2018). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp.E-mail: evandroconsalter@gmail.com

Carla Cristine Tramontina, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2002). Publicou O trabalho pedagógico na educação de Jovens e Adultos: repensando e qualificando as práticas educativas (em co-organização Elisabeth Maria Foschiera; Luciane Spanhol Bordignon e Maria Isabel Bristott, publicado em 2018). Membro do Grupo de Estudos e pesquisas em Educação superior – GEPES/UPF. Professora da Rede Municipal de Ensino de Marau atuando com Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com a disciplina de Filosofia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora Pedagógica do Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA na Secretaria Municipal de Educação de Marau/RS (2013-2016). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. E-mail: cctramontina@hotmail.com

 

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Publié-e

2021-04-05

Comment citer

FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro; TRAMONTINA, Carla Cristine.
A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CURSOS DE BACHARELADO: desafios da prática pedagógica
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 avr. 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10991. Acesso em: 28 déc. 2024.

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